Partilhar

Como fazer meu gato perder peso

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer meu gato perder peso

Um dos problemas mais comuns nos gatos adultos é o sobrepeso, sobretudo se forem castrados, já que costumam ganhar uns quilos a partir dos 2 anos de idade, pois reduzem de forma considerável a sua atividade física fazendo com que a gordura acumule em seu corpo. É importante controlar o peso do gato para evitar que desenvolva doenças como colesterol, diabetes ou doenças cardiovasculares. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar como fazer meu gato perder peso e, assim, conseguir que tenha uma vida saudável e cheia de vitalidade.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu gato se perder
Passos a seguir:
1

Considera-se um gato gordo quando este supera 15% do seu peso normal (que pode ser conhecido de acordo com sua raça, sua idade e seu sexo). Para saber se um gato está obeso é importante aprender a detectar alguns sintomas específicos que podem indicar que, efetivamente está acima do seu peso e precisa de emagrecer:

  • As costelas do gato devem ser notadas facilmente, portanto, toque no dorso do animal procurando estes ossos, se tiver dificuldade para encontrá-los é porque há excesso de gordura e, portanto, está obeso.
  • Os ossos da coluna também devem ser notados facilmente, por isso, apalpe esta área e se for difícil senti-los é porque há uma camada de gordura muito grossa.
  • A barriga do gato também pode nos ajudar a detectar se o animal apresenta sobrepeso, apenas teremos que ver se a forma do abdômen é similar à de um pêndulo, se for assim, é porque há gordura acumulada que balança quando o animal se mexe.
  • Quando o animal estiver caminhando você deve observar a cintura, uma curvatura que deve estar marcada; se não se destacar é porque está totalmente arredondada devido ao excesso de gordura.
Como fazer meu gato perder peso - Passo 1
2

Se efetivamente o seu gato sofre de sobrepeso será essencial começar a cuidar dele e dar uma vida saudável mudando os seus hábitos de vida. A primeira coisa que temos que verificar são as questões alimentares reduzindo as suas calorias diárias; o mais recomendável é optar por um tipo de comida rica em proteínas e baixa em carboidratos. Observe que, atualmente, existem marcas de comida para gatos próprias para aqueles com tendência ao sobrepeso e que, por isso, oferecem uma alternativa leve e baixa em calorias.

Como fazer meu gato perder peso - Passo 2
3

Além disso, é recomendável distribuir a comida do animal em 2 ou 3 vezes ao dia e não deixar comida à disposição; no princípio você verá que ele se queixa e pede mais comida, mas não ceda e habitue-o a comer de forma regular, mas descontínua. Também é essencial não dar sobras de sua comida ou prêmios, pois são opções muito calóricas que são desaconselhadas para gatos nesta situação.

Como fazer meu gato perder peso - Passo 3
4

Uma dica para que o animal não tenha muita fome no início da dieta é optar por alguns truques como, por exemplo, misturar a ração com água; isto fará com que a comida inche e que o gato tenha uma maior sensação de saciedade comendo a mesma quantidade. Para fazer isso, você terá de misturar a ração com água meia hora antes de dar a comida, assim fará com que a ração esteja seca, mas inchada e que o felino se sinta mais satisfeito após comer.

5

Mas você não deve alimentá-lo apenas com ração, pois, de fato, é recomendável que a sua dieta contenha também comida úmida, já que seu valor calórico é muito menor que o da ração e a qualidade do alimento é também muito melhor. Este tipo de alternativa é rica em água, de modo que consegue que o gato se sinta mais satisfeito sem que seja necessário ingerir grandes quantidades; também é recomendável para um gato com sobrepeso, pois é maior a porcentagem de proteína que de carboidratos.

Além disso, este tipo de comida também ajuda a hidratar a pele do animal que, com a dieta, tende a ficar mais seca e escamosa (por isso é comum que os gatos tenham caspa quando começam a reduzir o seu consumo de alimentos).

Como fazer meu gato perder peso - Passo 5
6

Do mesmo modo que é importante revisar a alimentação também é essencial estabelecer umas regras de exercício físico que ajudarão o gato a queimar mais calorias. Brincar com ele ou comprar alguns brinquedos que fomentem a sua atividade é a melhor forma de conseguir que se mexa e que possa ter uma vida mais saudável.

Entre os melhores brinquedos para gatos destacamos as árvores trepadoras, uma luz de laser projetada na parede que chame a atenção dele, colocar ratos de brinquedo pela casa ou uma vara de pescar com uma pena na extremidade. Todas estas opções são perfeitas para que o animal esteja entretido ao mesmo tempo que queima calorias.

Como fazer meu gato perder peso - Passo 6
7

Você também deve observar alguns fatores externos que podem fazer com que o animal tenha mais fome e, por isso, tenha tendência a engordar. Um gato estressado costuma comer bem mais e de forma muito rápida por medo de ficar sem comida ou pela simples ansiedade pela comida, de modo que procure um meio relaxado e tranquilo para que ele possa ingerir a sua dieta sem nenhum tipo de sobressalto.

Outro fator a ser considerado é a temperatura na qual vive já que quando faz frio o animal precisará de mais calorias para combatê-lo, mas se, pelo contrário, ficar bem e confortável com o clima, não precisará de energia extra e, portanto, não terá o instinto de comer mais.

Como fazer meu gato perder peso - Passo 7
8

Se após fazer todas estas mudanças na rotina do seu animal você vir que ele continua sem perder peso, em umComo.com.br recomendamos que procure um veterinário, pois talvez exista algum outro problema que faça com que o felino apresente este peso. Também aconselhamos que, antes de começar a mudar os seus hábitos de vida, conte primeiro com a opinião do veterinário que ajudará você a determinar a dieta a ser seguida, bem como o programa de exercícios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu gato perder peso, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer meu gato perder peso

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer meu gato perder peso
1 de 7
Como fazer meu gato perder peso

Voltar ao topo da página