Partilhar

Como ensinar meu cachorro a deitar

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como ensinar meu cachorro a deitar
Imagem: pixabay.com

Os cachorros são animais que precisam seguir um líder e cumprir umas normas para viver tranquilos e encontrar uma estabilidade. Por isso, adestrar e ensinar para um cachorro as ordens básicas de educação é fundamental para estabelecer sua autoridade e conseguir que lhe obedeça. Entre elas, destacam-se: ensinar o cachorro a sentar, a deitar, a fazer suas necessidades fora de casa e a passear sem puxar a coleira. Se estiver adestrando seu cachorro e quiser saber como ensinar ele a deitar, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra a solução.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu cachorro a não morder
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber é que nem todos os cachorros aprendem igual de forma rápida, por isso a paciência é fundamental para conseguir resultados. Além disso, é sempre melhor começar adestrando enquanto for filhote, já que aprendem muito mais rápido e interiorizam as ordens. No entanto, isto não quer dizer que um cachorro adulto não possa aprender, nada disso, mas terá um pouco mais de dificuldade.

2

Antes de começar com esta ordem é importante que já lhe tenha ensinado a sentar, pois isso facilita muito o processo de aprendizagem. Você precisará também de guloseimas para motivá-lo e dar um prêmio quando fizer direito.

3

Começaremos pegando uma guloseima com a mão, entre o polegar e o dedo indicador, e dando a ordem para o nosso cachorro sentar. Quando fizer isso, aproxime do seu focinho a guloseima para que a cheire e depois desça a mão para o chão. Automaticamente seu cachorro seguirá sua mão com o olhar até deitar para tentar pegá-la. Quando deitar você deve dar a ordem "Deita", "Chão", o que for mais cômodo para você, mas sempre a mesma palavra e em tom imperativo. Os cachorros aprendem por repetição, por isso é importante que sempre pronuncie a palavra igual.

Como ensinar meu cachorro a deitar - Passo 3
Imagem: amigoslobocheco.com
4

Quando estiver completamente deitado, dê a guloseima como prêmio. O condicionamento positivo é vital para conseguir os melhores resultados com nosso cachorro. Se ao dar o prêmio ele tentar se levantar, pegue de volta e coloque a mão com a guloseima no chão para que entenda que não vai dar se ele não ficar deitado.

Como ensinar meu cachorro a deitar - Passo 4
Imagem: pet365.co.uk
5

Se ao abaixar a mão até ao chão seu cachorro seguir com o olhar mas sem deitar, incite ele a isso agitando levemente a mão sem levantá-la do chão, se necessário mostrando um pouco mais a guloseima. Deverá repetir este processo várias vezes por dia, com descansos para evitar que se entedie, até que ele deite só de ver você baixar a mão.

6

Quando tiver relacionado o gesto de baixar a mão com a guloseima até ao chão, com o ato de se deitar, então começaremos a fazer isso sem a guloseima. É muito importante que cada vez que ele deitar você diga a ordem para que a associe ao movimento. Agora, deverá fazer exatamente o mesmo mas sem guloseima. Isto é, coloque a mão exatamente igual como que se a tivesse entre os dedos e faça o mesmo gesto. Quando deitar, felicite o cachorro com energia.

7

Quando aprender a deitar sem guloseima, é hora de começar a dar a ordem "Deita" sem acompanhá-la do gesto de baixar a mão até ao chão. Pouco a pouco, seu cachorro irá interiorizando e aprenderá a fazer isso só com a palavra. Sempre que fizer direito, lembre-se de premiá-lo para motivar e demostrar que fez certo.

Como ensinar meu cachorro a deitar - Passo 7
Imagem: animalmascota.com
8

Lembre-se que a paciência é fundamental para ensinar ordens ao seu cachorro, por isso se ele tiver dificuldades para aprender a deitar sem acompanhar a palavra com o movimento da mão, deverá voltar a usar esse gesto, e pouco a pouco deixar de fazê-lo até que aprenda.

Imagem. abcmascotas.com

Como ensinar meu cachorro a deitar - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a deitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se puder, escolha a palavra mais curta para a ordem, já que os cachorros aprendem primeiro as palavras curtas do que as longas.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu cachorro a deitar

O que lhe pareceu o artigo?

Como ensinar meu cachorro a deitar
Imagem: pixabay.com
Imagem: amigoslobocheco.com
Imagem: pet365.co.uk
Imagem: animalmascota.com
1 de 5
Como ensinar meu cachorro a deitar

Voltar ao topo da página