Lavar um gato

Como manter um gato limpo sem lhe dar banho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como manter um gato limpo sem lhe dar banho

É famosa a aversão que os gatos têm naturalmente à água, bem como sua plena autonomia para se manterem limpos por seus próprios meios. Os felinos usam para sua higiene pessoal a língua, que tem uma superfície áspera com a qual atingem todos os cantos do seu corpo e retiram a sujeira. No entanto, às vezes isso não é suficiente, e nós podemos dar uma mão ao nosso bichano para que fique perfeitamente limpo sem ser necessário água. Em umComo.com.br explicamos-lhe como manter um gato limpo sem lhe dar banho.

Também lhe pode interessar: Como dar banho ao meu gato em casa
Passos a seguir:
1

Nas petshops e nas clínicas veterinárias podemos adquirir um spray especial para borrifar em nosso gato e que funciona como um shampoo a seco. Para aplicá-lo, temos que segurar com força o felino por trás, tapar os olhos dele para evitar que o produto entre e, a seguir, distribuir pelo dorso. Depois, escovamos o gato partindo desta parte do corpo tentando que o spray atinja todo o pelo.

Para evitar que ele se lamba depois de aplicar o produto, temos que distrair o animal brincando com ele. De qualquer maneira, se seu gato for pequeno, você pode começar a dar banho nele em casa com água.

2

Se o animal não estiver muito sujo, não é necessário usar nenhum spray para manter o gato limpo sem água. Bastará uma rotina diária de escovação que, uma vez que esteja acostumado, seu próprio felino pedirá que você faça. Para começar, faça-a muito suavemente, de forma que seja uma espécie de massagem para o animal. Deste modo, você também evitará que o gato solte muito pelo.

3

Às vezes, depois de fazer suas necessidades, ficam pequenos restos de fezes no ânus que, se não tomarmos cuidado, podem se desprender quando o gato estiver em alguma parte da casa, como em cima de uma cama ou de uma poltrona. Para evitar isto, verifique esta zona do corpo sempre que o animal defecar e, caso fiquem restos, use um algodão levemente umedecido com água para o limpar.

4

Os olhos do gato são outra parte que provavelmente o tenhamos que ajudar a limpar. Especialmente quando ele acorda depois de muitas horas dormindo, os olhos estarão cheios de remelas. O normal é que ele mesmo as retire com a patinha, mas caso não o faça, devemos agir. Com a ajuda de um lenço de papel, seguramos o gato pela parte de trás da cabeça imobilizando-o. Aproximamos o lenço de seus olhos e ele mesmo os fechará, facilitando a nossa tarefa. Neste artigo você vai encontrar todos os detalhes sobre como limpar os olhos do gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter um gato limpo sem lhe dar banho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como manter um gato limpo sem lhe dar banho