Partilhar

Como cuidar de um cachorro com cinomose

Como cuidar de um cachorro com cinomose

A cinomose é uma doença séria que pode colocar em perigo a vida do seu cachorro. Trata-se de uma doença que não tem cura, uma vez diagnosticada, o animal recebe tratamento para ir melhorando os sintomas gerados por esta condição, esperando que o vírus não tenha avançado de forma grave para conseguir a cura do animal. Se seu mascote sofre de cinomose, em umComo.com.br damos-lhe algumas informações para que descubra como cuidar de um cachorro com cinomose.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro com diabetes
Passos a seguir:
1

Antes de mais é importante conseguir um diagnóstico e certificar-se que efetivamente seu cachorro sofre de cinomicose. Em nosso artigo como saber se o meu cachorro tem cinomose, poderá descobrir mais a respeito desta doença, seus sintomas e complicações.

Uma vez que seu animal tenha sido diagnosticado pelo veterinário, este especialista poderá dar um prognóstico do seu estado. Lembre-se que a cinomose é um vírus muito perigoso que costuma comprometer a vida do animal de forma grave, no entanto se for detectado a tempo é possível que seu mascote consiga superar.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 1
2

Devido ao fato dos sintomas da cinomose afetarem diretamente o sistema respiratório, intestinal e nervoso do seu cachorro, os seus sinais podem ser devastadores tanto para o animal como para nós. Por isso, cuidar de um cachorro com cinomose consistirá basicamente em tentar melhorar sua qualidade de vida e diminuir seu sofrimento.

É importante que saiba que esta tarefa precisará de todo seu tempo e atenção, pois é possível que o animal em um dado momento tenha dificuldade para realizar inclusive coisas básicas como comer ou beber água.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 2
3

Ao cuidar de um cachorro com cinomose é fundamental que não permita que se desidrate. A redução na ingestão de líquido é um dos primeiros sintomas da doença, por isso deve dar água constantemente ao seu animal.

Se chega um momento que não quer ou não pode beber do seu prato, deverá administrar-lhe líquido com uma seringa sem agulha, ou dar em seu lugar caldo de frango caseiro sem sal ou condimentos, que também tenha alguns nutrientes.

Pergunte ao seu veterinário por bebidas hidratantes adequadas para cachorros que possam mantê-lo em melhor estado.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 3
4

Um cachorro com cinomose perde o apetite de forma drástica, mas é fundamental que se mantenha nutrido. Recomenda-se mudar para o alimento em lata, mais suave e fácil de digerir, e se for necessário, abra o focinho de seu cão e o alimente pouco a pouco. O frango batido no liquidificador com um pouco de caldo ou o fígado são alternativas nutritivas para alimentar seu cão durante a doença.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 4
5

Nos casos de cinomose é muito comum administrar vitaminas do complexo B ao cachorro, devido ao efeito positivo que tem nos músculos do animal. Se seu veterinário não comentou nada a este respeito, não hesite em lhe perguntar já que esta alternativa pode ajudar seu cachorro a melhorar.

Também se ele estiver tomando antibióticos, verifique se os mesmos não causam efeitos secundários na sua pele.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 5
6

É bastante importante que se mantenha em contato com seu veterinário, para monitorar a saúde de seu animal e o avanço dos sintomas. A cinomose não é contagiosa para os humanos, mas é um vírus muito complexo de superar para os cachorros, por isso seus cuidados e as indicações de um especialista são fundamentais.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 6
7

Deve ter em conta que para prevenir a cinomose em cachorros apenas existe um método: a vacinação. A primeira vacina contra a cinomose deve ser administrada entre as 6 e 8 semanas de idade e, anualmente, deve-se voltar a vacinar o cachorro para o prevenir da doença.

Também é importante que vacine as cadelas antes de ficarem grávidas, pois a cinomose poderia ser transmitida de forma genética aos filhotes e provocar a morte súbita aos cachorrinhos.

