Doenças dos coelhos

Como saber se meu coelho tem febre

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu coelho tem febre

A febre é um mecanismo defensivo que muitos animais têm, entre eles os coelhos, que serve para lutar contra as infecções. O objetivo é aumentar a temperatura corporal para dificultar a multiplicação dos micro-organismos e deter na medida do possível a progressão da doença. Como podemos deduzir, há muitos processos capazes de causar febre, e esta costuma ser o primeiro aviso de que o coelho está sofrendo alguma doença; por isso é importante detectá-la a tempo. Em umComo.com.br explicamos como saber se seu coelho tem febre.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu coelho tem tinha

A temperatura corporal

Apesar de existirem alguns dados físicos e de comportamento que explicaremos mais à frente e que o podem orientar, a única forma de saber com total certeza se um coelho está com febre é medindo a temperatura corporal. O modo que se utiliza é o da temperatura retal, que se obtém introduzindo o termômetro pelo ânus do animal. A temperatura retal normal de um coelho está entre 38,5 e 40º C; assim, temperaturas acima de 40º C são indicativas de febre.

Outros indicadores

Embora a forma mais eficaz e objetiva de saber se um coelho está com febre seja medir a temperatura, há algumas mudanças que aparecem de forma mais ou menos constante nos casos de febre.

Estas mudanças incluem variações no comportamento como apatia e falta de apetite, e em algumas ocasiões também pode notar o focinho do animal quente e seco.

Se tiver dúvidas sobre se tem febre ou não, meça a temperatura corporal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu coelho tem febre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se meu coelho tem febre