Conceitos básicos de aves

Como cuidar de um Agapornis

Como cuidar de um Agapornis

Caso se trate de escolher uma ave inteligente e bonita, o Agapornis é uma raça que te surpreenderá. Estes animaizinhos precisam viver sempre acompanhados pois a solidão faz muito mal a eles. São a tal ponto apegados ao seu colega que costumam ser chamados os inseparáveis, motivo suficiente para ter sempre dois.

Além de adorar a vida de casal, esta ave precisa de determinadas atenções para viver de forma saudável. Em umComo.com.br te explicamos como cuidar de um Agapornis e mantê-lo sempre feliz e bem cuidado.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um agapornis

Passos a seguir:

1

Você já sabe que o principal para os Agapornis é viver em casal, pois é importante para a sua saúde, por isso você deve contar com uma gaiola adequada, espaçosa e perfeitamente acondicionada para suas aves.

2

A saúde do Agapornis depende em grande parte de sua alimentação. Uma boa opção para mantê-lo em bom estado é adquirir ração de aves e administrá-la em sua alimentação, em vez de fazê-lo somente com sementes variadas.

As sementes propriamente são uma boa alternativa se combinadas com outras opções como a fruta, pois estas aves podem comer qualquer fruta menos o abacate, que é tóxico para elas, ainda que claramente a ração para aves seja o que oferece um melhor equilíbrio nutricional.

Além disso, é muito boa para eles uma fonte de cálcio, por isso você pode colocar na gaiola conchas de moluscos para que eles deem bicadas ou inclusive meio tablete de cálcio uma vez por semana.

3

Manter a gaiola limpa é fundamental para evitar qualquer uma das doenças mais comuns nas aves, que surgem a maior parte das vezes pela falta de higiene. Por isso você deverá limpar diariamente a gaiola e mudar cada dia a água do seu animal de estimação, pois os Agapornis, como qualquer outro pássaro, precisam sempre de água fresca.

4

Dado que o Agapornis é um ave tropical, precisa receber muita luz e sol para estar saudável. Mas quando se vive em um país de quatro estações nem sempre é fácil conseguir isto.

Durante os meses mais quentes do ano recomenda-se situar a ave em seu lugar com suficiente luz solar para ajudá-la a assimilar melhor o cálcio que dará ossos, bico e unhas fortes a ela. Nos meses de inverno é importante que a gaiola esteja colocada de forma a contar com uma lâmpada ultravioleta de 5 watts, que devemos acender pelo menos durante três horas ao dia.

5

Além disso, e novamente por sua origem tropical, o Agapornis precisa manter sua plumagem úmida frequentemente, por isso se recomenda duas vezes ao dia aspergir a gaiola e a ave com um pouco de água em temperatura ambiente proveniente de um pulverizador. Faça-o de cima da gaiola para que o animal não veja o pulverizador e se assuste.

6

Como ocorre com qualquer outro pássaro, a gaiola do Agapornis nunca deve estar localizada em uma zona de correntes de ar ou o animal poderia adoecer. Também não é conveniente tê-los em ambientes com demasiadas mudanças de temperatura ou muitos produtos químicos, como a cozinha ou a área de serviço.

7

Com uma alimentação balanceada e os cuidados corretos seus Agapornis ficarão saudáveis e felizes. E se você tiver alguma dúvida a respeito da sua saúde, procure um veterinário especializado em aves.

Veja também: Como cuidar de calandiva

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Agapornis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
robson figueiredo
Boa tarde, tenho agapornis,,e eles esta apresentandouma doença,que da inicio nos olhos,ficam inchadosecomeçam a fechar,e com poucos dias eles morrem,Podem me explicar o que pode ser? aguardo a resposta, obrigado. robson.
raphaelsilva
Olá boa noite é Recomendável ter pelo menos 2 lugares para as agapornas ficarem caso 1 dentro de casa e outro fora de casa no caso na garagem onde é bem ventilado , Luiz solar e dabeixo do telhado ?
elias jose werlang
bom dia , tenho um casal de agapornis , mas a feminha não sai da casinha , o que faço ?
André Andrade
Bom dia Longe de ser um "expert", mas por ter tido o mesmo "problema", indico que retire a casinha. Caso queira que reproduzam, tente colocar todos os dias, junto com pedaços de espiga de milho, também as palhas. Se tiverem afinidade entre si e em época de reprodução, pode aguardar novos e geniais habitantes. Boa sorte.
Como cuidar de um Agapornis