Os coelhos

Como dar banho ao meu coelho a seco

Como dar banho ao meu coelho a seco

Os coelhos são animais muito limpos e encontram sempre um momento para fazer sua higiene pois adoram se sentir limpos, assim como acontece com gatos. Normalmente, não é necessário dar banho neles com frequência, mas é verdade que algumas vezes não existe outra solução além de fazê-lo, o que nem sempre os agrada. Além da eliminar sujeiras, a higiene devida dos coelhos também é importante para evitar doenças[1], sendo assim essencial. Mas, o que acontece se seu coelho não gosta de banho? Você tem outra alternativa: lavar seu coelho a seco.

Não se preocupe se não sabe do que estamos falando, no umCOMO iremos explicar a você como dar banho no seu coelho a seco.

Também lhe pode interessar: Como dar banho ao meu coelho angorá

Índice

  1. Pode dar banho em coelho?
  2. Como dar banho em coelho
  3. Como limpar as patas do coelho
  4. Como limpar a glândula odorífera do coelho

Pode dar banho em coelho?

Coelho pode tomar banho, entretanto, o mais recomendável é que evitemos colocá-los na água pois, além de não gostarem, é muito comum que se assustem e entrem em choque. Nós sabemos que o banho é algo por vezes necessário e que precisamos limpá-los eventualmente, entretanto, os bichinhos não têm essa consciência e, por serem bastante sensíveis, podem se assustar e passarem a agir de forma estranha e fugaz quando damos banho usando o método da água.

Como dar banho em coelho

  1. Para contornar os problemas que a água pode trazer, você pode dar banho em coelho utilizando técnicas menos invasivas como o banho a seco, que consiste numa lavagem eficaz mas que não utiliza água. Antes de te explicarmos como fazer isso, saiba também que você não deve molhar de forma alguma os coelhos bebês, por isso o banho a seco é uma opção para filhotes. Além disso, se seu coelho for adulto e também não gostar de banho, você também pode lavá-lo do mesmo jeito.
  2. Visando solucionar a dificuldade que temos em dar banho em coelhos, existem marcas especializadas que produzem xampus a seco e, aqueles feitos para coelhos, costumam ser em pó. Preste atenção para saber se é adequado para a pele delicada de seu coelho. Se não estiver muito convencido, pergunte qual seria o melhor xampu para dar banho a seco em seu coelho. Produtos do tipo são vendidos em petshops, entretanto, é recomendável que você vá em uma loja grande pois as menores costumam ter produtos mais focados em cães e gatos de forma que é possível que você não encontre o que procura.
  3. Na hora do banho, tenha muito cuidado com o focinho, as orelhas, os olhos e a boca de seu coelho quando aplicar o pó. Para isso, quando for colocar o pó, tape cuidadosamente sua cabeça com a mão para não irritar o coelho e também para evitar que o produto caia nos orifícios do bichinho. Quando tiver a cabeça bem tapada com a mão, coloque o pó pelo seu corpo inteiro.
  4. Depois que o seu coelho tiver o corpo coberto de pó, pegue uma escova adequada para seu pelo e escove-o passando a escova várias vezes a favor e na contramão do pelo. Faça-o de forma muito suave e devagar. Lembre-se, se é a primeira vez que você faz isso ele pode ficar nervoso, e terá que se acostumar pouco a pouco.
  5. Ao escová-lo, você deve tirar o pelo morto; lá também se encontra toda a sujeira que seu coelho possa ter no pelo. Repita a ação até ver que está limpo. Se seu coelho for bastante peludo como, por exemplo, o coelho persa, é provável que ele suje o pelo com mais frequência e que, além de escová-lo, você tenha que usar lenços umedecidos para certas regiões.

Desta maneira poderá lavar seu coelho a seco, sem necessidade de passar pelo estresse da água, e quando for adulto e já tiver se acostumado, poderá ser para seu animal de estimação uma atividade prazerosa. Além disso, com a escovação, poderá tirar todo o pelo morto e evitar que ele o ingira.

