Outros Treinamento de cachorros

Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado

Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado

Quando decidimos ter um cachorro, devemos considerar todos os cuidados que isto implica. Para que o novo membro da família possa conviver adequadamente, é imprescindível ensinar-lhe uma série de normas e regras, assim como acontece com os humanos. Estas regras podem ir de não subir no sofá, a fazer xixi no lugar correto, não latir e dormir em sua cama e não na nossa, etc. Uma das ações mais difíceis de ensinar a um cão é a vir quando o chamamos e trata-se de uma coisa ainda mais importante quando estamos fora de casa. Queremos estar seguros de que podemos confiar que nosso cão virá quando quisermos, para evitar sustos e sentir que ele não faz o que quer. Em umComo.com.br explicamos como ensinar seu cachorro a vir quando chamado.

Passos a seguir:

1

Para que um cachorro possa aprender a sentar, deitar, fazer xixi e também para que venha quando o chamamos, devemos ter a certeza de que lhe damos todas as coisas de que precisa. Isto significa que devemos cobrir todas as suas necessidades, não só para que possamos ensiná-lo, mas também para que seja um cachorro feliz e com saúde. Por isso, o nosso cachorro deve ter uma dieta equilibrada, realizar o exercício necessário para sua raça e idade e receber carinho e afeto, entre outras coisas. Se o nosso cão se sentir bem, será mais fácil que não se distraia na hora que solicitemos a sua atenção para ensiná-lo. Aproveite e confira estas dicas para treinar o seu cachorro a fazer necessidades no jornal e a ensinar um cachorro a sentar.

Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado - Passo 1
2

Devemos estabelecer uma relação de confiança com o nosso cão para que nos dê atenção. Se nosso cachorro nos conhecer, teremos mais possibilidades de que preste atenção quando a solicitarmos. Antes de sair com o seu cão para fora de casa, devemos praticar dentro dela. Pegue no seu brinquedo favorito e chame seu cachorro pelo nome enquanto mostra o brinquedo; quando ele se aproximar acaricie-o e diga algo como "muito bem" para que ele associe a carícia a uma boa ação. Teste isto diferentes vezes, você provavelmente verá que ao lançar o brinquedo ele não o devolve, mas neste momento não é isso que estamos ensinando, mas que volte quando o chamarmos, com ou sem o brinquedo.

Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado - Passo 2
3

Uma opção que costuma ser realmente eficaz é usar biscoitos específicos para cães para dar em forma de prêmio. Diga o nome de seu cão mostrando o biscoito na mão e diga-lhe algo como "venha aqui". Quando se aproximar premie-o com o biscoito e dizendo "muito bem", como indicávamos no ponto anterior. Pode repetir várias vezes esta ação, ainda que seja provável que no final seu cão se canse de vir. É importante não exagerar com os biscoitos e reduzir a quantidade de comida que vamos dar depois para que não coma mais do que precisa. O importante é que entenda a relação entre vir até nós e premiá-lo, junto com a carícia e o reforço verbal "muito bem". Isto facilitará que o nosso cão entenda.

Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado - Passo 3
4

Devemos ser firmes e não desesperarmos, ainda que às vezes sintamos que nosso cachorro não nos dá atenção. Se perceber que o cachorro está desconcentrado, trate de tentar de novo em outro momento; lembre-se que deve ter as suas necessidades cobertas. Quando estivermos em casa ensinando nosso cão a vir quando o chamarmos, devemos evitar possíveis distrações. O melhor é estar em um espaço não muito grande, com poucos objetos e onde só estejam o cão e você.

5

Uma das respostas mais certas a como ensinar meu cão a vir quando o chamo é não se zangar. Às vezes pode ser frustrante, mas se cada vez que não nos der atenção, nosso cão sentir que o estamos castigando ou perceber em nós uma atitude negativa, isto poderá provocar nele uma rejeição ainda maior quando o chamarmos. Se levarmos um bom tempo tentando, deveremos saber que nosso cão se cansará, por isso o melhor é dedicar meia hora aproximadamente dependendo de como virmos que o nosso cão responde. É muito importante reforçar o seu bom comportamento com uma resposta positiva, ou seja, premiando-o.

Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado - Passo 5
6

Quando conseguirmos que o nosso cão venha quando o chamarmos em casa, então já podemos experimentar fora de casa, primeiro em um lugar que não seja excessivamente aberto, para que ele não possa fugir. Nas primeiras vezes podemos executar a ação com uma coleira extensível e, se virmos que responde adequadamente, pode soltá-lo e testar com o procedimento explicado anteriormente. Se estiver com outros cães será mais difícil que ele nos dê atenção, por isso, ficar apenas com o nosso cão e a família, que o cão também conhece, pode ser uma boa opção. Lembre-se de premiá-lo cada vez que ele for até você, junto com carícias e com o reforço verbal "muito bem".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rafa
Meus avos pegaram um vira-lata da rua hoje, quero ensinalo a ser educado para que não aja estresse para meus avos. Ele é muito querido deve ter uns 3-6 meses. Provável cruza de salsicha com yorkshire.
1 de 5
Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado