menu
Partilhar

Como cuidar de um mini pig

Por Sara Silva. Atualizado: 4 dezembro 2017
Como cuidar de um mini pig

Algumas pessoas não se sentem satisfeitas com os típicos animais de estimação, como o cachorro e o gato, e gostariam de experimentar cuidar de um animal diferente que possa de igual forma conviver consigo. Um exemplo dessas mascotes alternativas é o mini pig, adoráveis porcos pequenos que se podem revelar uma ótima companhia! Se você pretende saber mais acerca deste tema, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe ensinamos como cuidar de um mini pig!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um coelho anão

Como é o mini pig

Está provado que os porcos são animais inteligentes, e essa é uma das razões que fazem deles bons animais de estimação. No entanto pode se revelar muito complicado ter em sua casa um porco de dimensões normais, pelo que a alternativa que agora está na moda são os mini pigs!

Os mini pigs possuem, em média, 35cm de altura 20kg de peso. São animais extremamente afetuosos e se apegam com facilidade às pessoas, pois vêm-nos como seus semelhantes. Essa é uma das razões porque poucos resistem à doçura destes mini porcos!

Podem viver entre 15 a 30 anos se bem tratados, e exigem a mesma atenção que um cachorro ou um gato, porém cuidados diferentes. Saiba quais neste artigo!

Como cuidar de um mini pig - Como é o mini pig

A alimentação do mini pig

O porco, tal como os humanos, é um animal onívoro, mas isso não significa que você possa alimentar seu mini pig com as sobras das suas refeições, pois estas nem sempre incluem o que é necessário para o seu correto desenvolvimento. No máximo ofereça-lhe fruta, folhas, legumes e milho.

O ideal é que alimente o seu mini pig com ração específica para mini pigs ou para leitões (ração 801). Você poderá adquiri-la em lojas de venda de produtos para animais ou agropecuárias.

Como cuidar de um mini pig - A alimentação do mini pig

O adestramento do mini pig

Os mini pigs conseguem ser mais inteligentes que alguns cães e, por esta razão, você poderá de igual forma adestrá-los para sentar, deitar e ir ter consigo quando você chamar o nome ele. Eles aprendem por meio de repetições e necessitam de uma aprendizagem contínua ao longo da vida.

É comum as pessoas pensarem que os porcos são animais sujos, no entanto isso apenas acontece devido ao local onde muitos deles habitam: em pocilgas com lama. Você pode, com sucesso, ensinar seu mini pig a fazer as necessidades em locais próprios ou em idas à rua, nas quais você o pode passear com coleira. Isso fará uma grande diferença na hora de manter a mascote limpa!

Como cuidar de um mini pig - O adestramento do mini pig

Cuidados com a pele do mini pig

Os mini pigs são excelentes mascotes para pessoas alérgicas ao pelo, pois ele é praticamente ausente nestes animais!

Sendo assim, neste caso a atenção deverá se voltar para a pele dos mini pigs. Ela é em muito semelhante à dos humanos, e isto significa que estes porquinhos podem se bronzear ou queimar devido à exposição solar. Por esta razão, aplique protetor solar no seu mini pig sempre que este sair à rua.

De forma a complementar a limpeza, você pode dar banho ao seu mini pig até 3 vezes por semana e usando um shampoo neutro. Aplique regularmente creme hidratante para evitar que a pele do animal resseque, tal como faria com o seu corpo.

Como cuidar de um mini pig - Cuidados com a pele do mini pig

Outros cuidados com mini pigs

É importante que a pessoa que adota um mini pig possua um quintal, jardim ou pequeno espaço exterior em casa, pois estes animais gostam de se divertir e exercitar ao ar livre. Isso é tão importante que alguns vendedores solicitam uma visita à futura casa do animal antes de fecharem negócio.

Além disso deverá levá-lo ao veterinário 1 a 2 vezes por ano, para se assegurar de que o mini pig se encontra de boa saúde, recebe a vacinação e vermifugação necessárias. A primeira ida ao veterinário deverá ser cumprida quando o animal tiver entre 4 a 6 semanas de vida, de forma a lhe ser administrada a vacina contra Leptospirose e Erisipela suína.

Por norma os mini pigs não gostam de ser pegados ao colo e, quando isso acontecem, podem emitir guinchos bem altos.

Além de todos os conselhos que lhe damos pode também ver este artigo do PeritoAnimal onde lhe explicam como cuidar de um mini porco.

Como cuidar de um mini pig - Outros cuidados com mini pigs

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um mini pig, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Flavia
gostaria de saber quantas vezes ao dia dou a ração apropriada e se pode dar frutas legumes verduras a vontade
Nádia
Gostaria de saber em que lugar consigo comprar em Goiânia.
kaiane
Oi adorei quero um mini pig onde consigo??????
Luciano
Queria iniciar uma criação de mini pigs, mas não consigo matrizes. Socorro!!!

Como cuidar de um mini pig
1 de 6
Como cuidar de um mini pig

Voltar ao topo da página