Hamsters

Como saber se meu hamster tem pulgas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 agosto 2019
Como saber se meu hamster tem pulgas

Você acha que seu hamster pode estar com pulgas? Se você está com sérias dúvidas sobre se seu animal de estimação está infestado por algum parasita, então continue lendo. Ainda que não seja muito comum que um hamster tenha pulgas, ele não está livre de sofrer deste problema, sobretudo se morar com cães ou gatos na mesma casa. Se você tem outros animais, fique atento porque estes pequenos roedores também poderiam ser vítimas destes parasitas. Em umComo.com.br vamos contar para você como saber se seu hamster tem pulgas.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu hamster tem frio
Passos a seguir:
1

Se seu hamster divide casa com gatos ou cães, recomendamos muito seriamente que você nunca se esqueça de os desparasitar porque se eles tiverem pulgas é muito provável que elas acabem ocupando o corpo do seu roedor. Se não for o caso, fique atento ao comportamento do seu bichinho.

Um dos sintomas que podem fazer você achar que ele tem parasitas é ele se coçar compulsivamente ainda que você deva ter em conta que, na realidade, este tipo de animal se coça bastante naturalmente.

Como saber se meu hamster tem pulgas - Passo 1
2

Para saber se seu hamster está com pulgas você deve aprender a diferenciar se ele se coça de forma naturalmente inofensiva ou se o faz de forma alarmante e preocupante; ainda que pareça difícil de distinguir, com a observação constante você poderá identificar este comportamento. Os roedores adoram se coçar, é um hábito destes pequenos animais, faz parte da sua rotina de embelezamento, de fato, eles passam muitas horas por dia limpando cada canto do seu peludo corpo.

O mais comum é que, caso não estejam se exercitando, dormindo ou comendo, você os veja coçando-se e é muito fácil confundir isto com o fato de ter pulgas ou algum tipo de infecção. Nesse caso, não fique alarmado, a coceira é normal.

Como saber se meu hamster tem pulgas - Passo 2
3

No entanto, talvez seu hamster esteja com pulgas se ele se coça compulsivamente. Seu bicho pode machucar-se muito caso se se coçar com força e insistência, chegando a sangrar ou a perder até parte do couro cabeludo. Se for isto que estiver acontecendo, talvez seu hamster esteja sofrendo de uma praga em seu corpo e esteja sofrendo muito com isso. Ele pode estar sendo vítima de uma infestação grave cuja coceira lhe origine perda de pelo, de pele, sangramentos, irritação e muita coceira. Pegue no seu animal e leve-o ao veterinário para que este lhe prescreva o tratamento indicado o quanto antes.

Como saber se meu hamster tem pulgas - Passo 3
4

Depois de levar seu hamster ao veterinário será a vez de limpar a sua gaiola profundamente para que as pulgas não voltem a instalar-se no corpo do seu animal de estimação. Você terá de fazer esta limpeza com frequência se quiser que não volte a acontecer. Manter a perfeita higiene da sua gaiola, seu ninho e seu pelo será a base para que as pulgas não voltem a aparecer. Use sprays para a sua casa e para o ambiente, lave o seu animal com xampu e colônias especiais e assim conseguirá prevenir futuras infestações.

Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você saiba como limpar a gaiola do hamster.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu hamster tem pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se meu hamster tem pulgas