PARTILHAR

Como superar a morte de um animal de estimação

Como superar a morte de um animal de estimação

Não importa a idade, encarar a perda de um animal de estimação é uma das experiências mais difíceis que alguém pode viver... mas quando existem crianças as dificuldades aumentam ainda mais, pois algumas vezes sua relação com a morte pode ser distante. Se na sua família estão passando por esta situação, em umComo.com.br queremos ajudar oferecendo alguns conselhos para que consigam superar a morte de um animal de estimação.

Passos a seguir:
1

É necessário saber que o luto tem um tempo determinado em cada pessoa e, dependendo do tempo que tenha convivido com o animal e dos seus vínculos, pode demorar mais ou menos tempo em superá-lo. Em qualquer caso não há pressa nem nenhuma norma sobre isso.

2

Se for o animal de estimação de uma criança é necessário explicar à ela o que aconteceu, fazê-la entender que assim como as pessoas, os animais também têm um ciclo de vida, e que chegou a vez do nosso amigo. Dizer que ele foi para um lugar melhor e que agora está tranquilo e feliz, apesar de parecer um clichê, pode ajudá-la a se sentir melhor.

3

É importante deixar brotar seus sentimentos e não cair na negação: o luto deve ser vivido como tal, não tema fazê-lo porque ele foi seu animal. Se sentir a necessidade de sair da cidade, viajar ou se distrair, faça-o sem hesitar.

4

Quando se trata de crianças é importante que elas entendam certas coisas, por exemplo que a morte é parte da vida, que nem eles nem ninguém é culpado por isso, que a raiva não é necessária e que a tristeza que agora sentem também passará e será substituída pelo amor e pela lembrança dos bons momentos que viveram juntos.

5

As pessoas que viveram durante anos com seu animal de estimação precisam, algumas vezes, fazer um ritual de despedida. Isso é muito recomendável, não tema honrar seu animal da forma que considerar necessário.

6

Tanto no seu caso como no de uma criança é importante se manter distraído para não permitir que a tristeza e a depressão nos invadam. Apesar de que a saudade tem seu momento é necessário se esforçar para superá-la.

7

Não é recomendável substituir seu animal logo em seguida, pois parte do processo do luto é assumir que esse animal já não existe. Muitas vezes as pessoas decidem não ter outro animal, e em outros casos, com o tempo elas dão as boas-vindas a um novo amigo, tudo depende da personalidade e do sentimento de cada um.

8

Se você se sentir muito afetado pelo desaparecimento de seu animal, ou algum membro de sua família estiver sofrendo muito, não duvide em ir a um especialista que possa ajudá-los a canalizar os sentimentos e superar a perda.

