Partilhar

Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas

Um dos problemas mais habituais que os donos dos cães enfrentam é que os animais podem tornar-se em destruidores profissionais de sapatos, móveis, brinquedos infantis, cabos, plantas, tudo o que está no seu caminho pode ser mordido, o que se torna numa situação bastante difícil de controlar. São muitas as razões que podem fazer com que o animal aja assim, por isso em umComo.com.br esclarecemos-lhe a situação e damos-lhe dicas para que descubra como evitar que o seu cachorro morda as suas coisas.

Passos a seguir:
1

O cachorro pode morder as suas coisas por diversos motivos: sente-se ansioso porque passa demasiado tempo sozinho, está aborrecido por falta de atividade ou por solidão, tem demasiada energia acumulada e está muito hiperativo ou em casos mais específicos tem dores ou sente desconforto nas gengivas. Cada caso requer uma solução diferente.

2

Durante os primeiros 6 meses de vida é normal que o seu cão morda as coisas, não porque é um cachorro, mas sim porque é igual aos bebes humanos e sente desconforto nas suas gengivas. Nesse caso, deverá comprar brinquedos especiais para aliviá-lo, certificando-se que são adequados ao seu tamanho, aqueles com som são os que mais gostam.

3

Nesta fase é muito importante que lhe dê brinquedos e que o animal associe que essa é a forma de obter alívio e se divertir. Nunca lhe dê um sapato velho ou um objeto seu pois o cão pode não diferenciar o objecto velho do novo e pensará sempre que as suas coisas são para morder e se divertir.

4

Como acontece em qualquer processo de treinamento é importante vigiar o animal e se o apanharmos a morder por exemplo um cabo em vez de um brinquedo seu, devemos dizer-lhe de forma firme não, um simples não. Leve-o para outro sítio e dê-lhe o brinquedo, com tempo e perseverança, o cachorro associará que para morder é o brinquedo e não outra coisa.

5

Se o seu cachorro passa muito tempo sozinho em casa é provável e inclusive normal que se dedique a explorar e a mordiscar: paciência, violência física ou irritar-se não servirá de nada. O melhor é em vez de o deixar todo o dia sozinho, que dê um bom passeio em que o cachorro possa correr muito e queimar energias para diminuir a ansiedade e regressar cansado a casa.

6

Se se trata de um cão que tenha mais de um ano e que tenha começado repentinamente a morder as coisas, é possível que o animal não se esteja a exercitar o suficiente e é por isso que se sente aborrecido. Os animais de estimação necessitam de exercício sobretudo os cães grandes, e 5 minutos não é suficiente, deve dar-lhe pelo menos 30 minutos de distração diária.

7

Nesse tempo devem brincar juntos, correr, ir buscar e trazer os objetos. Se gosta de correr e exercitar-se ao ar livre, leve o seu cão consigo, assim conseguirá fazer duas coisas ao mesmo tempo e compartilhar juntos. Não se esqueça que o seu animal deverá ter os seus brinquedos, para quando passar tempo sozinho em casa.

8

Se apesar dos longos passeios, o gasto de energia, a atenção e muitos brinquedos, o seu animal continua a morder as coisas (especialmente se é adulto) deverá levá-lo ao veterinário, pois o seu cão poderá estar a passar por uma fase de nervosismo e ansiedade, lembre-se que os animais de estimação são mais parecidos conosco do que aquilo que imaginamos.

9

É importante ser paciente, consistente no treinamento, mas entender também que os animais de estimação precisam e merecem exercitar-se e desfrutar do ar livre pela sua saúde e bem-estar, por isso é importante dedicar tempo a ele, assim conseguirá que as suas coisas e a sua casa não sejam o alvo do seu tédio e da sua energia acumulada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Os hábitos dos animais de estimação podem mudar, mas exige tempo, paciência e dedicação da nossa parte.

Escrever comentário sobre Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Héllen
Me ajudou muito a esclarecer, tenho uma filhote de Fox Paulistinha e qualquer objeto que cai no chão vira vítima dela! Ela tem muita energia, e além de morder objetos ela gosta de brincar com os gatos.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Héllen, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Márcia Silva
Desconfio que minha cachorra é deficiente mental, pois os animais tb podem apresentar todas as doenças humanas. Ela foi adotada da rua quando já tinha um ano e não consegue aprender nada, destruiu tudo o que estava à sua frente, até minha moto e tem olhar de deficiência mental. Não é preconceito, apenas constatação. Não sei mais o que fazer, já estou disposta a dar um fim nessa situação, pois não aguento mais......Não há motivo para ela agir assim, pois mora em uma chácara com muito espaço, carinho, comida, banhos, remédios, ou seja, bem tratada, tem mais três cachorros juntos, todos amigos (são tres cadelas é um cachorro, todos castrados), e estamos sempre presentes pois somos aposentadas.
valdeny
o que fazer, para que minha cadelina pare de rasgar coisas, esta rasgando a propria cama, ela ja tem varios brinquedos, porem nao intressa pelos mesmos. Ela tem 7 meses
Marilene
Muito bom, na verdade o meu cachorro tem 4 meses e fica sozinho a maior parte da tarde, não tem como brincar com ele sempre. acho que é por isso, espero melhorar com o tempo. Vou seguir as dicas aqui colhidas e ver o resultado, quem sabe!.....rsrsrsrs não pretendo me desfazer dele apesar de ser de raça não definida ele é lindo e ruim feito um cão, tem mais energia que qualquer energético...rsrsrsrsrsrsrs
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Marilene, se ele tem muita energia convém que perca um pouquinho de tempo brincando e passeando com ele todos os dias, para ele libertar essa energia. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte com o seu cachorrinho :)
ellen
minha cachorra depois de velha esta puxando as minhas roupas da corda, para deitar e entra na minha varanda sujando tudo com pelos, sendo que a um tempo antes ela não entrava. Será que ela esta caduca?
Tania Lessa
Tenho uma vira lata que peguei na rua com 1 mês agora está com 7 meses, já tomou vacinas. só que ela é muito agitada fica pulando em cima da gente o tempo todo, mordendo e arranhando nossos braços, rasga tudo que vê pela frente, pega minhas roupas da corda e tudo que tiver a vista, não sei mais o que fazer.

Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas
Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas

Voltar ao topo da página