Partilhar

Como fazer o cachorro aprender o nome

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como fazer o cachorro aprender o nome
Imagem: whole-dog-journal.com

Uma das primeiras coisas que todo o dono deseja conseguir é que o cachorro aprenda seu nome. Este passo é fundamental e essencial para treinar o nosso animal e conseguir que obedeça, pois se seu melhor amigo não sabe que está falando com ele como poderia obedecer suas ordens? Apesar de que todos devemos, mais cedo ou mais tarde, dedicar-nos a esta tarefa, é importante lembrar que a paciência e a constância são fundamentais para cumpri-la com sucesso. Em umComo.com.br damos a você algumas sugestões para que descubra como fazer o cachorro aprender o nome de forma eficiente.

Também lhe pode interessar: Os 10 nomes de cachorro mais engraçados
Passos a seguir:
1

Antes de começar a adestrar seu cachorro é muito importante considerar algumas sugestões fundamentais para escolher o nome do cachorro e conseguir que o animal responda mais facilmente. Lembre-se ainda que quanto mais cedo começar a treinar o cachorro, melhor, deste modo conseguirá que comece a responder a ordens simples desde as suas primeiras semanas de vida.

2

Para fazer com que um cão aprenda seu nome é fundamental que o animal estabeleça um contato visual com você e responda a uma ordem simples. Quando tiver conseguido isto, tenha a certeza de que o animal associa essa palavra consigo, respondendo sempre a ela.

Pode parecer fácil, mas conseguir isto requer sessões de adestramento contínuas. O melhor é realizar sessões de 10 a 20 minutos todos os dias, desse modo consegue manter a atenção do animal sem que ele se canse e sem que perca a paciência.

3

Para que um cachorro aprenda seu nome deve treinar em um lugar com poucas distrações e perto de você. O espaço deve ser tranquilo, por exemplo dentro de casa; para o treinamento tenha à mão bolachas para cães. Você pode usar meia bolacha para compensar o animal pouco a pouco.

As instruções são simples:

  • Estando a uma distância de no máximo 50 centímetros, chame seu cão pelo nome quando ele não estiver olhando. Faça-o as vezes que forem necessárias.
  • Quando olhar para você deixe ele saber que fez o correto, dizendo por exemplo "bem" ou "muito bem".
  • Depois dê a metade de uma bolacha. Este é o primeiro passo para que o cão entenda que responder a esse som traz uma recompensa.
Como fazer o cachorro aprender o nome - Passo 3
4

Você deverá ensaiar o adestramento sem distrações várias vezes para garantir que o animal começa a relacionar seu nome com algo positivo, respondendo ao chamado. À medida que os dias avancem você deverá gerar distrações para ver como o cão responde ao seu nome em um ambiente não tão controlado.

Por exemplo, pode começar a fazer isso com a televisão ligada, com um obstáculo no meio ou com um amigo ou familiar caminhando entre seu cão e você. Se você tiver jardim também pode praticar lá fora e ver como o animal reage. Quanto maior a distração melhor deve ser o prêmio se o cão responder ao seu nome.

Lembre-se que é fundamental que seu cão possa responder ao seu nome em um ambiente barulhento e cheio de distrações, pois quando o levar para passear na rua assim será o espaço por onde andarão e deve ter a certeza de poder controlar o animal.

5

Nunca chame seu cão pelo seu nome quando estiver fazendo algo errado. Se fizer isso o cão entenderá que esse som vem com uma bronca ou um castigo, portanto não responderá ao chamado no futuro.

Durante a fase de adestramento, o cão deve entender o seu nome como algo positivo, compreendendo que se responde a ele será compensado com algo bom. Caso contrário, o processo será bem mais lento e difícil.

Se fizer algo errado, por exemplo morder um móvel, simplesmente afaste seu focinho do objeto e diga de uma forma firme e forte, NÃO! Pouco a pouco entenderá o significado de "não" e saberá que fez algo errado, e tudo isso sem a necessidade de mencionar o seu nome. No nosso artigo como dar bronca no cachorro explicamos para você o modo correto de chamar a atenção de seu animal.

Como fazer o cachorro aprender o nome - Passo 5
6

Além disso é conveniente que durante o adestramento recompense sempre seu cão quando responder ao seu nome, e que não o chame a não ser que seja necessário. Só use o nome do cão quando quiser que ele venha a você, e não para qualquer coisa, ou o animal perderá a associação do som e será difícil de recuperar. Esta advertência é importante principalmente se tem crianças em casa, já que todos na família devem participar ativamente do treinamento do animal.

Este procedimento pode ser realizado tanto com filhotes como com cães adultos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro aprender o nome, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer o cachorro aprender o nome
Imagem: whole-dog-journal.com
1 de 3
Como fazer o cachorro aprender o nome

Voltar ao topo da página