Como cuidar de um cachorro com cinomose - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com cinomose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
133 comentários
A sua avaliação:
clau
meu cachorro esta andando meio estranho tipo cambaleando ,não sei mais o que fazer ,ele esta alimentando normal ,so andar direito .
A sua avaliação:
Vanessa
Adotei uma cachorrinha que tem aproximadamente 11 meses e já esta comigo a 19 dias, desde que chegou estava com diarreia e vomito, a veterinária tinha passado um remédio primeiro para ajudar no vomito e para a diarreia, depois para giardia... achei estranho que não melhorava. Foi ai que levei em outro veterinário no dia 29/02/2020 e fizemos o exame de sangue e tive a pior noticia da minha vida, minha Julia esta com Cinomose e Parvovirose, pior de tudo é que tenho outro cachorro que não estava com a vacina anual em dia e agora estou aguardando o resultado do exame dele. Estou super triste e angustiada. Separei meu cachorro até saber o resultado e a Julia já esta tomando um monte de remédio... mas o que eu realmente gostaria de saber é se existe algum tempo de tratamento, quantos dias pode sobreviver, tem dias q ela esta ótima e outros não quer comer... a diarreia até melhorou, as vezes vomita e não teve febre... tenho esperanças... mas queria saber se tipo passando de 1 mês quer dizer q vai sobreviver?
VANILDA MARTINS DE ALCANTARA
QUAL A MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CACHORRO QUE ESTA EM TRATAMENTO DE CINOMOSE
Editor umComo.com.br
Oi Vanilda! Como mencionado no artigo, recomenda-se mudar para o alimento em lata, mais suave e fácil de digerir, e se for necessário, abra o focinho de seu cão e o alimente pouco a pouco. O frango batido no liquidificador com um pouco de caldo ou o fígado são alternativas nutritivas para alimentar seu cão durante a doença.
Silvestre sousa Cavalheiro
Como cuidar de cachorros com cinomose
Editor umComo.com.br
Oi Silvestre! Por favor, confira as informações do artigo.
Tatiane
Boa noite!Meu nome é Tatiane eu tenho um cachorrinho pitbull de 8 meses.
Ele está doente e eu e meu marido estamos desempregados e não temos dinheiro para leva-lo ao veterinário. Eu sei q o site é só para esclarecer dúvidas. Mas se vc puder me ajudar com alguma informação pelo menos do q possa ser eu agradeceria; pois estamos mt tristes em vê-lo sofrer e não ter dinheiro para trata-lo. Vou lhe passar algumas informações: ..;
Nosso Zeus está com a perna traseira direita tremendo como se fosse os nervos, os nervos da cabeça tbm até o maxilar treme tbm, treme mt e ele fica chorrando e ele demostra salivar mt. Antes de ficar assim ele estava vomitando frequentemente, principalmente a noite. No vômito saia o mulco verde, parecia estar gripado pq ele tossia, expirava e corisava. Agora não vomita mais, mas está tremendo mt, como lhe disse: as vezes nem consegue ficar em pé. Pesquisando na internet vi essa doença a "Cinomose" será q é isso q meu cachorrinho tem? Eu preciso de ajuda pra fazer algo pelo meu cachorrinho. Mesmo sem eu ter dinheiro para trata-lo, qualquer informação pode me ajudar.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiane! O quadro que você descreve é compatível com cinomose. Porém, pode ser outra doença que provoque muita dor e esses sejam os sinais consequentes. Infelizmente, apenas com os sintomas não conseguimos chegar a um diagnóstico e por esse motivo não lhe podemos dizer qual é o melhor tratamento. Se não for cinomose e você iniciar um tratamento para a cinomose, ele pode ainda prejudicar o estado do animal, por isso o risco não vale a pena. Compreendemos a sua situação financeira mas o Zeus precisa mesmo de atenção veterinária urgente. Você tem alguma associação de animais que possa ajudar na sua zona? Pode falar com o seu médico veterinário sobre o pagamento parcelar do tratamento? Ainda existe a opção de reunir fundos através das redes sociais.
JOSE WALTER DE OLIVEIRA
