PARTILHAR

Como criar cervos - legislação e cuidados

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 15 janeiro 2024
Como criar cervos - legislação e cuidados

Os cervos são animais originários do hemisfério norte, também conhecidos como veados, termo originário do latim venatu, que significa caça morta. Conhecidos por serem objetos de caça no cinema e por terem muitas utilidades, como a pele e a carne, a criação desses animais não é muito comum no Brasil e no hemisfério sul. No entanto, com o crescimento de restaurantes de alta gastronomia no país, a introdução da carne desses animais tem se dado proporcionalmente no mercado brasileiro. O alto valor de venda da carne e também da pele gera um investimento altamente lucrativo quando tratamos de pecuária. Portanto, a criação de cervos é uma boa alternativa para quem deseja fazer bom uso do espaço rural e deseja trabalhar com animais, especialmente para os fundiários da região Sul do nosso país. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, iremos explicar Como criar cervos para você. Continue lendo para conhecer mais os costumes e as necessidades desses animais!

Também lhe pode interessar: Como criar lhama - dicas essenciais

Variedades de cervo - Nobre, Dama e Sâmbar

Antes de falar da criação geral dos cervos, devemos ter em mente que as três espécies mais comuns para criação dentro de nosso país possuem algumas diferenças específicas. As variedades se adaptam a melhor tipos de terreno e possuem utilidades específicas devido a características biológicas e fisiológicas. Vamos a elas:

Cervo nobre (Cervus elaphus)

É conhecido também como cervo-vermelho. Ele tem suas origens naturais na Europa e na Ásia, possui pelagem avermelhada e marrom. Os machos dessa espécie possuem pesagem média entre 100 e 250 quilos, já as fêmeas, menores em tamanho, tem o peso médio entre 70 e 120 quilos.

Cervo dama (Dama dama)

É um outro tipo de cervo, conhecido por ter pelagem marrom clara e por ter pintinhas brancas no fim de suas costas. É característica dessa espécie andar em bando, ou seja, tem um comportamento gregário. É originária do sul da Europa, também adaptada ao norte da África e ao sudeste da Ásia.

Cervo sâmbar (Cervus unicolor)

A outra variedade comum de cervos para a criação tem a sua população espalhada ao longo da América do Norte, Inglaterra e Índia. Trata-se de um cervo marrom acinzentado, com pesagem que varia entre 60 e 80 quilos.

Como criar cervos - legislação e cuidados - Variedades de cervo - Nobre, Dama e Sâmbar

Primeiros passos para a criação de cervos no Brasil

Primeiramente, é necessário contratar um zootécnico que tenha especialização em tratamento de animais selvagens. O IBAMA considera os cervos animais silvestres, sendo sua criação pecuária dificultada por legislações ambientais. Portanto, para ter cervos em sua propriedade é necessária uma autorização governamental, regulamentada pela Instrução Normativa 07 de 2015, que você pode conferir aqui. Ela cria medidas específicas para criação de animais silvestres em cativeiro.

Com a consultoria de especialistas em produção de animais e engenheiros ambientais, será possível começar a sua criação. Na hora de fazer o planejamento da criação de cervos em sua propriedade, é importante escolher a espécie correta na adaptação ao clima. As espécies nobre e dama têm adaptação melhor às regiões mais frias do Brasil, como os pampas gaúchos e serra catarinense, enquanto a variedade sâmbar pode tranquilamente ser criada em regiões mais quentes, de cerrado, como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Cuidados especiais no trato do cervo - como cuidar de cervos

Para cuidar de cervos, é necessário reunir algumas condições:

  • Um espaço de no mínimo 5000 metros quadrados, ou seja, meio hectare.
  • O ambiente escolhido para a pastagem dos animais deve ter cercas de 2 metros de altura.
  • Por se tratar de um animal bastante arisco e animado, é importante que o pasto seja liso, pois durante os pinotes que o cervo dá, ele pode se chocar com obstáculos e se machucar.
  • É importante também a construção de um curral com bebedouro e cocho no meio do espaço reservado ao piquete.
  • A alimentação desses animais é composta de ração para bovinos, silagem de milho e feno.

A criação se inicia com pelo menos dois cervos fêmeas e um macho, para garantir a reprodução. Os cervídeos costumam começar a sua reprodução a partir dois dois anos de vida, geralmente nos meses de primavera. Com os filhotes de cervo já aptos para se reproduzir, o investimento começa a dar retorno, com a venda das galhadas. Além disso, os cervos têm um costume muito territorialista e são muito ativos. Não são muito fãs dos seres humanos e, geralmente, costumam fugir de ameaças com corridas.

Se você está interessado em saber como funciona a criação de outros animais, leia também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar cervos - legislação e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Bibliografia
  • http://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Instrucao_normativa/2015/in_ibama_07_2015_institui_categorias_uso_manejo_fauna_silvestre_cativeiro.pdf
  • http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2017/04/como-criar-cervos.html

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como criar cervos - legislação e cuidados
1 de 2
Como criar cervos - legislação e cuidados

Voltar ao topo da página ↑