Partilhar

Como adestrar um Yorkshire

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como adestrar um Yorkshire

Tem a sorte de compartilhar a sua vida com um peludo Yorkshire? Esta raça de cachorro é muito vivaz, alegre, carinhosa e sabe conseguir o que quer com seu caráter doce e encantador. Por isso, é muito importante dedicar algum tempo à sua educação desde o princípio, desde que seja um filhote e que você seja firme com o treinamento para que não se transforme em um cão incontrolável. Em umComo.com.br, ensinamos você como adestrar um Yorkshire.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um Chihuahua
Passos a seguir:
1

O Yorkshire é um cão muito enérgico, individualista e de caráter forte. Caracteriza-se por ser muito territorial e possessivo, o que o torna o perfeito guardião para a sua casa. É um cão muito esperto e aprende com muita facilidade tanto as coisas positivas como as negativas, o que às vezes pode dificultar a sua educação. Por isso, é importante ser perseverante com o adestramento e não desistir.

2

Como dissemos, adestrar o seu yorkshire requer constância e firmeza. Essa raça de cão é muito esperta e fácil de manipular o dono com o seu comportamento. Quando são filhotes costumam ser muito engraçados e divertidos e se lhes forem consentidos alguns comportamentos, podem se tornar inconvenientes no futuro.

3

A melhor forma de educar um Yorkshire é com um adestramento positivo, com a ajuda de prêmios em forma de comida e recompensa afetiva. Para educar esta raça, é preciso ser delicado, pois ensiná-lo com brusquidão resultará em uma reação de medo. E assim será impossível que seu cão aprenda alguma coisa. Fale com suavidade, mas com firmeza.

4

O fato de ser cuidadoso durante o ensinamento não implica deixar de aplicar-lhe a disciplina. É preciso ser firme em todo o processo de adestramento, e não ceder aos seus caprichos, caso contrário, o seu Yorkshire se converterá em um pequeno ditador e sua companhia será muito difícil. Se lhe dedicar tempo e aplicar disciplina, você terá um cão educado e muito afetuoso.

5

Para iniciar a educação de seu Yorkshire, espere pelo menos três meses, pois o período após o desmame é ideal para o adestramento. Seja muito paciente, pois ainda que seja muito inteligente, fazer as necessidades em um determinado local é um hábito que custa a ser aprendido. Neste tema específico, o Yorkshire precisa de mais tempo do que o normal.

Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para saber como ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no jornal.

6

Para que o seu Yorkshire controle seus esfíncteres, escolha um determinado lugar para que o cão possa urinar ou defecar neste local. Ensine-o a usar o local em determinadas circunstâncias, como antes e depois de comer, antes e depois de brincar, ao acordar, e ao deitar. Se o cachorro associar essa necessidade com uma localização certa acabará aprendendo, e todas as vezes que o fizer, você poderá lhe dar um bom prêmio de compensação e um abraço.

7

Quando o seu cachorro tiver três meses, poderá sair para passear, e é nesse instante que as rotinas devem ser estabelecidas. Faça passeios curtos cerca de três vezes ao dia para que aprenda a fazer as suas necessidades na rua. Em geral, não o fazem no início, entretanto, se for constante e insistir, quanto mais vezes sair à rua, maiores serão as probabilidades de fazê-lo longe de casa. Também é recomendável lhe ensinar a fazer as necessidades em casa em um determinado local, de forma que não será necessário esperar o passeio para fazê-lo. Para o ajudar, no nosso artigo poderá encontrar algumas dicas sobre como levar um cachorro para passear.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um Yorkshire, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como adestrar um Yorkshire

O que lhe pareceu o artigo?

Como adestrar um Yorkshire
Como adestrar um Yorkshire

Voltar ao topo da página