PARTILHAR

Como evitar que meu cão ataque as galinhas

Como evitar que meu cão ataque as galinhas

Se você vive em uma fazendo, uma das preocupações mais comuns é que os cães comecem a perseguir e agredir as galinhas. Muitas vezes a convivência entre animais de diferentes espécies é muito complexa, mas não se dê por vencido porque com algumas dicas e certas precauções suas galinhas estarão a salvo. Pense que por instinto para o seu cão, uma galinha é uma presa que deve ser caçada. Em umComo.com.br contamos a você como evitar que seu cão ataque as galinhas.

Também lhe pode interessar: Como fazer um cão parar de puxar a guia
Passos a seguir:
1

As galinhas de sua fazenda são presas muito atraentes para o seu cão, e o principal é ensinar seu pet que não são. Não é a primeira vez que comentamos a importância de uma educação precoce. Seu cão deve ser educado e treinado para não perseguir nem agredir as galinhas. Pense que se as atingir, o mais normal é que as acabe matando, um momento muito desagradável que sem dúvida se pode evitar. Talvez se forem as suas galinhas, pode condescender um pouco já que é seu cão, mas imagine se mata as galinhas de um vizinho. No pior dos casos, a vida de seu cão poderia correr sério perigo vítima das circunstâncias.

2

Se seu cão é dos que atacam galinhas, deve pôr mãos à obra para mudar esse comportamento. O adestramento de seu cão é um processo constante e que requer paciência. Sem dúvida, é possível ensinar seu cão a não perseguir nenhum tipo de ave. Pode tentar reduzir ao máximo os instintos de caça de seu amigo canino, e treiná-lo seriamente para que esta situação não lhe seja tão suscetível.

3

Deve tomar a precaução de manter seu cão sempre dentro de casa enquanto guarda as aves no galinheiro. Porque assim evitará que quando virem o cão, fiquem nervosas e se ponham a voar ou correr descontroladas. Pense que se seu cão vir as galinhas fugindo, terá muita vontade de ir atrás e caçar.

4

Seu cão deve usar coleira o tempo todo durante o processo de educação canina. Deve poder controlar qualquer mudança de comportamento e a força que tiver. Antes de seu cão ver as galinhas, é muito recomendável levá-lo para dar um longo e enérgico passeio. Se seu cão está cansado e com toda a energia liberada, poderá enfrentar com calma o momento de se encontrar com as galinhas.

5

Depois de ter dado um extenuante passeio, leve o seu cão ao galinheiro sem pegar com força na coleira. Enquanto o aproxima com cuidado, fale com ele, olhe em seus olhos, observe suas reações com atenção até que o encontre com o olhar nas aves e detecte os primeiros sinais de seu comportamento.

6

Deve manter o cão bem firme a seu lado. Quando vir as galinhas, começará a ficar inquieto. Uma vez chegado esse momento, diga-lhe com segurança e calma que se sente junto de você. Se nota que está relaxado e sem nenhum estresse em relação a elas, retroceda. E de trás vigie o seu comportamento. Se seu cão se vira procurando seu olhar de aprovação, dê-lhe um prêmio.

7

Este processo de habituar o seu cão à presença das galinhas é lento e pode ser que tenha que repetir muitas vezes até chegar a um estado de normalidade. Continue observando seu cão enquanto olha para as galinhas, avance devagar para a frente e para trás segundo seu cão muda de atitude perante a presença das aves. É importante que utilize a ordem de "deixar" cada vez que se detenha e retroceda. Se seu cão se porta bem, dê-lhe uma recompensa.

E agora é o momento de tirar as galinhas de seu galinheiro, uma vez que seu cão ignore ou esteja acostumado à presença das aves.

