Outros Treinamento de cachorros

Como educar um doberman

Como educar um doberman

O doberman é uma raça imponente de uma beleza elegante, muito atlética e ao contrário dos preconceitos que existem sobre a sua perigosidade, é um animal muito inteligente e sociável. Não há animal perigoso, há apenas um humano que não o educa e o ama como ele merece. O doberman é uma raça fácil de treinar, muito leal à família, para além de serem guardiães extraordinários. Se tiver a sorte de compartilhar a sua vida com um doberman, terá um amigo fiel para toda a vida. Em umComo.com.br contamos como educar um doberman.

Vai precisar de:
  • Coleira de adestramento
  • Prêmios para seu cão
Também lhe pode interessar: Como educar um labrador filhote
Passos a seguir:
1

Antes de qualquer coisa, o segredo para educar um doberman é não ter nenhum medo de repreendê-lo e corrigir o seu comportamento, caso seja necessário. É o seu cão, é a sua responsabilidade, se você divide a sua vida com um doberman deve ser capaz de educá-lo sem medos e dar-lhe uma vida como a que ele merece. Caso contrário, o condenará ao abandono. Todos os anos milhares de cães considerados potencialmente perigosos acabam em mãos erradas ou em circunstâncias ainda piores.

2

Você deve começar a educar o seu doberman ainda filhote. A partir dos 6 meses é a idade ideal para começar com todo o processo de educação e treinamento, já que eles aprendem com maior facilidade e é quando aprendem a socializar com a família. É o momento de ensinar o cachorro a não ser muito superprotetor. É a hora de começar com atos simples de obediência.

Como educar um doberman - Passo 2
3

Você deve ensinar e demonstrar ao seu doberman que você e a sua família são os chefes da manada. Deve ficar clara essa posição de poder e de liderança sobre ele. Os cães, em geral, tendem a querer comandar qualquer lugar onde se encontram, e sua casa não será uma exceção. Mas você é quem manda, quem decide o que fazer e como. Não permita que o seu amigo canino se apodere da sua casa e faça o que quiser desde o começo. Você deve decidir quando comerá, quando é o momento de dormir e também quando é o momento para receber mimos. Por exemplo, quando ele pular em você para obter a sua atenção, tente acalmá-lo e fazê-lo entender que não é o comportamento apropriado. Se precisar castigá-lo por um mau comportamento constante, você pode usar uma gaiola para prendê-lo quando não conseguir que se comporte como deveria. Prender é apenas uma medida provisória e sempre momentânea, que deve ser tomada imediatamente após ele ter feito algo incorreto. E repito: por pouco tempo. Não se trata de que seu doberman tenha medo de você, mas sim de que o respeite. Quando sair para passear com ele, você deve sair primeiro pela porta e ele deve seguir você, assim você reforçará a sua liderança.

4

Você deve fazer com que seu doberman se relacione com as pessoas e com outros cães regularmente. O processo de socialização implica que você saia com seu cão por diferentes lugares e acostumá-lo a outras pessoas e outros animais de forma frequente. Se você notar que ele está um pouco tímido e com dificuldade, diga algo bonito, encoraje-o. Você verá como aos poucos ele se abrirá com confiança e com a atitude apropriada. Confira mais dicas no artigo Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas.

Como educar um doberman - Passo 4
5

Quando seu cão estiver acostumado e confortável em diversos ambientes e se relacionar de forma positiva com outras pessoas e animais, será a hora de começar a ensinar-lhe mais coisas. A primeira coisa fundamental é ensinar-lhe a passear bem com uma coleira de adestramento. Quando passear com seu doberman deixe-o ir na frente com a coleira longa, se começar a esticar puxe com firmeza e diga em tom claro, firme e direto "Quieto", depois mude de sentido. Com isto o que pretendemos é que ele pare, olhe para você e mude de direção com você. Se fizer direito, dê-lhe algum prêmio em forma de comida ou elogios. Com esta ordem você também pode conseguir que seu cão passeie com você sem ter que puxar constantemente a coleira. Depois de repetir este tipo de ordem, conseguirá que seu cão fique quieto sem ter que puxar a coleira. Se vir que não lhe obedece ou se distrai, terá que repetir o processo.

6

Você não deve se esquecer dos pequenos prêmios para lhe ensinar as ordens básicas. Quando sair à rua para educar o seu doberman tente levar sempre com você prêmios interessantes, como por exemplo seus biscoitos favoritos, ou algum pedaço de salsicha cortado. Quando quiser recompensá-lo faça com que se sente, relaxe, olhe nos seus olhos e agora, você entrega o prêmio. Não deixe de repetir a ordem "senta", enquanto ele não o fizer, não o incentive empurrando as suas costas. Ele deve sentar-se por conta própria e com as palavras, o tom e as ordens, acabará fazendo.

Como educar um doberman - Passo 6
7

Você deve ensinar-lhe a ordem "deita" quando seu doberman estiver sentado. Para isso deve ficar ao seu lado, pegar um pedaço de comida e guiá-lo com seu comando e com a comida para o chão com o movimento. O normal é que seu cão siga com seu olhar e seu focinho a recompensa até chegar totalmente ao chão. Quando isto ocorrer, entregue o prêmio. Você provavelmente terá de repetir isso muitas vezes, mas o conseguirá por meio da persistência. Seu cão deverá ficar nessa posição até que o libere com a ordem "pronto" ou "pode levantar". Repita de novo a palavra "deita" para que continue deitado até que você indique o contrário. Para conseguir que ele se levante, deve dar a ordem "pronto" em um tom diferente, alegre, ativo e otimista.

No nosso artigo poderá encontrar mais dicas sobre como ensinar meu cachorro a deitar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar um doberman, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos muita paciência, porque você terá de repetir bastante as ordens todos os dias. As sessões de treinamento não devem durar mais de 10 minutos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
darci luiz alves da silva
tenho uma cadela doberman com 7 meses ela pula muito em mim so para q1uando uso uma vara, ta correto.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Darci, cachorros pequenos precisam ser adestrados corretamente, isto é com reforço positivo. Ameaçá-la com uma vara pode assustá-la, causar danos a ela e fazer mal a sua educação, além de também poder feri-la. Aqui você encontra um artigo sobre reforço positivo em cães para te ajudar a educá-la da melhor forma possível: https://www.peritoanimal.com.br/o-reforco-positivo-em-caes-20281.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Neuza Floriano
minha dobermam pula o muro alto e acompanha estranhos . o faço tenho medo de perde-la não posso deixa-la solta
1 de 4
Como educar um doberman