9

Caso você tenha de comunicar a morte do seu pet a alguém igualmente próximo do animal, confira esse artigo para saber o que falar quando o cachorro de alguém morre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a morte de um animal de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
wilson
Tenho 56 anos e de julho até final de setembro perdi meus 2 gatos , um com 16 anos e o outro com 14 anos . Os 2 com problemas renais , estou muito para baixo e meio sem rumo . Superar a perda estou tentando com outras distrações mas não passa. Não temos filhos o que tem agravado ainda mais a situação da perda, me sinto com um punhal fincado no peito. Perdi justamente os dois que disputavam pelos meus afagos , os vinham me receber no portão quando chegava do serviço . Triste muito triste .
A sua avaliação:
Trielly
Eu tinha uma cachorra de porte grande, ela era perdigueiro com viralata, o nome dela era Jade e era a filha que eu tanto amava. Ela morreu de câncer depois do meu vizinho bater muito nela só por ela ter fugido um pouco de casa ( oq nunca acontecia) foi triste, mas superei, e isso foi ano passado, hoje tenho uma viralata com o nome de Minhoca. Eu a amo muuuituh. Claro, não substitui a Jade, mas eu a amo e é isso o que importa. Mas eu acho MUITOOO sofrimento para uma garota do 6° ano. Bom, por mim, essa publicação me ajudou sim a superar. Agora, quando me lembro dela, não fico triste, mas sim feliz pois se tenho saudades, é porquê eu a amava e tivemos momentos bons.
Obrigada por tudo, umCOMO♥
A sua avaliação:
mariberesilva@hotmail.com
Como de costume me levanto às 5 Horas da manha para trabalhar ( eu sou apresentadora de TV e criativa de todos os conteúdos do Programa infantil desde as estórias aos guiões. A essa hora antes de dar inico à minha rotina de escrita, vou regar o meu jardim. apercebi-me que o meu cachorrinho latia e fugia. aproximei-me à tenda Jardim e identifiquei um gatinho castanhinho na almofada da cadeira e um pretinho no chão ensanguentado. a Mãe fugira. Cuidei deles coloquei numa caiximha bem agasalhados, pois a mãe aparecia mas não os levou durante dois dias, dei-lhes leite com um frasquinho de gotas para os olhos, chucharam bem, terceiro dia e a mãe sumida. Tanto esforço pesquizei na net o que fazer, para nada... morreram. Partiu meu coração, senti-me impotente, partiu meu coração nem deu tempo de os levar ao veterinário, calhou num feriado prolongado de 15 a 17 setembro 2017. Estou deprimida não paro de chorar, se os tivesse colocado numa caixa fora do meu quintal talvez a mãe os levasse. Eu já os imaginada grandinhos. Não é fácil cuidar de gatos recém nascidos, o melhor é deixa-los num lugar pratico para que a mãe os recupere foi o que aprendi com esta experiencia.
camila valloy
Gente perdi minha Lola a dois dias ja nao sei o que faço pois pra mim era a melhor companhia infelizmente perdi ela pra uma doença maldita parvovirose quando ela adoeceu morreu cacei tratamento mas infelizmente nao teve jeito... Ela foi uma princesa pra mim desde que chegou aqui nunca dormim longe dela... Agora já não sei como superar sua morte ela viajava comigo era uma pincher tão pequena que estava dentro da minha blusa quando sentia frio... Não consigo mais morar na mesma casa obrigada pela atenção
João
Força Amiga é muito duro já passei pelo mesmo com o meu Putchi que tive 15 anos a dormir aos meus pés, passei muito tempo que parecia ouvir ladrar de noite, as vezes até parecia velo, com o tempo a dor vai desaparecendo e fica a saudade e os momentos bons que lhe deste e que passaram, por mais que se diga só quem passa por isso é que sabe bem do que se fala, só te posso dizer para teres coragem e força durante uns tempos que a dor vai adormecendo e mais tarde vais falar dela com muita saudade e ao mesmo tempo alegria do que passaram juntas,podes ler o meu post da altura para perceberes como foi duro depois do que passei com ele. Força Amiga
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Grata pelo seu depoimento valeu :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Camila! Sinto muito a sua perda e acredito que esteja sofrendo, mas com o tempo tudo vai melhorar você vai ver. Já pensou em arranjar outro cãozinho?