Para além do banho, existem outros cuidados que deve ter com a higiene do seu coelho, para manter assim a saúde do seu animal.

Como dar banho ao meu coelho a seco - Como dar banho em coelho

Como limpar as patas do coelho

Independente de qual for o nosso bicho de estimação, as patas são o local com o qual mais precisamos nos atentar na hora do banho, afinal, são elas que entram mais em contato direto com o solo e que podem se sujar mais; além disso, as dobras entre os dedos podem acabar carregando alguma sujeira, o que é inevitável. Principalmente se você tiver um coelho peludo, é necessário redobrar atenção para esse região pois os pelos também podem juntar sujeiras, fazendo com que tenhamos que higienizar essa região com maior frequência.

Para limpar as patas do seu coelho, bastará utilizar lenços umedecidos daqueles que encontramos em farmácias, dando preferência para aqueles hipoalergênicos, ou seja, que não causam alergia. Se seu coelhos tiver algum problema de pele ou então se for especialmente sensível e você preferir evitar esse tipo de produto, também é possível utilizar algodão umedecido, passando-o cuidadosamente nas patas sem se esquecer das dobras entre os dedos.

Ao terminar a higienização das patas de seu coelho, não se esqueça de secá-las, também prestando atenção nos dedos. A secagem pode ser feita com um tecido macio ou com algodão e é importante pois a umidade pode facilitar o surgimento de fungos.

Para saber mais sobre cuidados com seu bicho de estimação, confira o artigo sobre como cuidar de um coelho e as dicas do vídeo abaixo.

Como limpar a glândula odorífera do coelho

Os coelhos têm glândulas bulbouretrais[2] no pescoço e próximo ao ânus que produzem feromônio, substância que serve para delimitar o espaço do animal e também para atrair o sexo oposto[3], sendo bastante importante na reprodução da espécie[2]. Ainda que seja algo necessário do ponto de vista biológico, o feromônio exalado pelos coelhos tem um odor desagradável que faz com que precisemos higienizar a área do ânus do animal de tempos em tempos.

Higienizar o coelho para eliminar a secreção da glândula odorífera é bastante simples, bastará passar delicadamente um algodão molhado na região até que se encontre limpa. O processo deve ser realizado apenas quando o odor incomodar e, já que a secreção é algo natural, não se preocupe quando surgir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho ao meu coelho a seco, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. FALCONE, D. B.; KLINGER, A. C. K.; TOLEDO, G. S. P. de. Doenças em coelhos: as 20 enfermidades que mais causam prejuízos na cunicultura – Revisão. Revista Brasileira de Cunicultura, Vol. 12, Nº 1, 2017. Disponível em: http://acbc.org.br/site/images/Revis%C3%A3o_-_Doen%C3%A7as_em_coelhos.pdf. Acesso em: 13/11/2020.
  2. VÁSQUEZ, B.; DEL SOL, M. Estereologia das glândulas bulbouretrais do coelho (Oryctolagus cuniculus) e da cobaia (Cavia porcellus). Pesquisa Veterinária Brasileira, Vol. 34, Nº 12, p. 1247-1250, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pvb/v34n12/18.pdf. Acesso em: 13/11/2020.
  3. SOUZA, G. C. C. F. de. Cunicultura. Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, 2011. Disponível em: http://respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTY5NA==. Acesos em: 13/11/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Laila Pinho
Vocês esqueceram de dizer que banho com água é terminantemente proíbido, por 2 motivos. Eles tem a pele muito sensível a agua e eles ficam muito nervosos durante o banho, podendo morrer de estresse antes mesmo do banho terminar.
A sua avaliação:
Eduarda
otimo site amei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eduarda! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
carlos
meu coelho esta com uma orelha caída o que pode ser?
Giselle
Va no veterinário por que ele estar com algum problema
Juliana
Pode lavar com xampu, de cachorro?
1 de 2
Como dar banho ao meu coelho a seco