Outros cuidados animais de estimação

Como funciona o microchip em animais

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 5 agosto 2019
Como funciona o microchip em animais
Imagem: imgkid.com

O microchip para pets é um pequeno dispositivo de vidro cirúrgico do tamanho de um grão de arroz. O seu circuito eletrônico garante a segurança do seu animal, podendo ser determinante em algumas situações. É um recurso que tem ganho cada vez mais importância para os donos de cachorros, gatos, cavalos e outras espécies pois pode ser útil no caso de fuga ou roubo do animal. Se o seu animal se perder e alguém o encontrar, é possível identificar a morada e o contacto do dono para que ele possa voltar a casa com segurança. Cada chip tem um código exclusivo que não pode ser alterado, para que o seu amigo possa sempre voltar à respetiva casa. Para saber como funciona o microchip em animais, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Quando levar o filhote ao veterinário

Passos a seguir:

1

O microchip armazena um código que providencia as informações de contacto do dono do pet. Dessa forma, ele pode ser identificado com facilidade através de um scanner portátil que reconhece o código.

2

Para fazer o registro do microchip, é necessário procurar a companhia responsável para inserir os seus dados no sistema. Esta informação deve estar sempre atualizada no caso de alteração de morada ou telefone.

Nota: De nada serve colocar microchip no animal se existir falta de informação ou dados errados.

3

Algumas pessoas acham que a identificação na coleira é suficiente para manter o animal seguro. Infelizmente, existem pessoas desonestas que usam esta informação para conhecer o nome do pet e ganhar a sua confiança no caso de furto.

Assim sendo, prefira combinar as duas opções: coleira identificativa com contacto e microchip. Dessa forma, você tem mais chances de encontrar o seu pet.

Como funciona o microchip em animais - Passo 3
4

O microchip é obrigatório em alguns países. No Brasil, só existe essa obrigatoriedade em alguns estados. Nos demais, apenas é necessário colocar chip em animais de raças perigosas e animais exóticos. Mesmo que não exista obrigatoriedade no seu estado, muitos donos de animais jovens ou idosos estão aderindo à colocação do chip para garantir a sua segurança.

5

O procedimento é simples e rápido e quase indolor, assemelhando-se a uma injeção sem quaisquer tipos de desvantagem para a saúde do animal. O pequeno chip é aplicado no animal com um seringa própria para o efeito, sem necessidade de anestesia ou sedação. O dispositivo é pouco maior que um grão de arroz. A colocação pode causar um ligeiro desconforto, mas nada de preocupante.

O local padrão para a colocação do microchip é o lado esquerdo da nuca, mas o objeto pode migrar para outra parte do corpo. Essa ocorrência é bastante comum, e não apresenta perigos para o animal.

Como funciona o microchip em animais - Passo 5
Imagem: petsnmore.org
6

A aplicação do microchip pode ser feita a partir do décimo dia de vida do animal. No entanto, o ideal é colocá-lo junto com a vacinação múltipla, por volta dos 3 meses de idade. O chip dura a vida toda do animal, sendo necessário aplicar apenas uma vez.

7

Apesar do uso deste recurso ser mais comum em gatos e cachorros, é possível fazê-lo com coelhos, ratos, peixes, aves, bois, serpentes, cavalos e até morcegos.

Se adotar um animal, procure saber se ele já foi chipado. Caso ele já tenha sido, busque a companhia responsável pelos registros para alterar as informações de contacto do proprietário.

8

O uso de microchip é muito importante para evitar o aumento de animais abandonados ou perdidos em abrigos e ruas. Chipar o seu pet pode evitar que ele acabe num abrigo ou mesmo nas ruas, por isso procure fazê-lo assim que possível.

O preço do microchip varia entre os R$ 50 e R$ 100. Esse valor é muito baixo considerando o sofrimento causado por perder o seu fiel companheiro!

Como funciona o microchip em animais - Passo 8
Imagem: vetrica.com
9

Agora que já sabe como funciona o microchip em animais, não deixe de dar uma olhada nesses artigos para saber como cuidar do seu pet:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o microchip em animais, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: imgkid.com
Imagem: petsnmore.org
Imagem: vetrica.com
1 de 4
Como funciona o microchip em animais