Cachorros nervosos

Como reduzir o estresse do meu cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Como reduzir o estresse do meu cachorro
Imagem: pixabay.com

O estresse é uma das condições mais comuns nos cachorros. No entanto, por falta de informação, costumamos confundi-lo com um mau comportamento ou nervosismo, o que nos impede de proporcionar ao nosso cachorro a ajuda que precisa. Cada cachorro manifesta seu estado de estresse de uma determinada forma, por isso você deve observar seu comportamento e ir ao veterinário quando notar alguma mudança significativa. Se já foi identificado e quer saber como reduzir o estresse de seu cachorro, não perca este artigo de umComo.

Passos a seguir:

1

Primeiro identifique a causa. Se conseguir averiguar o que está provocando o estado de estresse em seu cachorro, será bem mais fácil tratá-lo. Por exemplo, se apenas o leva a passear esporadicamente, provavelmente a causa do estresse será a falta de exercício para liberar a tensão e energia acumulada. Dessa forma, você deve aumentar o número de passeios e o tempo de duração de cada um.

2

Os cachorros são animais muito rotineiros, de maneira que deverá tentar incluir o que está originando o estresse dentro de sua rotina. Em geral, os cachorros entram em um estado de estresse quando sentem que não controlam uma determinada situação, como a chegada de visitas ou a introdução de um novo cachorro. Neste sentido, introduzir o elemento estressante em sua rotina lhe permitirá aceitá-lo e sentir que pode controlá-lo. Eliminar por completo o problema não é a solução. Tal como os humanos, o cachorro deve enfrentar o problema para aceitá-lo.

3

Proporcionar-lhe um espaço relaxado e tranquilo é fundamental para reduzir seu estresse. Dessa forma, se o motivo desta condição é a chegada de outro cachorro, deverá dar a cada um deles seu lugar. Não é aconselhável que compartilhem tigela da comida e água, cama nem brinquedos, cada um deve ter seus próprios pertences. Não deve excluir seu cachorro com a chegada de um cachorro ao lar porque seu estresse aumentará.

4

Estimular sua mente é um aspecto importante na hora de reduzir o estresse do cachorro. Para isso, os jogos são fundamentais. É aconselhável que dedique pequenos momentos do dia para brincar com seu cachorro, também pode fazer isso nos passeios, ou seja, lançar-lhe a bola ou proporcionar-lhe brinquedos interativos como os kongs. Este tipo de brinquedo permite introduzir um pouco de comida para que seu cachorro tente apanhá-la. Desta forma, estimula sua mente, agilizando-a, e assim ele esquece seu estresse.

Como reduzir o estresse do meu cachorro - Passo 4
Imagem: articulo.mercadolibre.com
5

Outra forma muito eficaz de agilizar sua mente é colocar um pouco de ração pelos diferentes cantos da casa, assim tentará encontrar com o rastreamento do local. Também é bom levá-lo a passear de vez em quando por lugares novos, para que encontre novos cheiros e, em geral, novas motivações.

6

Escolher corretamente a comida é fundamental para reduzir seu estresse ou evitá-lo. Se a causa do estado de estresse de seu cachorro é uma mudança de alimentação, deverá ir ao veterinário para que ele indique o tratamento a seguir. Lembre-se de que quando mudamos a comida de cachorro para adulto, devemos fazê-lo de forma gradual, misturando ambas as comidas até eliminarmos por completo a antiga. O mesmo acontece quando queremos mudar de marca ou tipo de ração.

7

Seu estado emocional importa. Os cachorros têm um nível de empatia muito maior que o nosso, isto quer dizer que são capazes de adotar nosso estado como seu. De maneira que se nós estamos estressados, eles também podem estar. Se esta é a causa, reduzir seu estresse é o primeiro passo para tentar acalmá-lo.

8

Se o seu cachorro continua estressado, deverá levá-lo ao veterinário porque pode ser que o motivo seja o aparecimento de alguma doença que ainda não apresentou sintomas ou, simplesmente, você não a percebeu.

Como reduzir o estresse do meu cachorro - Passo 8
Imagem: diariode3.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o estresse do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
alexandre
Moro em uma casa, meu cachorro circula por tudo livremente. Só que passa o dia todo latindo quando ouve um miado de gato, até de madrugada, me acorda com seus latidos para sair nos fundos para latir. Dorme no meu quarto em sua cama, mas é só ouvir barulho dos gatos e já começa a latir sem parar. Que faço
Editor umComo.com.br
Imagem: pixabay.com
Imagem: articulo.mercadolibre.com
Imagem: diariode3.com
1 de 3
Como reduzir o estresse do meu cachorro