menu
Partilhar

Como limpar a gaiola do hamster

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar a gaiola do hamster

Você tem um hamster como animal de estimação? Então recomendamos que continue lendo este artigo de umComo.com.br para cuidar do seu animal peludo como ele merece e garantir a sua saúde e bem-estar. Entre os cuidados mais importantes que um hamster precisa, encontra-se a limpeza da sua gaiola, fundamental para manter uma boa higiene e evitar que fique vulnerável a possíveis infecções. Preste atenção às seguintes linhas e descubra como limpar a gaiola de um hamster passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma gaiola para hamster
Passos a seguir:
1

Para começar, devemos deixar claro que os hamsters são animais muito sensíveis ao olfato e muito asseados com sua higiene. Sabendo isto, não é aconselhável limpar seu habitat com produtos muito agressivos, não devem ser usados produtos químicos que deixem um rastro de cheiro forte. Você deverá procurar algum produto que seja mais natural e cujo uso seja recomendado. A primeira coisa a fazer é colocar seu hamster em outra gaiola ou recipiente seguro enquanto você limpa a casa dele.

Como limpar a gaiola do hamster - Passo 1
2

Quando seu amiguinho estiver em outro local você deve tirar todos os objetos da gaiola: bebedouros, comedouros, ninho, tecidos, brinquedos que tenha lá dentro, etc. Muitos especialistas não aconselham desinfetar excessivamente todas as coisas dos hamsters, porque eles são muito territoriais e marcam com seu cheiro certas zonas. Se você limpar muito, perderá seu cheiro e pode ser muito confuso para eles; o que você pode fazer é limpar com sabonetes muito suaves de uso veterinário e dar uma limpada leve.

Como limpar a gaiola do hamster - Passo 2
3

Para limpar a gaiola de um hamster e todos seus componentes, vale a pena usar uma espátula que permita remover os restos de comida e fezes agarradas ao chão e na parede. Depois, pegue em uma escova molhada com água e sabão suave e escove tudo o que ficou mais colado. Se não sair toda a sujeira, você pode mergulhar a gaiola em água quente para limpar tudo. Quando estiver bem limpa, enxague várias vezes com água e seque tudo muito bem com papel ou ao ar livre, se não tiver pressa.

4

Você também terá de limpar todas as coisas de seu hamster. A primeira coisa que deve fazer é colocar tudo em uma bacia com água e sabão. Em seguida, com a mesma escova de antes, escove, limpe e enxague profundamente. Depois, seque ao ar livre ou usando papel, prestando especial atenção aos objetos de tecido ou madeira para que não sejam um foco de mofo e fungos. Quando a casa dele estiver seca, pode colocar o hamster de novo e também todos os seus pertences. Por último, você já pode pegar no seu hamster e colocar na gaiola limpa.

5

Como regra geral, não se recomenda lavar a gaiola do hamster com muita frequência. Esta limpeza geral deve ser feita duas vezes por mês no máximo. Para a higiene diária, basta tirar com uma pá ou espátula os restos de comida, fezes ou sujeira, mas não se deve limpar diariamente.

O que é importante é que seu comedouro e bebedouro estejam sempre impecáveis, para isso deve mudar o recipiente de água diariamente e colocar água limpa. É preciso muito cuidado com a comida fermentada, porque poderia causar muito dano a ele, e é imprescindível retirar todos os dias qualquer resto de comida perecível. No seguinte artigo você pode ver como alimentar um hamster.

Como limpar a gaiola do hamster - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a gaiola do hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
sandra kaliszewski
pode dar banho no hamster
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Se informe sobre o banho do hamster neste artigo: http://www.peritoanimal.com.br/como-dar-banho-no-meu-hamster-21233.html Obrigada pelo seu comentário!

Como limpar a gaiola do hamster
1 de 4
Como limpar a gaiola do hamster

Voltar ao topo da página