Ter um canário

Como cuidar dos filhotes de canários

Como cuidar dos filhotes de canários

Os canários são pássaros pequenos e embora possam ser de várias cores, o que conhecemos mais é o amarelo. Tratam-se de aves domésticas que não são sociais, por isso, fora da época de dar cria devem estar em gaiolas separadas, já que durante este período podem ficar agressivos.

Os filhotes de canários nascem acompanhados de sua mãe quando saem do ovo. A seguir, em umComo detalharemos seu crescimento e os conselhos que devemos seguir para cuidar dos filhotes de canários.

Vai precisar de:
  • Duas gaiolas, uma normal e a outra de filhote.
  • Vários recipientes para: comida, água e banhos.
  • Alimentação especializada como o pólen de abelha que oferece muitas vitaminas.
Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Os filhotes de canário nascem com plumas na cabeça e no lombo. Enquanto são recém-nascidos, a fêmea se encarrega de lhes dar calor e cuidar deles enquanto o macho tem o dever de alimentar a fêmea durante o tempo que esta permanece com os filhotes.

Durante os primeiros 2 a 3 dias os filhotes conservam ainda em seu corpo os restos do alimento encontrado no interior do vitelo, o véu que cobre o feto dentro do ovo com alimento para que cresça. É por isso que possivelmente não precisem de nada para comer.

Durante a época de crescimento mantenha os pais alimentados com sementes, frutas, verduras ou massa de filhotes, já que eles se encarregam de alimentar os passarinhos.

Após os primeiros 10 dias começam a sair as plumas dos filhotes. Com 3 semanas de vida, os filhotes começam a sair do ninho embora ainda não sejam autossuficientes. Neste período, eles praticarão seus primeiros saltos e iniciarão suas práticas de voo.

Quando detectamos que os filhotes já comem sozinhos (aproximadamente um mês e meio), transportaremos os filhotes de canário para uma gaiola maior para que exercitem suas asas. Durante este período sua alimentação mudará, começando a comer o que ingerem seus pais. É possível que não saibam comer sementes ainda.

Preste especial atenção quando tiver acesso ao interior da gaiola para limpar e repor a comida ou bebida. Os filhotes de canários são assustadiços e é possível que se queixe se durante uma intervenção na gaiola começarem a voar de forma descontrolada.

Aconselhamos que vá a um especialista ou veterinário se tiver qualquer dúvida para que ele analise a situação em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos filhotes de canários, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Aos 15 dias de nascimento, os bichinhos podem sair sozinhos do ninho.
  • Se deseja aninhar os filhotinhos, deverá fazê-lo nos 7 dias seguintes de seu nascimento.
  • No mês de nascimento, já são capazes de comer sozinhos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Izadora queiroz
Recentemente estou com 4 filhotes de canario da terra , que foi tirado de dentro de uma sinuca o dono do estabelecimento iria jogar eles peguei para cuidar eles ainda estão vivos eu não tenho a papinha adequada eu estou dando milarina vc acha que é uma boa ideia
A sua avaliação:
Teresa Moreira
Bom dia,. Minha Canária têm 2 filhotes, um com 10 dias e o outro com 9 dias, um deles deixou de se mexer. O que posso fazer?
jorge rebelo
gostei desta explicação obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Jorge! Que bom que a matéria foi útil. Continue acompanhando o umCOMO :)
isabel cristina pistilli sene rangel
olá pela primeira vez minha canarinha começou a ter o filhotinho nasceu 1 e tem 4 ovinhos preciso alimentalos ou deixo por conta dos pais ,aguardo resposta pois não sei o que fazer . att isabel
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Isabel!A criação feita pelos pais é sempre melhor. De qualquer forma, se é a primeira vez que tem crias, pode não conseguir cuidá-los como deveria. Nesse caso, pode ser necessária a sua intervenção. Se vir que ela não os alimenta ou por algum motivo os rejeita, deverá alimentar o filhote com uma papa específica para eles.
Mara
Eu posso separar o macho da fêmea e filhotes pois eles estão brigando muito.
Editor umComo.com.br
Oi Mara! É a fêmea que está alimentando os filhotes? Quem está brigando é o macho e a fêmea? Se sim, pode separar o macho dela sim. Coloque numa gaiola ao lado, para que se possam ver e interagir mas não brigarem.
sergio pereira
minha canaria ja esteve no choco so nasceu um filhote que acabou por morrer com 3 dias de vida ela esta muito doente nao tem forsa nas patas esta sempre tonbando nao sei o que se esta a passar me pode ajodar
Como cuidar dos filhotes de canários