Leia também: Remédio caseiro para matar piolho de galinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu cão ataque as galinhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
João
Minha cachorra já matou várias galinhas . Elas não são minhas, são do vizinho. Elas entram em nossa propriedade. A cachorra ataca tanto quando elas entram aqui como quando elas estão lá. Ela também vive perseguindo minha gata. Já não sei mais o que fazer.
A sua avaliação:
Sofia Araujo
Comprei 5 codorninhas ontem e fiz uma casinha bem resistente com grades fortes, minha cadela já é velha ela se comportou bem na nossa frente, hoje de manhã a grade da casinha estava rasgada e com as 5 codorninhas mortas, EU NÃO SEI OQUE EU FAÇO!!!
A sua avaliação:
José Marcos Molina
estou treinando meu cão pra nao atacar as galinhas ja me matou 3
A sua avaliação:
Maria Fernanda
eu moro na cidade mas sempre vou ao sitio de familiares meus e levo a minha cachorra mas quando eu levo eu quero deixar ela, corre, brincar fazer oq ela quizer mas ela semmpre sai correndo atras de galinhas eu nao sei mas oq fazer. poderia fazer de como os cachorros se comportarem pertos de animais grandes? exemplo: cavalo, boi e etc
A sua avaliação:
benias
meu cachorro durante o dia se comporta muito bem com minhas galinhas,mas à noite se ficar alguma fora do galinheiro ela não perdoa,mata.o que devo fazer?pois ele já matou umas dez.
Helena Maria Souza
Que faço pra meu cachorro não ter tanta irá de galinha, pois se pegar mata de imediato com irá!?
Suelen
Bom dia.
Gostaria de pedir ajuda para voces, tem uma rottwailer de 7 meses e toda vez que saio para trabalhar ela consegue fugir do cercado, já matou dois patos que eram de estimação. Já reformei o cercado, mas ela escala a tela e foge mesmo assim. O que eu poderia fazer para ela parar com esse comportamento?
Rose
Minha cadela tenta pegar cadela dos outros não tenho galinheiro porque não crio galinhas. Como faço?
Matheus Kerschner
Eu peguei um filhote de Vira Latas que vi na rua, e por enquanto ele está preso, perto das galinhas da minha vó, que ficam circulando em volta dele e próximo à ele todos os dias, mas se elas chegar bem perto ele as pega
A sua avaliação:
Claudio Henrique
A minha PA (pastor alemão) tem sete anos e meio e sempre conviveu harmoniosamente com as galinhas, nunca atacou nenhuma delas. De uns meses pra cá ela começou a devorar as galinhas, come o bicho por inteiro, não sobra nem pena para eu não ver. A PA demonstra que fez coisa errada quando eu chego em casa e quando está ela vê as galinhas ela fica tranquila e controlada. Tem correção para esta situação ou terei que manter a PA presa para não perder as galinhas que sobraram? Grato
Editor umComo.com.br
Oi Claudio! De momento, você deve mantê-las separadas. Jamais deve deixar a sua cachorra sozinha com as galinhas para evitar que volte a acontecer. O nosso conselho é que comece por avaliar se a sua cachorra tem enriquecimento ambiental suficiente, ou seja, brinquedos e coisas que possa fazer, para que esteja distraída e não ataque as galinhas. Outra técnica que você deve sempre utilizar é o reforço positivo. Neste caso, vá junto das galinhas com a sua cachorra e reforce com algo de comida se ela se mantiver calma e ignorar as galinhas. Para além disso, a ajuda de um profissional, adestrador canino, pode ser o caminho mais fácil para conseguir acabar com esse comportamento
CLEIA VIEIRA SANTANA
Eu tenho um cachorro de 6 meses ele corre atrás das galinhas do nosso tereirro,e ainda algumas chega a comer é um cão dócil da raça Pitbull com box, não gostaria de doar pois tenho um amor muito grande por ele e as galinhas são dos meus pais já idosos o que faço para ele parar correr atrás e comer me ajudem.
Editor umComo.com.br
Oi Cleia! A verdade é que caçar é algo inato nos cachorros, sendo uma conduta que nunca se pode eliminar totalmente. Para o cachorro, não existe nada como caçar uma presa e poder comê-la. Você pode contrara um educador canino para trabalhar a obediência do seu pet, melhorando o comportamento, mas é possível que não funcione. O melhor que você pode fazer é criar um recinto que bloqueie o acesso do cachorro ao local onde as galinhas vivem.
GRACILIOs
Desejo receber mais informações de como evitar que meu cao coma galnhas
maria silvania
meus cachorros todos os meus pitninhos
Adriana GONÇALVES
Meu cachorro ataca o gado quando escapa e galinhas quando nãoestou em casa não sei o que fazer pois moro de favor em uma Fazenda eu o resgatei da Rua por pena é agora não sei o que fazer me ajudem por favor não quero ter que abandona -lo tirando isso ele é um ótimo cão e amamos ele
Adryanne
Meu cachorro é igual o da primeira foto qual é a raça dele alguém sabe??????
Como evitar que meu cão ataque as galinhas
Como evitar que meu cão ataque as galinhas

Voltar ao topo da página ↑