As vacas

Como melhorar a produção de uma vaca leiteira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 abril 2018
Como melhorar a produção de uma vaca leiteira

Aumentar e manter altas taxas de produção de leite são assuntos de vital importância para a sobrevivência de uma fazenda leiteira. Enquanto os produtores de leite orgânico certificado e regular, com veemência, não estão de acordo sobre o uso de hormônios para aumentar a produção de leite, uma série de outros métodos naturais podem ser usados. Quando se trata de melhorar a produção de leite, deve se trabalhar para a criação de um meio que seja o mais limpo, saudável e livre de estresse para o gado, como for possível. Neste artigo de umComo explicamos a você alguns conselhos sobre como melhorar a produção de uma vaca leiteira.

Vai precisar de:

  • Iluminação artificial para o celeiro.
  • Ventiladores industriais.
  • Hormônio de crescimento bovino (por exemplo, rBST, rBGH)
Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma chinchila

Passos a seguir:

1

Uma das ações que pode ser realizadas é aumentar o período de tempo que as vacas leiteiras expõe-se à luz, mediante o uso de luz artificial pela noite. Em alguns casos, a produção de leite poderia aumentar até 8 por cento com o uso de luz artificial pela noite.

2

Para melhorar a produção de uma vaca leiteira, recomenda-se aumentar a frequência no ordenha. Por exemplo, pode ordenhar as vacas leiteiras três vezes ao dia em vez de duas vezes. As vacas lactantes aumentarão sua produção de leite para satisfazer as demandas da nova programação.

3

A alimentação será um dos fatores fundamentais na melhora da produção leiteira. Desta forma, cabe destacar que os minerais têm um papel chave na nutrição das vacas, já que se requerem na síntese biológica de nutrientes essenciais. Os minerais indispensáveis na alimentação de uma vaca leiteira serão: cálcio, fósforo, ferro, cobalto, manganês, cobre, zinco, iodo e selênio.

4

Além disso, recomenda-se alimentar as vacas com mais proteína se aumentamos o horário de ordenha. As forragens serão uma das principais fontes de proteínas para as vacas leiteiras; ainda que caiba destacar que só podem comer determinada quantidade diária. Por isso, podem ser acrescentados concentrados à ração de forragem para complementar o teor enérgico e melhorar a produção de leite. Normalmente, a quantidade máxima de concentrados que uma vaca pode receber cada dia não deve exceder os 12 ou 14 kg.

5

Terá que proporcionar ao gado leiteiro camas limpas e adequadas, e uma quantidade significativa de tempo de pastoreio ao ar livre. Isto manterá a saúde do gado e reduzirá seus níveis de estresse.

6

Reduzir o estresse para o gado leiteiro também será muito eficaz e aumentará a produção de leite. Para isso, será necessário que as vacas contem com uma correta ventilação e refrigeração. Se necessário, podem colocar grandes ventiladores industriais dentro de seu estábulo nos dias quentes e úmidos.

7

No entanto, dando a seu gado leiteiro a dose recomendada do hormônio de crescimento bovino, como rBST, ou hormônio rBGH, pode aumentar a produção de leite até 10 por cento, de acordo com a North Carolina State University - Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida. O uso destes hormônios é ilegal nas fazendas leiteiras certificados como orgânicas, e seu uso em geral têm diminuído. Os produtores de leite devem ser conscientes de que ainda que o uso destes hormônios seja legal, cada vez mais consumidores estão optando pelo leite livre de hormônios.

Veja também: Uma arroba equivale a quantos quilos? - Conversões e origem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a produção de uma vaca leiteira, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como melhorar a produção de uma vaca leiteira