Tartarugas como animais de estimação

Como alimentar as tartarugas de terra

Como alimentar as tartarugas de terra

As tartarugas de terra são grandes animais de estimação, mas como qualquer outro animal precisam de atenções e cuidados para crescerem saudáveis. Um dos aspetos mais importantes a ter em conta é a sua alimentação, que deve ser variada e nutritiva e não unicamente baseada em poucas opções. Em umComo.com.br explicamos-lhe como alimentar as tartarugas de terra para que se mantenham sempre saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como alimentar as tartarugas de água

Passos a seguir:

1

As tartarugas de terra são animais omnívoros, o que quer dizer que se alimentam tanto de frutas e vegetais como de outros animais, pelo que para as manter saudáveis devemos oferecer-lhes uma dieta variada e altamente nutritiva, assim evitaremos doenças na sua pele e carapaça e outras complicações.

2

Embora muitos donos de tartarugas de terra pensem que a alface é o alimento predileto deste animal, há muitos vegetais que oferecem mais vitaminas e melhores contribuições nutricionais. Por isso, recomendamos incluir na dieta da sua tartaruga terrestre opções como a cenoura ralada, o tomate picado, o milho em grãos, a abóbora picada, o espinafre, o brócolo ou a couve-flor, sempre frescos e crus.

3

As frutas são uma iguaria bastante apreciada pelas tartarugas terrestres, por isso é conveniente adicioná-las à sua alimentação. As maçãs vermelhas cortadas, a banana, o damasco, a melancia ou um pouco de abacaxi não muito ácido são excelentes alternativas.

4

Ao serem omnívoras, as tartarugas de terra necessitam de uma pequena contribuição de proteína animal, alternativas como os caracóis, as larvas e os insetos pequenos convertem-se em opções deliciosas para o nosso animal de estimação, que podemos dar-lhe de vez em quando.

5

É importante que além destes alimentos, nunca falte água limpa à sua tartaruga de terra. Recomenda-se mudá-la todos os dias e deixá-la num recipiente protegido do sol e de outros animais de casa.

6

É importante que os alimentos estejam sempre bem lavados, servidos num recipiente e cortados num bom tamanho, desta forma evitamos que a tartaruga coma demasiada terra ou que gaste demasiado tempo a tentar consumir o alimento.

7

Antes de dar estes alimentos à sua tartaruga terrestre, é conveniente consultar um veterinário ou especialista, pois dependendo do tipo de tartaruga pode haver um ou outro alimento que não seja recomendável dar-lhe. Além disso, poderá consultar a ração segundo a idade e a raça da sua tartaruga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar as tartarugas de terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
29 comentários
IZABEL
Como alimmentar tartaruga de terra filhote com menor que 10 cm. Estou dando: cenoura, tomate, couve, salsa, couve tudo raladinho com dois graos de ração de gato hidratada tudo bem picadinho e coloco 2 gotinhas de vitamina D e misturo ração de gato umida! Reparei que ela come bem a proteina! Preciso de mais informações! Obrigada
renan
minha tartaruga terreste come muito,frutas,legumes,caracois,minhocas,porém não bebe nada! sempre que dou agua pra ela ela vai embora! porque ela não bebe?
A sua avaliação:
Elisa Pena
boa tarde tenho uma tartaruga ,mas estou um pouco priocopada ela tem a carapaca mol.
Tiago
Começei a da folhas, mas acho que ele não tá gostando mais, ja dei frutas mas até então o apetite dela é pouco, to com medo por que ela tá comendo bem!!!!
Victória silva
Eu preciso fazer um trabalho da escola como eu vou conseguir sabe do que ela se alimenta,como ela vive,etc... e é no dia de 17/06/16
Silvera L.da silva
Tenho um jabuti de menos de 2 meses e não come nada,já coloquei de tudo mais ela não come.o que faço?
Arlete
Ganhei uma tartaruga da terra ela tem 3me sem dou apenas água e variadas folhas verduras e frutas somente. Mas minha tia me disse q devo dar carne pra ela pois crescerá mais rápido. Será q é mito ou verdadae
raphael
ola ,ganhei uma tartaruga terrestre e como posso melhor criar como e nova posso deixar em uma caixa de plastico no quarto com ar condicionado?como faço para ela beber agua ja que e pequena e nao chega no pote?pode ser um bebedor tipo conta gotas?aguardo
Regina
A minha tartaruga fica dando voltas perto de mim qdo chamo pelo nome ele vem correndo. Ele conhece como?pelo cheiro, voz ou tem necessidade de companhia ? Tenho um casal.
Regina
Como saber se os ovos vão vingar? Ela põe os de qto em qto tempo? Qtos meses para vingar? Tenho um casal
Glauciene Marques Santos
Bom dia , peço por gentileza a informação se dá o alimento todos os dias ou alternados ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Glauciene, você deve alimentar a sua tartaruga todos os dias.
Edson
Boa noite, eu tenho uma jabuti faz dois dias que estou com ela, gostaria de saber se ela bebe água. Muito obrigado.
Marinete aparecida dos santos Pereira
Adorei a matéria, gostaria de saber se tartaruga tem que ser vacinada?obrigada!
ionara
Minha tartaruga e um filhotinho ainda eu possa dar legumes e banho?
erica
A tartaruga pode viver em caixa
erica
Meu ganhou uma quero saber como tratar
Sabrina
Olá, Ganhei uma tartaruguinha de terra, ela é bem pequenininha. Já tentei que ela comesse tomate, rodelinha de banana, folha de couve mas ela não come de jeito nenhum! Fica parada na frente do alimento um tempão e depois vira e anda em direção oposta ao alimento. A única coisa que consegui q ela comesse bem pouquinho foi cenoura ralada e raspa de pêra mas mesmo assim ela comeu muito pouquinho, logo desistiu. Agora o alface ela cai em cima e não pára até não restar nada! Oq faço para ela comer as outras coisas??? Sei que ela não pode viver só de alface! Me ajudem! Sabrina
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sabrina, tente outros vegetais e frutas. No ponto 2 e 3 acima poderá ver mais frutas e vegetais que pode dar à sua tartaruga. Espero que você consiga fazer com que ela coma mais! Obrigada pelo seu comentário ;)
Marcio
Tente melancia, banana amassada e racao propria, qq duvida fale com veterinario
Jorge alexandre
Bom dia me chamo Alexandre tenho uma tartaruga de terra ela n come nenhum tipo de legumes ou vegetal só come a ração da minha cachorrinha como eu posso mudar esta situação.
r flavio
gostaria de saber se tem que deixar agua pra ela ficar dentro ou so pra beber, e como devo deixar ela com pedrinhas em que lugarmelhor?
maria das graças moreira
muito boa a explicação,tenho uma tartaruga de terra,ganhei a pouco tempo e ñ sabia como alimenta-la. obrigada por nos eclarecer nesta pagina.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, ficamos muito contentes por termos conseguido ajudar :) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos!
Como alimentar as tartarugas de terra