Partilhar

Como limpar a gaiola dos periquitos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar a gaiola dos periquitos

Tem um periquito em casa como mascote? Então um dos cuidados básicos além da alimentação e das consultas veterinárias, é a limpeza da sua gaiola. A higiene da gaiola é fundamental para a saúde do seu pássaro e para que o mesmo disponha de um espaço cômodo e em perfeitas condições. Deve ser um hábito incluído na sua rotina de atenções, porque é imprescindível para evitar muitas doenças e problemas que possam colocar em perigo a sua saúde. Neste artigo de umComo.com.br explicamos para você, com detalhes, como limpar a gaiola dos periquitos.

Também lhe pode interessar: Como escolher a gaiola para meu periquito
Passos a seguir:
1

Quando falamos da limpeza da gaiola nos referimos a tudo o que rodeia seu animal de estimação. Sua casa deve ser limpa muito bem uma vez por semana, inclusive deve ser desinfetada cada vez que for lavada. É importante não deixar acumular a sujeira no fundo da gaiola, inclusive nos poleiros onde a ave pousa.

Neste sentido, se tiver mais de um periquito em uma gaiola, recomendamos que evite que os poleiros se sobreponham para que não se manchem de excrementos ou caiam sobre os bebedouros ou comedouros. Partindo disso, para limpar a gaiola esvazie toda a bandeja inferior, que estará cheia de ração e de suas necessidades fisiológicas, e retire todos os acessórios que tiver que limpar: balanço, espelhos, barras, comedouros, bebedouros e qualquer objeto que tenha no seu interior.

Como limpar a gaiola dos periquitos - Passo 1
2

Terá que limpar bem todos os acessórios com água e sabão, porque pode ser que estejam cheios de sujeira proveniente de comida ou de seus excrementos. Limpe com água quente e um sabão suave cada objeto e, antes de voltar a introduzi-lo na gaiola, deixe secar bem.

É recomendável limpar com mais frequência os bebedouros e comedouros; terá que dar uma olhada diária para ver se tanto a água como a comida estão limpas e perfeitas. Com o comedouro deve se lembrar de retirar as cascas vazias de comida e encher com sementes novas. Não deixe que se acumulem as sementes velhas no fundo.

No seguinte artigo pode obter informação sobre como alimentar um periquito.

3

Após limpar todos os objetos da gaiola, deverá proceder à limpeza das grades da gaiola. Pegue em um pano limpo molhado com uma loção desinfetante e passe por todas as grades da gaiola, depois com outro pano limpo elimine todos os restos do produto de limpeza para que não prejudique a saúde do seu periquito. Por último, com um pouco de papel ou outro pano seco, deixe todas as grades secas e limpas, ou pode levar a gaiola para o exterior para que seque ao ar livre.

Como limpar a gaiola dos periquitos - Passo 3
4

A base da gaiola retirada no início e sobre a qual costumam cair as sementes de comida e os excrementos, deve ser limpa muito bem com água e água sanitária. Deixe um pouco de molho e, depois, limpe, enxágue e seque. Depois de ter a base seca, coloque em cima um papelão ou papel de jornal, que servirá para que possa tirar a comida e os restos ao longo da semana, sem ter que limpar o fundo constantemente. Depois disso, introduza a base na gaiola, coloque todos os seus acessórios e já está pronta a casa do seu periquito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a gaiola dos periquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como limpar a gaiola dos periquitos

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar a gaiola dos periquitos
1 de 3
Como limpar a gaiola dos periquitos

Voltar ao topo da página