Partilhar

Como fazer meu cachorro emagrecer

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer meu cachorro emagrecer
Imagem: thisblogrules.com

De certeza que mais de uma vez você deve ter pensado que seu cachorro está com alguns quilos a mais, mas a realidade é que um cachorro com sobrepeso não é nem feliz nem saudável. Os cachorros com sobrepeso são propensos a doenças cardíacas, câncer e a diabete canina, fadiga constante, e outros problemas debilitantes que podem encurtar a vida do seu animal de estimação. Para conseguir ter um cachorro em forma, em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como fazer seu cachorro emagrecer.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu cachorro engordar
Passos a seguir:
1

Conheça os sintomas de um cachorro com sobrepeso ou obesidade: há diferentes formas para saber se o seu cachorro está com sobrepeso; faça o "teste da costela", por exemplo, da seguinte maneira: passe as mãos pelas costas do seu cachorro. Procure suas costelas, se não puder encontrá-las facilmente, seu cachorro está gordo e deve perder peso. Um cachorro de tamanho normal terá uma cintura delineada e sua barriga não estará abaixo de sua caixa torácica quando vista de lado.

Você também pode pesar seu cachorro em casa. O melhor método para pesar seu cachorro é se pesar primeiro, a seguir, pegue seu cachorro e suba na balança com ele. A diferença entre o peso total e o seu peso será o peso de seu animal de estimação. Se você tiver um cachorro grande, cuidado ao pegá-lo para evitar machucar as costas ou deixá-lo cair no chão. Verifique o peso ideal da raça de seu cachorro com seu peso real, para saber quantos quilos a mais ele tem.

2

Visite seu veterinário: Explique ao seu veterinário suas preocupações e converse com ele sobre as opções de dieta para restabelecer o metabolismo do cachorro. O veterinário ajudará a avaliar o peso do cachorro, e dará uma ideia de quantos quilos terá de perder. Saber sobre isso é uma das coisas mais importantes que você deve ter em conta. Se o seu veterinário elaborar um plano específico de alimentação para seu cachorro, assegure-se de segui-lo cuidadosamente.

3

Monitorize as mudanças na dieta: É uma boa ideia manter um registro diário da alimentação do cachorro e a quantidade de exercício que ele faz. Leve esta informação ao veterinário para que ele possa programar a perda de peso. Use uma xícara de medida para garantir que as proporções de alimento são adequadas.

4

Corte em todas as "guloseimas" e "loucuras" da dieta de seu cachorro. As guloseimas nunca devem superar 10% das necessidades calóricas diárias de seu cachorro. Substitua as guloseimas por alimentos saudáveis.

Alguns exemplos de guloseimas saudáveis adequadas são: cenoura, manga, brócolis, aipo, maçã, feijão verde, etc.; bem como bolachas de baixa caloria sugeridas pelo veterinário. Verifique sempre se os alimentos fornecidos ao seu cachorro são adequados e seguros, pois alguns alimentos comuns para os humanos podem ser tóxicos para os cachorros.

5

Faça um programa de exercício: Os cachorros precisam de fazer exercício regularmente para prevenir problemas de peso. O exercício melhora o tom muscular de seu cachorro, o metabolismo e o seu peso. Comece pouco a pouco, e depois vá aumentando a frequência. Tenha em conta que caminhar pode não ser apropriado no caso de um cachorro obeso, por exemplo, por isso recomendamos que fale com seu veterinário para adaptar o programa de exercícios segundo as necessidades específicas de seu cachorro.

Para começar, caminhe para fazer feliz seu cachorro, e comece a aumentar as distâncias progressivamente a cada dia. Quando o cachorro estiver habituado, caminhe já com a finalidade de perder peso. Não permita que seu cachorro perca tempo farejando no pátio do vizinho, trate de forçá-lo a acelerar a marcha e a manter um ritmo constante. Jogue objetos e/ou brinquedos durante pelo menos vinte minutos diariamente para que ele se exercite.

6

Monitorize o peso de seu cachorro, pelo menos uma vez por semana. Consiga uma escala canina, ou utilize o processo de peso que explicamos antes, e faça um gráfico. Introduza os dados do peso de seu cachorro na tabela para ver o progresso.

Seu cachorro também deve ser pesado mensalmente pelo veterinário até que tenha voltado ao seu peso normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu cachorro emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que você fale com seu veterinário antes de começar qualquer dieta e/ou programa de exercícios, para que estes sejam adaptados às necessidades específicas de seu cachorro.

Escrever comentário sobre Como fazer meu cachorro emagrecer

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
dora guerra
Meu cachorro tem 9 anos eesta acima do peso,.so come racao duas x ao dia.esta com uma pata machucada.POR ESSE MOTIVO NAO CONSIGO INCLUIR CAMINHADA.ME AJUDE
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Dora! Se ele está com uma pata machucada, é importante levá-lo primeiro ao veterinário para ver se não está quebrada. Até estar totalmente recuperado, é importante não o forçar a caminhar. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu cachorro!
A sua avaliação:
Patricia
minha cachorra esta com triglicerides alto ja esta passando por medicamentos mas gostaria de tre uma ideia de dieta para ela

Como fazer meu cachorro emagrecer
Imagem: thisblogrules.com
Como fazer meu cachorro emagrecer

Voltar ao topo da página