Partilhar

Como alimentar um agapornis

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alimentar um agapornis
Imagem: arrobapark.com

O agapornis é uma das melhores escolhas para ter aves como mascote, pequeno louro muito colorido e inteligente. É necessário ter claro alguns aspectos para cuidarmos do agapornis, como o fato de que devem viver em casais para não se sentirem sozinhos. Também será necessário conhecer os aspectos básicos sobre a comida dos agapornis. Por isso, em umComo.com.br explicamos como alimentar um agapornis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Agapornis
Passos a seguir:
1

A alimentação dos agapornis deve combinar o alimento seco com o fresco, isto é, não só podemos limitar a oferecer-lhes sementes mas devemos incorporar os vegetais à dieta destes pequenos pássaros.

2

Desta forma, deverá alimentar seu agapornis uma mistura de sementes que deverá conter milho, alpiste, canhamo, linho, aveia... Pode comprar um preparado já misturado, mas muitas vezes conterá outros tipos de sementes que os agapornis não comem; por isso, recomendamos fazer o preparado à medida para seu mascote.

Como alimentar um agapornis - Passo 2
Imagem: mundodascalopsitas.wordpress.com
3

Diariamente ou pelo menos umas 3 ou 4 vezes por semana, deverá oferecer aos agapornis alimentos frescos. Podem ser diferentes frutas ou verduras como: pera, maçã, cenoura, espinafres, pimentão vermelho ou verde, milho, beterraba, aipo, brócoli, melancia...

É fundamental que ao final do dia retire da gaiola do agapornis aqueles vegetais frescos que ele não comeu para evitar assim que estrague e prejudique o passarinho.

4

Ainda que seja muito variada a comida fresca que poderá oferecer a esta classe de pássaros, também existem uma série de alimentos proibidos para os agapornis: batata, abóbora, abacate, salsa, leite, doces, café ou alimentos preparados para humanos.

5

É importante habituar os agapornis desde pequenos a comer fruta e verdura porque, caso contrário, se negarão a comê-las quando forem adultos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um agapornis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar um agapornis

O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
André Andrade
Perfeito! Obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi André! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Viviane
Comprei dois agapornis hoje e desde que chegaram em minha casa (10h) não vi eles se alimentando. Será que estão doentes? Ou será que eles não estão comendo porque ainda não se adaptaram ao novo ambiente? Estou preocupada, pois ouvi dizer que se os agapornis passarem um dia sem comer, eles podem morrer.
Erinaldo Miranda
Meu amigo me ligou agora para contar novidade que nasceram filhotinhos e que ele queria cozinhar batata doce e ovo para a recém mamãe; ai enquanto conversava com ele achei esse artigo e logo informei que o que li aqui e o perigo. Obrigado pela informação. Super interessante e útil.
paulino fernandes
Tenho um bebe agaporni que os pais quase depenaram. Separei dos pais, claro. Como actuar agora? Obrigado
tiago rocha
Sera que posso dar sementes de girassol aos meus agapones?
Ricardo Maciel
Pode sim amigo. O que eu mais dou aos meus é sementes de girassol e alpiste. Aquele pacote de ração prontas vem outras coisas tbm como painço e amendoim.
Lucylene
O meu agapornis e uma fêmea chama-se Rosinha, ela adora comer chocolates e doces, faz mal?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucylene! Doces e chocolates não são indicados para os animais, uma vez que podem ser prejudiciais para a sua saúde. Por isso, não é recomendável dá-los para o seu agapornis.
Ivan Lúcio Ferreira Silva
eu tenho uma fêmea e ela já botou três ovinhos,se eu comprar o macho demorará muito para ela tornar a botar e chocar,ou será que ela fará este processo rapidamente
Ivan Lúcio Ferreira Silva
eu gostei muito das informações dadas,tinha coisas que eu nunca imaginaria, que não poderia dar ao meu pequeno mascote
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivan! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Anderson
Achei interessante às informações
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Anderson, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Gabriel Henrique
No paragrafo 5 eu entendi que tem alimenta-los desde pequeno a comer verdura para quando for adulto não recusar mas o meus argaponis são adultos mas eles come verdura eu queria saber se tem jeito de fazer brinquedos para argaponis

Como alimentar um agapornis
Imagem: arrobapark.com
Imagem: mundodascalopsitas.wordpress.com
1 de 2
Como alimentar um agapornis

Voltar ao topo da página