Partilhar

Como alimentar as tartarugas de terra

Como alimentar as tartarugas de terra

As tartarugas de terra são grandes animais de estimação, mas como qualquer outro animal precisam de atenções e cuidados para crescerem saudáveis. Um dos aspetos mais importantes a ter em conta é a sua alimentação, que deve ser variada e nutritiva e não unicamente baseada em poucas opções. Em umComo.com.br explicamos-lhe como alimentar as tartarugas de terra para que se mantenham sempre saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como alimentar as tartarugas de água
Passos a seguir:
1

As tartarugas de terra são animais omnívoros, o que quer dizer que se alimentam tanto de frutas e vegetais como de outros animais, pelo que para as manter saudáveis devemos oferecer-lhes uma dieta variada e altamente nutritiva, assim evitaremos doenças na sua pele e carapaça e outras complicações.

2

Embora muitos donos de tartarugas de terra pensem que a alface é o alimento predileto deste animal, há muitos vegetais que oferecem mais vitaminas e melhores contribuições nutricionais. Por isso, recomendamos incluir na dieta da sua tartaruga terrestre opções como a cenoura ralada, o tomate picado, o milho em grãos, a abóbora picada, o espinafre, o brócolo ou a couve-flor, sempre frescos e crus.

3

As frutas são uma iguaria bastante apreciada pelas tartarugas terrestres, por isso é conveniente adicioná-las à sua alimentação. As maçãs vermelhas cortadas, a banana, o damasco, a melancia ou um pouco de abacaxi não muito ácido são excelentes alternativas.

4

Ao serem omnívoras, as tartarugas de terra necessitam de uma pequena contribuição de proteína animal, alternativas como os caracóis, as larvas e os insetos pequenos convertem-se em opções deliciosas para o nosso animal de estimação, que podemos dar-lhe de vez em quando.

5

É importante que além destes alimentos, nunca falte água limpa à sua tartaruga de terra. Recomenda-se mudá-la todos os dias e deixá-la num recipiente protegido do sol e de outros animais de casa.

6

É importante que os alimentos estejam sempre bem lavados, servidos num recipiente e cortados num bom tamanho, desta forma evitamos que a tartaruga coma demasiada terra ou que gaste demasiado tempo a tentar consumir o alimento.

7

Antes de dar estes alimentos à sua tartaruga terrestre, é conveniente consultar um veterinário ou especialista, pois dependendo do tipo de tartaruga pode haver um ou outro alimento que não seja recomendável dar-lhe. Além disso, poderá consultar a ração segundo a idade e a raça da sua tartaruga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar as tartarugas de terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar as tartarugas de terra

29 comentários
IZABEL
Como alimmentar tartaruga de terra filhote com menor que 10 cm. Estou dando: cenoura, tomate, couve, salsa, couve tudo raladinho com dois graos de ração de gato hidratada tudo bem picadinho e coloco 2 gotinhas de vitamina D e misturo ração de gato umida! Reparei que ela come bem a proteina! Preciso de mais informações! Obrigada
renan
minha tartaruga terreste come muito,frutas,legumes,caracois,minhocas,porém não bebe nada! sempre que dou agua pra ela ela vai embora! porque ela não bebe?
A sua avaliação:
Elisa Pena
boa tarde tenho uma tartaruga ,mas estou um pouco priocopada ela tem a carapaca mol.
Tiago
Começei a da folhas, mas acho que ele não tá gostando mais, ja dei frutas mas até então o apetite dela é pouco, to com medo por que ela tá comendo bem!!!!
Victória silva
Eu preciso fazer um trabalho da escola como eu vou conseguir sabe do que ela se alimenta,como ela vive,etc... e é no dia de 17/06/16
Silvera L.da silva
Tenho um jabuti de menos de 2 meses e não come nada,já coloquei de tudo mais ela não come.o que faço?
Arlete
Ganhei uma tartaruga da terra ela tem 3me sem dou apenas água e variadas folhas verduras e frutas somente. Mas minha tia me disse q devo dar carne pra ela pois crescerá mais rápido. Será q é mito ou verdadae
raphael
ola ,ganhei uma tartaruga terrestre e como posso melhor criar como e nova posso deixar em uma caixa de plastico no quarto com ar condicionado?como faço para ela beber agua ja que e pequena e nao chega no pote?pode ser um bebedor tipo conta gotas?aguardo
Regina
A minha tartaruga fica dando voltas perto de mim qdo chamo pelo nome ele vem correndo. Ele conhece como?pelo cheiro, voz ou tem necessidade de companhia ? Tenho um casal.
Regina
Como saber se os ovos vão vingar? Ela põe os de qto em qto tempo? Qtos meses para vingar? Tenho um casal

Como alimentar as tartarugas de terra
Como alimentar as tartarugas de terra

Voltar ao topo da página