olá tenho um dog alemão ele esta com a traseira imobilizada e com as patas inchada sentindo muita dor, não esta comendo o que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Jose! Você precisa levar seu pet no veterinário com urgência.
MARIA SOLANGE SANTOS DA SILVA
minha cadela está com cinomose, que alimentos eu devo dar pois não que comer e tem vômitos quando come?
Editor umComo.com.br
Oi Maria Solange! Arroz cozido sem sal nem cebola e um pouco de frango cozido sem gordura costumam ajudar.
Julio Cesar
Olá, meu cachorrinho tem 4 meses, diagnosticado com cinomose a quase 4 semanas, estamos tratando como coquetel da cinomose indicado pelo meu veterinário. a mais ou menos 4 dias ele começou a "chorrar" principalmente as noites. Entramos com medicamento para dor que reflete nas perninhas traseira. Também estamos dando suco de quiabo. estamos um pouco preocupados, pois ele deu uma caidinha no seu semblante. Qual a opinião de vocês, já que esta completando o ciclo da doença.
Editor umComo.com.br
Oi Julio! Sem avaliarmos o cachorro, termos acesso às análises e ao plano de tratamento, é difícil podermos formar alguma opinião sobre o caso. De qualquer modo, se estão fazendo tudo o que indicou o médico veterinário, o único que podemos aconselhar é consultar uma segunda opinião médica num outro hospital veterinário. Desejamos rápidas melhoras para o seu cachorro.
Fernanda Oliveira
Julio, o suco de quiabo ajuda muito. Dei para o meu cachorrinho, intercalando com Gatorade na seringa aos poucos, varias vezes ao dia. Ele melhorou há um mês já.
Emilyn
Minha cachorrinha foi diagnosticada a 15 dias ela vai fazer 4 meses esse mês, no começo ela tava bem fezes dura, brincava corria, eu percebi quando vi os espasmo nas pernas traseiras, levei no veterinário e ele diagnosticou cinomose, receitou rivabirina, alcort, baytril e promun dog, começamos o tratamento no dia do diagnostico, ela teve convulsões por 2 dias mas parou, agr ela começou a vomitar e as fezes ficarão mole, os espasmos aumentarao, não sei oque fazer tenho medo dela começar a sentir dor, o medico veterinário disse que vamos ter que sacrifica - lá caso as dores comecem, tenho tanto medo de perder minha filha, não sei mas oque faço...
Editor umComo.com.br
Oi Emilyn! Lamentamos muito o que está passando com a sua cachorrinha. Tanto você como o seu médico veterinário estão fazendo tudo o que podem por ela. Infelizmente, há doenças complicadas de tratar mas é importante manter a esperança. Receba um abraço de força de toda a equipa do umCOMO. Desejamos que ela se recupere rápido!
Celso ( Campo Mourão)
ComentárioCACHORINHA "ULI" ESTA QUASE CURADA DA CINOMOSE (06/03/2018): Minha cachorrinha está com cinomose a 45 dias, mas já esta bem melhor, já anda, não come muito, mas come, não tem mais convulsão e nem movimento involuntário, não treme mais, não chora. Como conselho indico o que fiz: primeiro hidratei com gemada com leite desnatado e suco de quiabo(para quem não sabe o suco de quiabo evita vomitos e sua principal função é hidratar) de 2 em 2 horas, vitaminas A, E e C (pilulas e liquido), bactrim (antibiotico cor rosa) 5ml de 6 em 6 horas, pois minha cachorinha, tem de 10 a 15 kg, agora já tem mais de 20kg engordou, ponto importante é muito carinho e evite deixa-la muito tempo só. Dá trabalho pois nos primeiros dias você não dorme direito, mas voce começa a perceber a melhora depois de uns 20 dias. Use seringa de 10 ml empurre um pouco de agua também mesmo que ele tente recusar, mas seja gentil ao alimenta-la, e force ela a comer pate de frango, caldo de feijão, de abacate, iogurte e principalmente caldo de figado de boi que contém vitaminas. Nos primeiros dias ele(a) tem muita febre e dor de-lhe algumas gotas de dipirona (3 a 5 gotas) e fique com ela até a tremedeira e a dor passar, pois ele tem necessidade de compania e carinho neste momento, como a minha é pequena eu a colocava sobre meu peito (muito importante :NÃO DE BANHO NESTE PERIODO EM HIPOTESE ALGUMA, POIS FRIAGEM É FATAL PARA ELES NESTA ETAPA, DEIXA PARA FAZE-LO QUANDO ESTIVER MELHOR É NÃO MAIS TIVER CONVULÇÃO OU TREMEDEIRA. Usei esse mesmo tratamento para dois cachorros de rua com PARVOVIRSE e eles se curaram em 3 semanas. Tente com meus cachorros deu certo.
