Partilhar

Como fazer meu cachorro engordar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer meu cachorro engordar

Quer que seu cão engorde? Então em primeiro lugar vai ter que saber se seu pet tem algum problema de saúde. Há cães que por sua natureza ou raça costumam ser magros, mas se sempre teve um peso normal e de repente começou a emagrecer de forma preocupante, deve encontrar a explicação. Os motivos podem ser diversos, pela presença de algum parasita, por estresse, pela alimentação ou outros. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como fazer seu cachorro engordar, mas sabendo sempre a causa antes.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu cachorro emagrecer
Passos a seguir:
1

Quando percebemos que nosso cão começa a emagrecer, a reação mais habitual é começar a alimentá-lo em excesso, mas esta não é uma boa alternativa. Antes de contar a você alguns truques para que seu pet recupere o peso, tem que avaliar se tem algum problema de saúde. Não deve fazer mudanças na sua dieta de forma aleatória sem saber se o cão tem alguma coisa.

Uma das causas comuns da perda de apetite e, em consequência, de peso em cães, é pela presença de parasitas intestinais. Se seu pet sofre disso, emagrecerá bastante em muito pouco tempo, já que os parasitas irão se alimentando dos nutrientes que for ingerindo. É possível que, em alguns casos, não perceba que o seu cão está magro porque os parasitas provocam inchaço. Por isso, é importante observar seu cão com atenção, analisando especialmente e tocando seu corpo para ver se tem as costelas marcadas. Se for o caso, seu pet está muito magro e terá que resolver os parasitas que estão se alimentando dele. A solução nestes casos é usar antiparasitários intestinais. Recomendamos que consulte o artigo Como saber se meu cão tem parasitas para poder identificar todos os sintomas o quanto antes.

Como fazer meu cachorro engordar - Passo 1
2

Outro dos motivos pelos quais seu cão pode perder peso é por nervosismo. Se teve mudanças em seu ambiente, teve alguma separação familiar, mudança, novos hábitos? Qualquer modificação na rotina, para um cachorro é uma fonte considerável de estresse e costuma acabar afetar seus sentimentos. Se esta foi a causa pela qual seu cão perdeu peso, terá que tentar restaurar a normalidade para que seu pet se sinta seguro e querido. Se tudo voltar a ser como era, seu cão recuperará a fome e seu peso habitual.

Siga os conselhos do artigo Como reduzir o estresse de seu cão e assegure seu bem-estar a todo momento.

Como fazer meu cachorro engordar - Passo 2
3

O último dos motivos mais comuns pelos quais seu pet pode perder peso é por uma dieta inadequada. Isto não quer dizer que esteja alimentando mal seu cão, mas que precisa de mais nutrientes ou que sua dieta não é a mais recomendada. Para conseguir que seu cão esteja bem alimentado, vá ao seu veterinário para que este avalie as melhores opções para ele.

4

De seguida, contamos para você alguns conselhos para conseguir que seu cão engorde. Para começar, deve dar-lhe alimentos de qualidade, é bem mais importante a qualidade que a quantidade, e não devemos confundir com preços elevados.

Se quer que seu cão volte ao seu peso normal, deverá alimentá-lo com ração que o nutra em profundidade. Deve procurar comida que contenha gorduras e carne, pelo menos entre 12% e 23% de proteínas. Uma alimentação equilibrada irá dar-lhe os nutrientes necessários para que seu pet engorde e volte a ganhar os quilos perdidos. Também é importante que o alimente com comida mais saborosa, misture sua ração com algum alimento que goste muito, pode ser frango, vaca ou alguma lata de comida úmida.

Como fazer meu cachorro engordar - Passo 4
5

Outra das rotinas que deve incorporar à vida do seu pet é o exercício físico. Não basta um simples passeio, deve fazer que seu cão corra e brinque o suficiente. Assim, quando voltar para casa, deve fazê-lo com muita vontade. Não ache que por aumentar a atividade seu pet emagrecerá, o que ocorrerá é que exercitará os músculos e precisará de gordura e proteína para mantê-los nutridos e saudáveis. Cada vez que sair para passear converta esse momento em toda uma dinâmica esportiva. E não se esqueça que deve ter sempre água fresca ao seu alcance para se hidratar depois de toda a atividade física.

Como fazer meu cachorro engordar - Passo 5
6

Fale com seu veterinário para avaliar que enzima vegetal pode lhe proporcionar. Costumam existir em formato de pasta, cápsula ou comprimido. Estas enzimas ajudarão a que o sistema digestivo do seu cão esteja forte e saudável e, além disso, aumentará a quantidade de nutrientes para que seu pet os absorva.

Além de administrar estes componentes, terá que controlar a frequência das refeições. Ou seja, não pode alimentar seu cão quando quiser, deve fazê-lo tendo em conta sua idade. Quando os cães são mais velhos, devem comer uma vez por dia se seu peso for inferior a 20 quilos e duas vezes se pesam mais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu cachorro engordar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer meu cachorro engordar

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
cristina
aprendi muito com isso.obrigada
Editor umComo.com.br
Valeu pela dica!

Como fazer meu cachorro engordar
1 de 5
Como fazer meu cachorro engordar

Voltar ao topo da página