Partilhar

Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira

Quer ensinar seu cão a passear sem coleira? Para começar, deve ter claro que para que seu pet aprenda a passear livremente, deve ver você como um líder. Além de treiná-lo durante algumas horas com exercícios de obediência, seu cão deve ter total confiança em você. Seu cachorro deve assumir desde uma idade jovem que como dono você é o líder da matilha, e como seu líder deve ser capaz de disciplinar seu companheiro doméstico. Para o ajudar em umComo.com.br vamos explicar para você como ensinar seu cachorro a passear sem coleira.

Passos a seguir:
1

Para conseguir que seu cão passeie sem coleira precisará de tempo e paciência. Não é uma tarefa simples, mas com os conselhos que vamos dar vai conseguir. Se seu cão é um filhote é importante começar a habituá-lo a passear às vezes sem coleira, experimente soltá-lo um pouco em um parque ou espaço seguro, mas nunca na rua. Em umComo vamos explicar para você quando começar a passear com cachorro.

Quando chegar a uma zona verde, deve continuar amarrado, depois solte-o um pouco para que percorra esse espaço, mas tenha à mão seus prêmios favoritos para que volte por eles. Deve estar sempre atento a ele e não perder o contato visual.

Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira - Passo 1
2

Outro conselho importante é que nunca puxe a coleira com muita força. É muito habitual que quando se ensina a passear um pet esteja muito excitado e não pare de puxar. Não é nada recomendável reagir bruscamente, o melhor é puxar com suavidade e ficar quieto. Pode ter que repetir isto várias vezes, mas verá como seu cão entenderá a mensagem e parará junto de você. Assim que o fizer, dê-lhe de novo um prêmio. O reforço positivo é fundamental para construir certas atitudes.

3

Ainda que pareça óbvio, seu cão deve sair todos os dias e, não só porque é fundamental para satisfazer suas necessidades, mas porque é fundamental para construir uma relação de confiança e afeto. O passeio com seu cão é um momento de conexão e de diversão, aproveite para se divertir e ensinar a confiar em você.

Também é preciso que faça vários passeios por dia porque assim se acostumará mais rápido e não estará tão ansioso na hora de sair. Quando vencer essa ansiedade, seu cão será mais capaz de estar atento e obedecer a ordens. Neste artigo de umComo contamos para você quantas vezes deve passear com seu cão.

Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira - Passo 3
4

Deve levá-lo para passear por ruas com praças amplas onde tenha estímulos que mantenham seu cão distraído enquanto está solto e, sobretudo, em uma zona onde não tenha risco de atropelamentos. A rua é muito perigosa e nesse processo de ensinar o seu cão a passear sem coleira, não deve correr nenhum perigo, assim, procure uma zona próxima da sua casa que pareça segura e que tenha suficientes estímulos naturais que mantenham seu pet distraído.

5

Quando o estiver passeando sem coleira, deve parar alguns momentos e chamar por seu nome. É uma ótima estratégia para que seu pet passeie e também espere por você. Um bom truque é deixá-lo passear um momento, parar e chamá-lo, o normal é que se vire e espere. Depois, tem que continuar com o passeio.

Pode ser que não o faça na primeira vez, mas com paciência, conseguirá. Sempre deve levar com você seus biscoitos preferidos para o chamar. De certeza que com elas conseguirá chamar a atenção do seu cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira

O que lhe pareceu o artigo?

Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira
1 de 3
Como ensinar meu cachorro a passear sem coleira

Voltar ao topo da página