Marcelo Marya
Sara, parabens pelo artigo. Perdemos nosso amigo, um gato que convivia conosco ha 4 anos. Infelizmente foi envenenado com "chumbinho" e como no relato do Patrick, nao pude honrar nosso amigo, porque uma vizinha chamou um lixeiro para leva-lo do local. Alem da insensibilidade, preocupar-se com o cheiro, sem avisar o seguranca do condominio e nao procurar se tinha dono (ele tinha coleira e era identificado), e uma falta de respeito total a vida e a Natureza. Perder um amigo de morte natural ja e dificil, imagine saber que foi envenenado, sofremos ainda mais. Inclusive, ha relatos de outros gatos e ate caes envenenados. Fui morar em condominio pois acreditei que teriamos mais seguranca e qualidade de vida. Ledo engano. Vou tomar as medidas cabiveis e denunciar no 181, pois isto foi crime e deve ser tratado adequadamente. Fato ocorrido no condominio New Ville em Santana de Parnaiba.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo! Lamento desde já a sua perda, infelizmente ainda existem pessoas a fazerem este tipo de atos. Espero que com a sua história consiga sensibilizar algumas pessoas.
Victor
Perdi minha cadelinha de pouco mais de um ano ontem, atropelada. Ela se chamava Laila, era uma vira-latinha mas eu a amava muito. A dar da perda está muito forte. Pior mesmo está sendo para minha mãe, que ficava com ela o dia todo, era o xodó dela. Está muito difícil saber que nunca mais a verei! Obrigado pela matéria, foi muito consolador.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Victor, muito obrigada pelo seu comentário e força!
Henrique
Lindo artigo... perdi meu Toquinho fazem 3 dias. Estava com síndrome de cushing, muito debilitado, e ainda por cima descobrimos 3 tumores. Estava sofrendo muito. Demos um descanso merecido a ele, mas não está sendo fácil lidar com a dor e o vazio. Foram 11 anos de muito amor e companheirismo. Por favor alguém diz se essa dor vai embora? Por que parece que não vai terminar NUNCA. Uma angústia sem igual... Não sei o que fazer ''/ Preciso de ajuda.... Toquinho, te amei muito e vou te amar pra sempre... me consola saber que não está sofrendo mais e que viveu muito feliz. Pra sempre, meu grande amigo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Henrique, lamento muito a sua perda! Força nessa luta!
Patrick
Ola, entendo a sua dor. Minha gatinaha morreu atropelada há 6 dias. Ela fugiu de casa e eu a fiquei procurando por 4 dias, até que um gari me disse que ela tiha sido atropelada, não conseui nem ao menos me despedir. Nem pude pega-la para enterrar e nem nada, simplsmente sai para trabalhar sem saber que não a veria mais. Estou muito triste e arrasado, como muito sentimento de culpa. Fico me perguntando por que não fiz uma tela no muro, por que isso e por que aquilo. ´Sinto um pouco que a culpa foi minha. Não sei o que fazer... para onde olho em casa vejo a sua carinha...
Lah
Minha cadela tbm morreu ateopelada,dia 18-12,e estou sofrendo muitoo e o pior de tudo é que eu vi a cena,e toda hora vem em minha mente! Foi horrivel
gostos de gatos
eu ja perdi mais de 20 gatos amava todos e triste ate hoje nao consegui superar metade foi por veneno algum morreram atropelado outros foram embora e triste isso todo dia lembro deles se eu pudesse voltar no tempo eu mudaria a vida deles nao deixaria eles morrer porque e muito triste a perda todo dia fico triste e olha que ja tenho depressao penso em suicidio todos os dias agora que ja perdi um tanto fica cada dia pior fazer o que e a vida e dificil superar a morte de seu animal de estrimaçao ! para mim era mais que um simples gato
karen
Olá, tenho 3 ratos de laboratório , elas são minhas vidas me ajudaram a passar por momentos muitos difíceis, porém amanha terei de sacrifica-las, pois todas estão com tumor o que vem atrapalhando seu desenvolvimento e também suas atividades, mesmo sendo só amanha as lagrimas já caem , aquela dor no peito fica cada vez mais forte, estou no fundo do poço, estou passando por um situação muito difícil, elas eram minhas companheiras, meu porto seguro, quando estava triste apenas pegava-as e deitava em minha cama elas brincavam um pouco comigo me faziam rir e após isso dormiam em meus braços como se fossem um criança. Foram os 3 melhores anos da minha vida, as vezes me puno por ter de fazer a eutanásia talvez elas ficassem mais tempo, apesar de estarem sofrendo muito. Não sei mais o que fazer .
