Partilhar

O que fazer se meu gato se perder

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer se meu gato se perder

Seu gato se perdeu? Antes de mais nada, calma. Ainda que seja uma situação muito estressante para você, a verdade é que há alguns gatos que tendem a escapar de casa para dar uma volta pelos arredores e, assim, cumprir com seu instinto de gato selvagem. Há muitos fatores que podem fazer com que um gato fuja de casa mas, ao ser um animal doméstico, o mais certo é que queira voltar quando tiver fome ou sono, assim, não desespere e tente manter a cabeça fria. Neste artigo de umComo vamos explicar o que fazer se um gato se perder para que tenha em conta alguns conselhos que poderão servir de ajuda para poder encontrar o seu melhor amigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu gato perder peso
Passos a seguir:
1

O primeiro conselho que podemos dar a você caso seu gato se tenha perdido é que mantenha a calma, esta é a única forma de poder pensar com clareza e seguir os passos necessários que ajudarão você a encontrar o animal ou a fazer que volte para casa. Se estiver muito nervoso, só vai sentir-se mal e ser pouco eficaz, por isso fique calmo, respire e lembre-se que os gatos podem escapar porque estão no cio, para brincar ou porque algo de fora lhes chamou a atenção (uma mosca, um inseto, outros animais, etc.).

Não se culpe e pense que o gato simplesmente está seguindo seus instintos mas que, ao se tratar de um animal habituado a viver em casa, mais cedo ou mais tarde quererá voltar para comer, beber água e dormir.

2

A primeira coisa que deve fazer se perdeu seu gato é procurá-lo em casa. Não seria a primeira vez que alguém acha que o animal escapou e, na realidade, está dormindo descansadamente dentro de um armário ou no cubo da roupa suja, assim, procure bem por sua casa para se certificar que não está escondido em algum canto. Em umComo contamos a você por que um gato se esconde para que entenda o motivo pelo qual estes animais costumam se esconder nos menores cantos.

O que fazer se meu gato se perder - Passo 2
3

Se verificou que não está em sua casa, então chegou o momento de começar a procurar fora. O melhor é sair de casa com a lata úmida que sempre come ou o pedacinho de fiambre que lhe dá de vez em quando como prêmio; chame-o repetindo seu nome e mexendo na comida para que possa cheirá-la melhor. Este é um bom truque para fazer com que o animal volte ao chamado do alimento.

Enquanto estiver na rua, recomendamos que você que olhe para cima (árvores, luzes, parapeitos de janelas, etc.) mas, também, para baixo (debaixo dos carros, entre o matagal, etc.) pois, como já dissemos, os gatos costumam se esconder em momentos de medo ou estresse, e talvez seu gato esteja escondido e não seja fácil de encontrar. Chamando por seu nome e com sua comida favorita será mais fácil que saia dali onde estiver e vá até você.

O que fazer se meu gato se perder - Passo 3
4

Se continua sem o encontrar, o seguinte passo é começar a dizer à comunidade e a todos os amigos que conhecem o seu gato. A primeira pessoa à qual deverá ligar será seu veterinário pois pode acontecer que alguém o tenha encontrado pela rua e o tenha levado à consulta ou avisado o médico, assim, contate-o e todos os da sua região para que estejam a par desta situação.

Também pode usar as redes sociais para explicar aos seus amigos e familiares que o gato se perdeu distribuindo uma imagem com o nome do animal e seu número de telefone, peça que as pessoas compartilhem esta informação. Pergunte aos vizinhos se o viram e peça para estarem atentos, além disso deve entrar em contato com os abrigos de animais. Que todo mundo esteja a par é muito recomendável para, assim, poder encontrá-lo o quanto antes.

O que fazer se meu gato se perder - Passo 4
5

Pense que os gatos são animais com um forte sentido de olfato, assim, uma ótima ideia para encontrá-lo é colocar sua caixa de areia na porta da sua casa (sobretudo tente que a caixa de areia não esteja limpa pois, assim, terá seu rastro); deste modo, conseguirá que se o animal se perdeu, possa encontrar o rastro e voltar para casa. Se é de noite ou acabam de se mudar para a casa, é provável que o animal ande um pouco distraído e não saiba regressar, assim, chamar sua atenção com cheiros seus é muito recomendável para que possa voltar são e salvo.

6

O seguinte passo a fazer no caso do seu gato se perder é pendurar cartazes no seu bairro, especificando neles informação importante para que as pessoas possam ajudar você a encontrá-lo. O que deve incluir neste cartaz?

  • Uma imagem recente do gato.
  • O nome do animal para que as pessoas possam chamá-lo.
  • Seus dados de contato: Nome e telefone (o endereço não é obrigatório).
  • Recompensa (opcional).

Tente distribuir estes cartazes pelas ruas mais próximas de sua casa, bem como deixá-los em estabelecimentos próximos que farão que todos os vizinhos do bairro estejam alertas do ocorrido.

O que fazer se meu gato se perder - Passo 6
7

Se caiu a noite e o animal não regressou para casa, será necessário sair para procurar de novo. Pense que, por instinto natural, os gatos caçam à noite e, por isso, serão as melhores horas para conseguir encontrá-lo já que ele estará acordado e muito alerta. Terá que sair novamente com uma lata de comida que cheire e passear pela rua chamando; se ele não responder, deixe a lata à sua porta, janela ou varanda para que possa regressar a casa.

8

Outro dos aspectos que terá que ter em conta é que se mudou de casa recentemente é provável que o animal tenha se desorientado e tenha ido à sua antiga casa ou esteja circulando por essa zona; assim, vá até lá, encha as ruas de cartazes e pergunte aos vizinhos. Talvez o animal esteja por ali sem saber regressar à sua nova casa e precise de você para voltar.

9

Para evitar que seu gato fuja de casa e viva uma situação tão angustiosa como esta, é importante seguir algumas regras com as quais ficará bem mais tranquilo. Em primeiro lugar, vale referir a importância de colocar um chip identificativo em seu gato que contenha seus dados pessoais para que, no caso de perda, possam entrar em contato com você. Também é importante que use uma coleira para que as pessoas que o vejam pela rua e saibam detectar, de imediato, que se trata de um gato doméstico e não um de rua e, assim, irão oferecer-lhe a ajuda que precisa.

Depois, terá que seguir outras regras que podem ajudar você a não viver mais esta situação:

  • Não o deixe sair de casa: coloque grades nas janelas ou mosquiteiros que evitarão sua saída e mantenha as janelas fechadas. Mudar o hábito de sair à rua é fundamental para que o gato não se perca mais.
  • Esterilize-o: os gatos esterilizados não têm tantas tentações em escapar para procurar um companheiro de cópula, assim, é uma boa maneira de evitar que fuja.
  • Cuide bem dele em casa: se o animal está bem cuidado, com comida e água, com carinhos e atenções, não terá vontade de fugir de casa, assim, cuide dele como merece, brinque com ele e encha-o de atenções para que esteja feliz com você.
O que fazer se meu gato se perder - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato se perder, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu gato se perder

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer se meu gato se perder
1 de 6
O que fazer se meu gato se perder

Voltar ao topo da página