menu
Partilhar

Como exercitar um hamster

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como exercitar um hamster

Você tem um hamster? Pois saiba que um dos cuidados que deve proporcionar a ele é uma rotina de exercícios físicos para que queime energia, descanse melhor e esteja em uma ótima condição de saúde. É importante que saiba as noções básicas sobre o cuidado de um hamster mas, entre elas, está a questão do exercício, pois é fundamental para que o animal esteja perfeito e viva mais tempo. Neste artigo de umComo damos a você alguns detalhes sobre como exercitar um hamster para que possa cuidar de seu amigo do jeito que precisa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um hamster russo

Compreenda a importância do exercício

Os hamsters precisam fazer exercício para evitar virar uma bola de gordura e para imitar a vida que teriam se vivessem em estado selvagem. A falta de exercício para seu hamster pode levar à obesidade e inclusive à paralisia no caso de alguns hamsters.

O bom dos hamsters é que se oferecer os meios necessários, eles farão exercício.

A roda

Uma boa forma de exercitar um hamster é adquirindo uma roda. Esta é uma roda que gira com os passos do hamster e faz com que o animal corra. Um acessório altamente recomendado. Ao escolher uma roda recomenda-se o seguinte:

  • Certifique-se de que a roda é sólida. Se o hamster roer muito, uma roda de metal sólido é o melhor. Nunca use uma com pedaços de arame, porque poderia causar um dano grave em suas patas; ou uma roda com grades (raios), porque podem enroscar seu rabo.
  • Comprove o tamanho da roda. Hamsters sírios / Golden precisam de rodas de pelo menos 8 polegadas de diâmetro, apesar de que as rodas de 10 polegadas ou mais são suficientemente grandes para o resto de sua vida. As espécies anãs precisam de rodas de no mínimo 6,5 polegadas de diâmetro. As rodas muito pequenas podem causar graves problemas nas costas e é com frequência a razão pela qual um hamster não a queira usar e, posteriormente, pareça entediante.
  • Não coloque uma roda de hamster em uma gaiola onde uma mãe amamenta. A mãe pode perder interesse em seus hamsters bebês e eles costumam tentar usar a roda correndo um sobre o outro, criando assim a possibilidade de lesões.
  • Nem todos os hamsters gostarão de uma roda. Não obrigue seu hamster a utilizá-la se não gostar. Eles preferem diferentes formas de fazer exercício.
Como exercitar um hamster - A roda

A bola

Uma bola para o hamster é uma ótima forma de dar ao seu animal um pouco de exercício divertido e seguro. O bom de uma bola é que seu hamster não se enrosca com qualquer coisa ou fica preso sob algo. Apenas se certifique de que a tampa da bola fecha bem para que o hamster não se solte e que não haja escadas ou outros precipícios onde o hamster possa cair rodando.

Quando usar uma bola de hamster fora da gaiola, tente estar presente a todo o momento para que o possa defender de outros animais domésticos ou perigos, antes de que se convertam em um problema.

Assim como com as rodas, certifique-se de que é suficientemente grande para evitar dano em suas costas.

Um truque é jogar um bambolê ou mangueira no chão para proporcionar um limite que impeça a bola de ir para outro lugar. Da mesma forma,você deve estar atento ao seu hamster na bola, mas isso torna mais fácil de manter o animal em apenas um lugar.

Um hamster só deve estar em uma bola por 10-15 minutos de cada vez, podendo repetir isso entre 2 a 3 vezes por dia.

Como exercitar um hamster - A bola

Escalar

Os hamsters adoram escalar e por isso uma gaiola com grades horizontais é uma ótima forma de fazerem isso (também oferece uma ventilação excelente). Se tiver um hamster Roborovski escolha uma gaiola de ratos ao invés de uma gaiola de hamsters metálica, porque os mais jovens podem se deslizar entre as grades e escapar.

Como exercitar um hamster - Escalar

Brinquedos

Brincar é fazer exercício e os brinquedos são as ferramentas que os levam a isso. Existe um bom número de brinquedos de hamsters que pode improvisar ou comprar na loja de animais, se preferir. Estas são apenas algumas ideias para começar:

  • Um pedaço de corda de sisal. Pendure na parte superior da gaiola. É excelente para a prática de escalada.
  • Rolos de papel higiênico e papel de cozinha. Oferecem movimentos similares à bola, até que descobrem que também podem mastigar isso.
  • Um pedaço de madeira ou galhos de árvores de frutas ou de salgueiro. Oferecem ao hamster algo para roer (exercícios de mandíbula), assim como material para mover e construir.
  • Pequenas pedras lisas ou de formas interessantes: Poderiam atuar como pequenos halteres porque o hamster as movimenta, as roda e tenta construir coisas com elas.
  • Frasco sem tampa. Este pode ser outro lugar divertido para explorar e rodar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como exercitar um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como exercitar um hamster
1 de 4
Como exercitar um hamster

Voltar ao topo da página