Partilhar

Como cortar as unhas a um cão

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cortar as unhas a um cão

Muitas pessoas têm medo de cortar as unhas do seu cachorro, acabando por pagar a um veterinário ou a uma petshop para o fazer. No entanto, esse é um cuidado que você pode fazer em sua casa com a informação certa. Aparar as unhas de um cachorro não é uma questão meramente estética pois mantém o animal saudável e previne que ele fique preso em tapetes ou pisos com relevo. Unhas compridas podem causar problemas como unhas encravadas ou quebradas e essas situações são incômodas e dolorosas para o pet. Esta tarefa pode ser complicada pois o cachorro deve estar quieto de forma a evitar acidentes. Para saber como cortar as unhas a um cão, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como cortar o pelo de um Maltês

Quando começar a cortar?

Para que o animal se acostume a este tratamento, recomendamos que desde os primeiros meses com ele comece a cortar suas unhas, assim estará a habituá-lo e cada vez recusará menos. Se tiver o cão desde filhote, ensine-o desde o primeiro momento para que reconheça isso como mais uma coisa da sua vida. Se nunca tiver cortado as suas unhas e agora quiser fazer isso pela primeira vez, recomendamos que no primeiro dia comece com umas duas unhas e que, pouco a pouco, vá cortando as outras, assim irá estando a habituá-lo e não será tão traumático para ele.

É importante referir que as unhas dos cães costumam ser lixadas de forma natural com cada passeio diário. Mas muitas vezes esta lixa não é suficiente, e é então quando temos que intervir para cortar as suas unhas, caso contrário pode se encontrar nas seguintes situações:

  • As unhas muito longas tendem a se curvar para dentro, podendo causar feridas que afundam na carne ou que podem infectar.
  • Também podem causar incômodos ao caminhar, visto que ao ter forma de garra, tocarão o solo primeiro que o seu próprio pé.
  • Estes incômodos ou dores podem fazer com que a atitude do animal mude e ele fique mais irritado e agressivo.
Como cortar as unhas a um cão - Quando começar a cortar?

Com que frequência devo cortar?

Cães que vivem em apartamentos precisam, geralmente, de cortar as unhas mais vezes do que cães que passam o dia no quintal. Isto acontece porque o cimento lixa naturalmente a unha do cachorro e o corte com alicate não é necessário.

Se o seu cão passa a maior parte do tempo no interior, corte as unhas com frequência para facilitar o processo para ele e para você. Evite cortar uma grande quantidade de uma vez, e repita o processo pouco a pouco todas as semanas.

Como cortar as unhas a um cão - Com que frequência devo cortar?

Partes das unhas do cachorro

Antes de começar com o corte propriamente dito, é importante saber que a unha do animal tem, essencialmente, duas partes:

  • Queratina morta: é a parte da unha que deve ser recortada um pouco para facilitar o andar do nosso animal e evitar a formação de feridas.
  • Queratina viva: é a parte da unha que ainda não deve ser cortada porque contém terminações nervosas e vasos sanguíneos, pelos quais o sangue passa.

Ao cortar a unha, nunca devemos cortar a parte viva porque poderia aparecer um pequeno sangramento e produzir dor no cachorro. Se o cão tiver as unhas brancas será fácil de diferenciar qual é cada parte, pois a zona de tom rosa é a parte por onde o sangue ainda corre. Mas se seu cão tiver as unhas pretas, terá que ir com mais cuidado e ir recortando pouco a pouco, começando pela ponta, para evitar machucar.

Material necessário

Para cortar as unhas ao seu cão precisará dos seguintes materiais:

  • Tesoura ou cortador de unhas especial para cães, pois tem a forma com a curvatura e é bem mais duro. Poderá comprar em qualquer loja de animais ou grandes supermercados.
  • Gaze esterilizada para o caso de cortar uma parte da matriz da unha e aparecer uma hemorragia.
  • Água oxigenada ou pó adstringente para poder desinfetar a zona caso ocorra sangramento.

Procedimento

Para cortar as unhas a um cão, é importante escolher o momento certo. O cão deve estar calmo e relaxado, por isso aproveite o final de uma soneca ou de uma longa brincadeira. O cansaço do animal é seu amigo na hora de aparar as unhas, fazendo com que ele fique menos reativo. Não dê bronca para ele durante todo o processo para que ele associe este ato a algo positivo.

Segure a pata dele com sua mão de uma forma firme para evitar que escape ou retire a pata e possa se machucar. Coloque seus dedos em cima da almofada para segurar de forma firme e estável e, nesta posição, poderá começar a cortar as unhas uma a uma, pouco a pouco e com muita paciência. Se o animal estiver muito inquieto, pode colocá-lo de lado e segurar com os braços, rodeando seu corpo, sem exercer muita pressão mas sim sendo firme. Assim, ele quase não poderá se mover e também se sentirá protegido por você.

Quando tiver cortado as unhas, recomenda-se lixar as mesmas já que, com o corte, estarão ásperas e o animal poderá se enrolar em cortinas, roupa, sofá, etc. Por este motivo, é uma boa ideia lixar e dar uma forma arrendondada, o seu cão agradecerá.

Após fazer todo o tratamento, é importante que dê um prêmio ao seu cão por se ter comportado direito. Lembre-se que, para ele este é um momento um pouco traumático que produz alguns incômodos, por isso damos algum prêmio para que o associe a um bom comportamento e seja mais fácil da próxima vez.

Se não tiver calculado bem o corte e acabar cortando uma carne viva da unha, aparecerá um pouco de sangue e ele sentirá dor. Para evitar qualquer infecção, terá que colocar uma gaze com um pouco de pó adstringente ou água oxigenada e cobrir a pata durante uns 5 minutos para cortar a hemorragia. Caso não esteja preparado para este tratamento, em umComo recomendamos que vá a um veterinário para que seja este a fazê-lo

Como cortar as unhas a um cão - Procedimento

Higiene do cachorro

Para saber mais sobre cuidados de higiene do seu cachorro, visite esses artigos do umComo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar as unhas a um cão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cortar as unhas a um cão

O que lhe pareceu o artigo?

Como cortar as unhas a um cão
1 de 4
Como cortar as unhas a um cão

Voltar ao topo da página