joimar
Tive uma cachorrinha que morreu com cinomose, a um mes. E ganhei outra cachorrinha e estou achando ela um pouco triste e ela nao tem 45 dias, e ainda não tomou a 1 dose, o que eu faço estou desesperada apesar de ja ter limpado a casa toda com agua saniataria estou muito insegura.
karinelly
ola,minha cachorra esta com cinomose ha 7 dias,ela se alimenta super bem,mas as dores q ela sente sao constantes,ja levei ela em tres veterinarios e me mandaram sacrifica la pois n ha cura,mas eu n quero fazer isso pq tenho muito amor por ela,me digam um remedio q alivie sua dor!por favor!!me ajudem
vivi
boa noite. a minha também estava, levei no veterinário e falou a mesma coisa mas depois de muito pesquizar vi uma injeção(3 milhões o nome da injeção )e comprei 25 reais, compramos e aplicamos nela durante 10 dias graças a deus a doença curou, ai tem q dar todos os dias suco de quiabo, figado batido no liquidificador com ovo crur e caldo de feijão e manter a cachorra sempre limpa.
Vinícius
Não desista dele,dê muito carinho à ele!!E tente procurar médicos com muita credibilidade!Procure tratamentos alternativos,faça tudo o que estiver ao seu alcance!
Marllon
A cinomose tem cura?como posso cuidar do meu vai e qual medicação do pra ele se recuperar ?
Adriele Barboza
Olá, o meu cachorro foi diagnosticado com cinomose a mais ou menos dois anos, o músculo da cabeça ficou pulsando o que fez com que ele perdesse alguns dentes devido as batidas constantes, mas em nada afetou, ele continuou comendo e bem esperto. Porém, de duas semana pra cá ele não se alimentava mais da ração, então começamos a dar a ração misturada com carnes e caldos, agora ele não come mais sozinho e só as vezes aceita uns pedaços de carne. Estamos dando fígado, água na seringa e remédio pra febre. Ele está tremendo o tempo todo e se movimentando com muita dificuldade. Não consegue nem levantar pra fazer xixi. Como posso ajuda-lo? Quando vcs falam que ajudam eles a fazer xixi, como vcs fazem? Tem algum remédio que posso dar pra diminuir as dores e deixa-lo um pouco mais forte? Não sei mais o que fazer. :(
Editor umComo.com.br
Oi Adriele! Ele foi recentemente no médico veterinário? A falta de apetite dele pode estar associada a dores e só mesmo um médico veterinário poderá prescrever medicação para ele. É muito importante que ele esteja devidamente medicado para apesar do problema dele, ainda ter alguma qualidade de vida e bem-estar.
shirley
olá boa noite meu nome é Shirley e apesar dos inumeros cuidados que tenho como os meus bebes infelizmente meu labrador de 1 ano contraiu cinomose, tenho muita dificuldade em administrar as medicações pois ele é muito forte e não consigo dá a força, ou seja se ele não toma por bem não consigo, queria saber o que fazer para essa tarefa se tornar um pouco mais facil ?
Editor umComo.com.br
Oi Shirley! A medicação que você temque administrar é em formato de comprimido? Se sim, o ideal é colocar escondida num pedaço de algo de comida que ele goste. Outra opção é colocar o comprimido bem fundo na língua dele. Para este procedimento o ideal seria que pedisse ajuda ao veterinário que acompanha o caso para explicar para você como o fazer.
Marco Aurélio G. Pires
Achei " abandonada " numa reserva florestal perto de casa uma cadelinha de aproximadamente 3 meses com a parte de traz das patas dianteira sem movimento algum, mas defecava e urinava ao se arrastar, tinha muito pouca cencibilidade, tenho duas cadelas que asseitaram muito bem. Hoje faz 10 meses que a tenho e a cada dia vejo melhora pois quando ela vê as duas brincando ela tem um grande incentivo em se movimentar. O rabo já balança, força nas patas traseiras, fica em pé com minha ajuda. Em fiz é um desafio. Temos que acreditar e tentar. Abç.
andreia
