Outros Doenças e medicamentos nos cachorros

Como cortar os esporões de um cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cortar os esporões de um cachorro

Cortar os esporões de seu cachorro é um desses cuidados que deve dar a seu cão. O esporão é uma unha que está na parte interior das pernas traseiras, bem perto do tornozelo. É uma parte da fisionomia que não cumpre nenhuma função, de fato, há muita controvérsia sobre se deve ou não extirpá-los cirurgicamente.

Mas antes de submeter seu cão a esse trauma, cortá-los é mais que suficiente; por isso em umComo.com.br dizemos-lhe como cortar os esporões de um cachorro.

Vai precisar de:
  • Alicates ou tesouras especiais para cortar unhas de cachorro.
  • Pó adstringente.
  • Gaze ou bandas limpas.
Também lhe pode interessar: Como dar um medicamento a um cachorro
Passos a seguir:
1

Antes de tudo, deve saber que nem todas as raças têm esporões, assegure-se de que seu cão tem. Para começar com esta sessão especial de manicure, pegue seu cão e ponha-o de lado. Uma vez nessa posição, ponha-se sobre ele e enquanto toca suas patinhas, lhe dê algum mimo para que esteja relaxado.

2

Agora é o momento de ter na mão o alicate ou a tesoura especial para cortar unhas de cachorro. Pegue a tesoura com sua mão e com sua outra mão levante a pata de seu cão; para fazê-lo bem o melhor é separar o esporão do resto da pata para não correr nenhum risco.

3

Tenha extremo cuidado para não cortar a região interna da unha já que nessa região há vasos sanguíneos e poderia provocar uma hemorragia. De uma vez e com segurança, corte a ponta do esporão.

Se cometer um erro cortando e ferir seu cão, use algum pó adstringente e amarre a pata para conter a hemorragia, se perceber que não cessa, vá imediatamente ao veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar os esporões de um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como cortar os esporões de um cachorro