Partilhar

Como cortar o pelo de um poodle

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cortar o pelo de um poodle

Os poodles costumam ser cães nervosos, por isso recomendamos que você só se aventure a cortar o pelo você mesmo se se sentir completamente seguro de que poderá mantê-lo quieto. É importante também que utilize o material adequado para cortar, de modo que a tarefa seja fácil e dure o mínimo de tempo possível. O importante é que nem o cachorro nem você saiam feridos. Seguindo estas dicas, neste artigo de umComo.com.br damos a você algumas recomendações sobre como cortar o pelo de um poodle.

Também lhe pode interessar: Como tosar um poodle
Passos a seguir:
1

Primeiro, é muito importante que o animal esteja o mais tranquilo possível. Para cortar o pelo de um poodle pode escolher um momento no qual o cachorro esteja cansado; por exemplo, após um longo passeio. Evite fazê-lo quando seu pet estiver estressado como, por exemplo, após uma visita ao veterinário ou depois de algum possível incidente com outro animal.

2

Também é fundamental que utilize as tesouras adequadas. Não use umas muito grandes, que a única coisa que farão é dificultar a tarefa e conseguir que tanto você quanto o cachorrinho fiquem nervosos. Corte sempre orientando as pontas da tesoura para cima, de maneira a que se o animal fizer algum movimento brusco, não o fure.

3

Antes de começar, é muito importante dar um banho nele e secá-lo com uma toalha, evitando o secador. Com um pente, trabalhe bem o pelo para evitar que se formem nós. Depois, coloque a coleira e coloque-o sobre uma superfície antiderrapante que seja cômoda tanto para você como para ele. Se tiver dificuldade em dar banho ao seu cachorro, siga as dicas do artigo Como dar banho no meu cachorro em casa.

4

Agora, já chegou a hora de cortar o pelo do poodle. Antes de começar, terá que ter marcado a ordem das zonas do corpo sobre as quais trabalhará. Propomos que você siga esta ordem:

  • Cabeça.
  • Peito.
  • Costas.
  • Laterais.
  • Barriga.
  • Patas.
5

Se vir que o corte vai levar muito tempo, faça pausas a cada dez minutos e aproveite para recompensar o seu poodle se se tiver portado bem, com carinho e alguma guloseima. Em todo caso, se não se sentir seguro, é preferível que vá a um centro especializado, onde profissionais bem formados saberão cortar o pelo do seu poodle.

6

Além de cortar o pelo do seu poodle de vez em quando, é fundamental que ofereça cuidados diários que ajudem a manter o seu pelo saudável e forte. Isto também é muito importante para reduzir a queda excessiva de pelo em seu pet. Consulte o artigo Como cuidar do pelo do meu cachorro para ver de que forma deve fazê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar o pelo de um poodle, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cortar o pelo de um poodle

O que lhe pareceu o artigo?

Como cortar o pelo de um poodle
Como cortar o pelo de um poodle

Voltar ao topo da página