Partilhar

Como treinar um cão para agility

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como treinar um cão para agility
Imagem: petigree.blogspot.com

Ter animais é muito gratificante, eles são as nossas melhores companhias, mas nós precisamos educá-los para evitar grandes chatices, não basta ter um cachorro, temos que discipliná-lo, tal como um filho, você pode ir além do treino básico, do fica, dá a pata, senta e deita. Para o cachorro é muito satisfatório você perder tempo com ele, nem que seja a treiná-lo, faz bem ao seu pet você puxar por ele, e porque não novos desafios?! Se a coisa der certo, até podem ir os dois a competições e passam um belo tempo juntos. Um passatempo bem legal é frequentar competições de agility, qualquer cão pode ir a uma competição, independentemente de ter ou não pedigree. Este esporte para os cachorros torna-os mais confiantes e fá-los gastar muita energia, o que é ótimo para os donos. Aprenda como treinar um cão para agility neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como estimular o olfato no cão?
Passos a seguir:
1

Para treinar o seu cão você primeiro deve ganhá-lo, fazer um cachorro obedecer nem sempre é tarefa fácil. Antes do treino brinque um pouco com ele, coisas que ele goste, ir buscar a bola ou simplesmente puxar um brinquedo e medirem forças.

Como treinar um cão para agility - Passo 1
Imagem: caesonline.com
2

Quando o seu cachorro já está completamente descontraído e focado em si, comece a iniciar o treino. Para isso você vai precisar de umas boas recompensas, quando o seu pet acerta e concluí as atividades com êxito. Existem cachorros muitos esquisitinhos com comida, não vale o seu pet fazer tudo certinho e você dar-lhe em troca um biscoito que ele não gosta. Isso vai desmotivá-lo, se não encontrar um biscoito que realmente agrede ao seu cão, deve optar por dar-lhe umas rodelas de salsichinha. Eles adoram, vai ver que vale apena experimentar.

3

Quando tiver o seu saquinho das recompensas cheio de salsichas, você deve focar de novo o seu cão em si, um grande truque de foco para os cachorros é fazê-los olhar-nos nos olhos, isso resulta mesmo, o cachorro fica vidrado em você e facilita muito o treino. Para ensinar esse pequeno truque, basta umas salsichinas na mão, dar uma ordem, por exemplo: Olha ou fixo. Assim que o cachorro olhar nos seus olhos, dê-lhe um prêmio, e repita este processo até ele assumir a palavra de ordem a olhar no seu olho. A sua vida vai ficar bem mais facilitada assim e ele concentra-se com mais rapidez.

Como treinar um cão para agility - Passo 3
Imagem: racasdecachorro.com
4

Deve ir para um espaço amplo, se estiver bom tempo aproveite e monte as barreiras ao ar livre, assim o cachorro vai se acostumando ao ambiente da prova. Os obstáculos para as provas de agility, você consegue facilmente comprar na internet ou em lojas próprias para pets.

Como treinar um cão para agility - Passo 4
Imagem: sambucan.com.br
5

Monte o circuito com quinze a vinte obstáculos e comece a treinar o seu cão. Primeiro terá que treiná-lo com trela, para guiá-lo e ele saber o que tem que fazer. No início os obstáculos devem estar sempre no nível mais fácil, só deve aumentá-los quando o cachorro passar as barreiras sem esforço.

Como treinar um cão para agility - Passo 5
Imagem: doglink.pt
6

Os obstáculos mais comuns nas competições de agility são as gangorras, a mesa, o muro os jogos de números, a passarela, o pneu, os túneis, a rampa, os saltos e o slalom.

Como treinar um cão para agility - Passo 6
Imagem: dogsofportugal.com
7

Ganha a prova os cachorros que conseguirem fazer todos os obstáculos num menor tempo possível, tendo o mínimo de penalizações.

8

Os cachorros perdem pontos se falharem zonas de contato, caso derrubem alguma vara, não enfrente os obstáculos, falharem na sequência de algum obstáculo ou se levarem muito tempo na conclusão da prova.

Como treinar um cão para agility - Passo 8
9

É importante recompensar sempre o cachorro, use tons de voz diferentes e linguagem corporal para ele distinguir bem quando está certo e errado.

Como treinar um cão para agility - Passo 9
10

Este esporte promove a relação entre o tutor e o cachorro, quanto mais conetados eles forem, melhor corre a prova. Lembre-se que o sucesso está na dupla, não culpe o pet por algo estar dando errado, seja consciente, não exija de mais do seu fiel amiguinho. Lembre-se que a qualidade do treino é muito importante. Faça treinos curtos de 10 a 15 minutos, se quiser intensificar o treino opte por treinar mais vezes ao dia.

Como treinar um cão para agility - Passo 10
Imagem: dogdogs.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como treinar um cão para agility, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como treinar um cão para agility
Imagem: petigree.blogspot.com
Imagem: caesonline.com
Imagem: racasdecachorro.com
Imagem: sambucan.com.br
Imagem: doglink.pt
Imagem: dogsofportugal.com
Imagem: dogdogs.net
1 de 9
Como treinar um cão para agility

Voltar ao topo da página