Os gatos selvagens

Como é o gato selvagem

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é o gato selvagem

O gato selvagem, conhecido chamado gato montês ou gato-bravo, é uma espécie de mamífero que, tal como os gatos domésticos, pertence à família dos felinos. É um animal carnívoro e consta de muitas subespécies em função da origem: europeia, asiática e africana. Ainda que tenham similaridades físicas com o gato doméstico, o gato selvagem é mais robusto e vive de uma forma mais selvagem, em bosques afastados da cidade. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar para você como é o gato selvagem.

Também lhe pode interessar: Como é o gato mourisco

Índice

  1. Aspectos físicos do gato montês
  2. Habitat
  3. Temperamento e comportamento
  4. Alimentação

Aspectos físicos do gato montês

O gato selvagem tem um tamanho pequeno, idêntico à média dos gatos domésticos, mas têm uma constituição mais forte e grossa e, geralmente, com a cabeça maior e a cauda mais curta e larga. Costumam medir entre 50 e 75 centímetros de comprimento (sem contar a cauda), e seu peso varia entre 2,8 e 6 kg, dependendo também do sexo, já que o macho é sempre maior que a fêmea.

A cor predominante no gato selvagem é a cinza, com tons ocres ou amarelos, e com listras tigradas mais escuras pelo corpo, além de ter a barriga em tons mais claros. O pelo do gato selvagem é espesso e abundante, e a cauda é curta e larga, com uma espécie de anéis pretos e uma terminação preta e arredondada.

Habitat

O gato montês vive afastado da cidade, em bosques e montanhas baixas, junto a rios ou outras zonas úmidas. É uma espécie noturna, que realiza grande parte da sua atividade, como caçar ou procurar a fêmea em época do cio à noite. Normalmente, passam o tempo entre matagais ou arbustos, sempre rodeados de vegetação, ainda que seja muito difícil de os ver.

Temperamento e comportamento

O gato selvagem é solitário e arisco, não gosta da presença humana, e só se aproxima de outros gatos de sua espécie na época do cio ou para caçar. É noturno e passa as horas de sol em árvores escondido e, ainda que apenas mude de lugar, pode se manter ativo 20 horas e só dormir quatro. É bom trepador e nadador, qualidades que utiliza para caçar suas presas, e tem o sentido da visão muito desenvolvido, sobretudo por seu caráter crepuscular. O gato montês tem uma esperança de vida em torno de 12 anos vivendo em liberdade.

Alimentação

O gato selvagem é carnívoro, e como é selvagem e noturno, sai para caçar pequenos roedores à noite, pássaros dos ninhos nas árvores, anfíbios e coelhos. Come uma quantidade aproximada de meio quilo por dia e, apesar de viver em bosques, nunca come frutas ou folhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o gato selvagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como é o gato selvagem