Joao
Olá tive o meu Putchi 15 anos e passava horas a fio na barriga do meu sogro no ultimo ano e meio de vida deste com cancro, foi o meu melhor amigo durante 15 anos passei fazes muito difíceis durante a vida e sempre esteve lá podes ver o meu post. Para sofrerem mais vale avançar, pensa que não o fazes vão sofrer e vais sofrer ainda mais e no final acabam na mesma por não durar muito mais, vai ainda ficar mais triste por os ter feito sofrer ainda mais. Vai ser muito duro durante uns tempos mas depois acabas por pensar no que passaste de bom com eles e vais-te sentindo melhor aos poucos,espero que ultrapasses o melhor e mais rapido possivel esta situação,bjs
Yumi
Tenho duas gatinhas mãe e filha amo minhas gatinhas, mas sempre tive vontade de ter um gatinho amarelo tigrado, foi quando no domingo retrasado, eu o vi para doação, fui direto nele, eu o escolhi e ele me escolheu ,quando o peguei no colo ele começou a ronronar, , tão pequeno e tão frágil parecia ter no máximo 1 mês de idade, estava todo sujinho, cheguei em casa dei um banho nele, no dia levei no veterinário, o veterinário disse que eu podia deixar em um ambiente separado se caso tivesse algum vírus deixar separado das minhas gatinhas, então quando estava ausente eu deixava no banheiro com tudo que precisava, pq tb tinha medo das gatinhas ataca-lo, e estava dando vermifugo pra ele, não oque deu errado, ele era miito carinhoso só queria colo e quando não estava no colo estava sentado no meu pé, em 4 dias me apeguei muito ao gatinho, na quinta ele ficou molinho, levamos ao veterinário, ficou internado na sexta morreu, fiquei arrasada, e na sexta minha pretinha começou a ter sintomas parecidos( vômito, e diarréia), fiquei muito preocupada liguei pro mesmo veterinário que cuidou do amarelinho, e disse que eu tinha que levar a pretinha com urgência. Foi quando passamos num pet Shop e o homem do pet Shop muito receptivo, explicamos a situação da preta, e fomos orientados a não dar comida por algumas horas, e depois dar soro caseiro, fizemos isso e ela melhorou, fiquei muiito contentecom a rerecuperação dela, mas fiquei muito triste e revoltada com a clínica que o amarelinho morreu, porquê paguei oque não podia e mesmo assim ele morreu, e eles não me deram uma dica útil, sendo que depois uma dica salvou a vida da minha gatinha, agora me pego sempre pensando no amarelinho e choro muito
Letícia
Meu amiguinho Sansão faleceu hoje. Já tinha 10 anos e morreu por causa de um problema no coração. Tá doendo muito, ele estava com a gente há 9 anos. Não consigo parar de chorar, eu já sabia que podia acontecer porque eles estava doente, mas não esperava que fosse agora. Ainda não consegui aceitar que ele se foi, tá muito difícil. Espero que com o tempo eu consiga me lembrar dele sem ficar tão triste.
João
É Duro Amiga e vai demorar o seu tempo, vá lembrando os momentos bons e chore a vontade sem problema algum pois faz bem aliviar o que se sente, apenas posso dizer que devagar vai ultrapassando a situação,força um bj grande.
João
É Duro muito duro,perdi meu Putchi esta semana um york de 15 Anos,em casa estamos destroçados pois era o nosso menino, o choque foi tão grande que a minha Esposa adoeceu pois chegou a se deixar desidratar, foi o grande companheiro da minha filha quando ela aos 15 anos entrou em depressão e sofreu de ataques de pânico, foi o companheiro do meu sogro quando ele esteve acamado 1 ano em fase final de vida com cancro no sangue passava horas sentado na barriga dele a dar forças para que ele lhe fosse fazendo umas festitas e ele ficava feliz por ele ali estar,foi o meu companheiro em várias fazes más que passei,sabia sempre como nos animar,sei que ainda vou passar fases muito más pelo vazio que ficou , de momento preocupa-me mais o sofrimento da minha esposa pois ela quando foi do Pai a situação foi limite para ela que tratou dele até ao fim e agora esta situação deixou a novamente em baixo, ela sempre foi muito chegada a ele como todos nós,apenas quero dizer que é sempre muito duro e machuca a sério quando os tratamos bem, espero que com o tempo vá passando para nós podermos lembrar de tudo o que foi bom e durou.
