Hamsters

Como cuidar de um hamster russo

Como cuidar de um hamster russo
Imagem: animalistas.naturalforum.net

Um hamster russo é um pequeno roedor fácil de cuidar. Esta variedade de hamster, um tanto diferente da raça comum, pode ser criado tranquilamente em casa, sendo um mascote que não requer grandes atenções, e ainda que o desconheça, pode ser uma tarefa difícil. Se está pensando em adquirir um hamster russo e quer aprender a dar-lhe os cuidados ideais para que seu roedor cresça saudável e feliz, leia com atenção o seguinte artigo. Em umComo.com.br ensinamos como cuidar de um hamster russo. Siga estes conselhos e conheça as necessidades específicas destes pequenos roedores.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma chinchila

Passos a seguir:

1

Gaiola. Lembre-se de que a gaiola é o lar de seu roedor, por isso deve estar limpa e adequada para que o ambiente seja mais fácil e feliz. Recomendamos que situe a gaiola de seu hamster em um local ventilado e, também afastado da luz solar direta. Pense que estes animais costumam dormir a maior parte do tempo, por isso os raios solares poderiam causar-lhes uma insolação.

2

Limpeza. Tente não limpar a gaiola de seu hamster russo com produtos químicos abrasivos. Aconselhamos que o faça com desinfetantes suaves. Você pode encontrá-los em lojas de mascotes. Outra opção é fazer uma mistura de água e sabão suave para deixar a gaiola brilhando. Depois seque bem o lar de seu pequeno roedor e acrescente a serragem.

3

Fezes. Normalmente os hamsters russos costumam fazer suas necessidades em algum canto de sua gaiola. Dessa forma, tente manter esse local limpo diariamente e mudar a serragem uma vez por semana.

4

Reprodução. Se quer evitar ter muitos hamsters russos, recomendamos que não misture machos e fêmeas na mesma gaiola. Pense que estes pequenos roedores têm um período de gestação muito breve - entre 16 e 21 dias - por isso, se não quer ter uma grande quantidade de hamsters russos, recomendamos que separe os sexos.

5

Não o incomode. Durante o dia os hamsters russos costumam dormir e passam a maior parte da noite acordados. De modo que se quer que seu roedor esteja feliz, não o incomode durante o dia e deixe-o dormir calmamente.

6

Comida. Para cuidar adequadamente de seu hamster, você deve alimentá-lo com os preparados especiais para hamsteres vendidos nas lojas especializadas em mascotes. Como complemento, você tem a opção de lhe dar frutas e verduras em quantidades muito pequenas. Pequenos pedaços de maçã, milho, alface ou tomate serão alimentos ideais para ele. Lembre-se de que é um animal pequeno, então não o alimente em excesso. Dê-lhe pequenos pedaços para satisfazê-lo. Não lhe dê alimentos muito doces, pois os hamsters russos tendem a sofrer de diabetes.

7

Mimos. Como todo animal, os hamsters também precisam receber seus carinhos. Então tire-o todos os dias de sua gaiola um pouquinho para acariciá-lo. Deste modo, também, evitará que se converta em um hamster selvagem e conseguirá domesticá-lo. Esta é uma das diferenças em relação aos hamsters comuns, já que o hamster russo pode voltar ao seu estado selvagem natural se não for acariciado. Lembre-se: se deseja brincar ou mimá-lo, faça-o a partir da tarde ou à noite.

8

Serragem. Já dissemos que deve mudá-la todas as semanas para manter sua gaiola limpa. Também, é conveniente que não use cedro, pois deixa um óleo que pode afetar o sistema respiratório do pequeno roedor. Encontrará a serragem adequada em sua loja de mascotes.

9

Enfeitá-lo. Como qualquer mascote, o hamster russo também precisa que o enfeite com frequência, mas de uma maneira especial. Coloque em sua gaiola o tipo de areia colocada para as chinchilas, para que mergulhe nela. Ainda que ache que ele está-se sujando, isto deixará sua pele brilhante e limpa. Se não encontrar este tipo de areia, pode usar areia fina da praia. Ele adorará!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um hamster russo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
mara
por favor pode fazer tudo por hamster sírio por favor pos vou ter um anao sirio e gerbil e o geRbil e anao eu já li me manda
A sua avaliação:
natasha
Vocês disseram que só pode acariciar o hamister entre a tarde e a noite,então durante a manhã eu só posso pegado para ele fazer os exercícios na bola?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Natasha! Se eventualmente você o tirar da gaiola pela manhã, também pode aproveitar para o acariciar. Obrigada pelo comentário :)
Maria Alves
Muito legal o cite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando!
Flavia
Quero tirar uma duvida: Minha hamster acabou de morrer, cuidei dela direito mas não limpava a gaiola com a frequência que precisava, ás vezes demorava até um mês, já que não tinha cheiro forte. Quais são as implicações desta minha falha, estou me sentindo culpada. Grata pela atenção, Flávia
Imagem: animalistas.naturalforum.net
Como cuidar de um hamster russo