queria saber qdo eu sei que meu cachorro se curou da cinomose?
lessandra oliveira
minha cachorra esta com cinomose , ela esta sem andar, mas ela esta consiente tomando medicamento ,se alimentado se hidratando , gostaria de saber se há alguma chance dela voltar a andar
pois é a unica coisa que ela nao esta andando.
estou usando fralda pois ela ja nao consegue andar e faz tudo deitada.
Editor umComo.com.br
Oi Lessandra! Lamentamos muito que a sua cachorrinha esteja passando por tudo isso. O paramixovírus infelizmente não tem cura e o único que se pode fazer é controlar a sintomatologia e você está fazendo tudo ao seu alcance. Quanto a cachorrinha voltar a andar é um prognóstico que só o médico veterinário poderá dar porque depende muito do caso e do que estiver afetado. De qualquer modo, deve manter a esperança, fazer tudo direitinho do que o médico veterinário mandar e quando a sua cadela estiver mais estável e recuperada poderá ser necessário fazer fisioterapia para recuperar os músculos que estejam mais fracos. Com certeza o seu veterinário aconselhará o que seguir quando chegar a hora. Neste momento, você deve se focar na recuperação total da cachorrinha! Rápidas melhoras para ela!
neusa silva
minha cachorra esta com cinomose uns vinte dias tenho dedicado a ela meu tempo todo qdo nao estou no trabalho as vezes choro por ela sofrer tenho veterinario que esta acompanhando ela a resposta e lenta ou quase nada alimentacao toda e na seringa coco xixi tudo tem que ajudar nao vou desistir dela o que mais posso fazer por ela alem da fe persistencia meu deus e dificil mas nao e impossivel para deus
Editor umComo.com.br
Oi Neusa! Lamentamos muito o que está passando com a sua cachorrinha. Efetivamente essa é uma doença muito complicada, mas se você já está fazendo tudo o que o veterinário mandou, só tem de continuar sendo a tutora incrível que é e continuar positiva! Muito repouso da cachorrinha, manter ela em locais com temperatura quentinha, garantir a hidratação é mesmo o único que pode fazer. Desejamos as rápidas melhoras da sua cachorrinha.
kellen
Neusa, como ela está?
Nadir
Olá, tem uma semana que meu cachorro morreu com essa doença terrível. Fiz tudo que o veterinário mandou, mas infelizmente ele se foi. Sofreu demais meu bichinho. Enfim, seu irmão agora esta com diarréia, não come mas está alerta, brinca toma água. Continuei o tratamento nele. Espero que ele sobreviva. A diarreia não passa e não come. Na estou ficando desesperada com a magreza dele. O que eu posso fazer para ajudar ele a comer. Detalhe, nem aquelas carnes encaradas ele quer comer. Me ajude por favor
Editor umComo.com.br
Oi Nadir! Lamentamos muito a sua perda e esperamos que consiga salvar o irmãozinho dele. Infelizmente é um problema sem cura e a única forma de salvar os animais é controlar os sintomas! Neste momento o importante é que ele coma e beba muita água por isso tente diferentes alternativas que agradem o paladar dele. Tentou o arroz com frango? Latinha de comida úmida? Pode também experimentar aquecer a comida seca um pouco no microondas e adicionar um pouco de caldo de vegetais! Esperamos que alguma destas dicas ajude e ele melhore rápido!
valeria correa lima
Bom dia,meu cachorro esta com cinomose,passaram pra ele,doxymax 50mg, globulin,isso resolve,pois vai fazer uma semana de medicação e não tem melhoras.
Editor umComo.com.br
Oi Vaoleria! O doxymax (doxiciclina) é um antibiótico de largo espectro que que permite combater as infeções secundárias concomitantes. Para controlar os sintomas geralmente o médico veterinário se auxilia de antieméticos (para os vômitos) e antidiarreicos (diarreia) podendo também ser necessários imunoestimulantes, colírios, xaropes, anticonvulsivantes e outras medicações conforme o caso. Por isso o ideal é regressar com o animal à clinica veterinária para que o animal seja reavaliado e definido novo tratamento.

Como cuidar de um cachorro com cinomose
1 de 8
Como cuidar de um cachorro com cinomose

Voltar ao topo da página