Rita de Cassia Gonçalves da Silva
Perdi meu filho (de 4 patas) dia 31/12/2014, ele tinha 13 anos, era tudo para mim, só faltava falar. Me culpo por há dois anos atrás ter começado a trabalhar de faxina e tê-lo que deixar sozinho o dia inteiro, mais a necessidade falou mais alto, mais fora isso não ia a lugar algum para não deixá-lo sozinho. A saudade é muito grande, dói demais, peço sempre a ele para não me abandonar, pois sofro de depressã e não posso me entregar, pois preciso trabalhar. Mandei crema-lo e a caixinha com suas cinzas fica em cima da minha cama, e quando não estou muito bem levo em min ha bolsa para o trabalho, é uma maneira de sentir ele comigo.
matheus cardozo
não ia comenta mas resolvi comenta acho que seria bom pra mim desabafa perdi a minha caturra ontem eramos muito ligados o nome dele era pepe ele vivia solto em casa ele não vivia na gaiola ele se foi quando o meu pai sem querer piso nele o pior e o pai era o que mais gostava dele e agora ele ta se sentido culpado mas não foi culpa dele estamos muito tristes e abatidos Preciso de ajuda pra diminuir o sentimento de culpa do meu pai e tambem pra diminuir essa dor insuportavel
FERNANDA
Perdi no ultimo dia 20/06 meu scoby pra cinomose tirei ele da rua com pouco mais de 1 ano foi judiado pela primeira dona teve depressao estava com sete anos e os seis anos que viveu comigo teve todo amor do mundo agora to chao a base de calmantes o devo fazer
Jaque
Ai Sara, muito bom seu artigo! Eu e meu marido perdemos nossa Lilica essa semana, uma York de 2 anos e 9 meses! Ela era a alegria da nossa casa, a cachorrinha mais carinhos, obediente, carinhosa, amiga, companheira... Ela era especial demais... parece q ela foi embora e levou toda nossa alegria de viver... Não temos mais ânimo, meu marido nem conseguiu ir trabalhar! Não sei mais o q fazer para melhorar, além da dor da perda, ver meu marido com tanta tristeza, me parte o coração! Não temos filhos ainda, e moramos longe de nossos familiares, não sei se seria melhor pegar outro cachorrinho logo, não para substituir nossa amada Lilica, mas para tentar nos distrair... Alguém q já passou por isso pé dar uma luz?? Estamos precisando de ajudarem-se orações, só Deus p nos dar força...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaque, sinto muito a vossa perda e espero que vocês consigam recuperar rápido. Talvez fosse bom sim adotarem outro cachorrinho, poderia ser a nova alegria da casa.
zilda
perdi aminha linda cacchorrinha de pavorvirose estou em estado de luto a dois meses nao estou tendndo estimulo para nada me ajude.
Andrey
vlw sara voce me ajudou muito a cadelinha da minha filha morreu ontem de parada respiratoria e hoje minha filha nao esta muito bem espero que seus concelhos me ajudem com ela. obrigado :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Andrey, sinto muito pela sua perda e espero que esses conselhos ajudem você! :)
Alberto
Sara. Podes não acreditar mais tenho 49 anos e nosso gatinho também morreu atropelado com 8 anos faz uma semana. Ele primeiro morou em nosso apartamento mas, devido ao espírito selvagem que ele tinha, achamos melhor levá-lo para a Chácara da família quando ele tinha 1 ano e meio mas lá neste lugar tinham outros gatinhos então ele se adaptou muito bem. De 15 em 15 dias eu, minha esposa e minha filha íamos lá levar Whiskas e ração e então era uma 'festa'. O Mingau corria com nós, queria carinho o tempo todo e, o mais incrível, na hora que tínhamos que voltar, ele ficava sentado olhando o carro sair. Nunca imaginei que sentiria saudade assim de um animal de estimação mas é o que está acontecendo. Nem eu imaginava e por isso resolvi escrever. Espero superar logo mas é bem diferente de perder uma pessoa querida e não sei porque. Abraço.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Alberto, sinto muito a morte de seu gatinho. Mas com tempo, você vai conseguir superar! Muita força :)
Como superar a morte de um animal de estimação
Como superar a morte de um animal de estimação

Voltar ao topo da página ↑