Tubarões

Como os tubarões se reproduzem

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como os tubarões se reproduzem

Se o mundo dos tubarões o fascina, certamente lhe interessará saber como chegam a se reproduzir já que há alguns que são mamíferos mas outros põem ovos para poder dar cria. Há muitos tipos de tubarões no mar e, por isso, se detectaram diferentes formas de ter filhos que têm relação direta com a espécie que sejam. Para fazer com que você entenda este assunto, neste artigo de umComo contamos a você como os tubarões se reproduzem, começando com o método de atração, o acasalamento e o aparecimento das crias.

Também lhe pode interessar: Qual o tamanho dos tubarões

Como os tubarões se atraem

Assim que um tubarão fêmea chega à idade adulta, seu corpo desprende substâncias químicas que procedem de seus hormônios e que são as que atraem o macho. Dependendo da espécie de tubarão, estas substâncias variam, mas podem chegar a ser muito similares entre diferentes espécies.

Quando um tubarão fêmea lança a mensagem de que está pronta para ser fecundada, os machos começarão a rodear a fêmea, criando o que se chama o "voo em círculo", ou seja, rodearão a fêmea nadando em movimentos circulares. Neste momento, é provável que ocorra alguma luta entre os machos que querem ganhar terreno e se converter, assim, no macho dominante.

Assim que estiver determinado qual dos machos será o que se juntará com a fêmea, ele se aproximará dela e lhe dará uma mordida para expressar que está interessado. Ainda que pareça um ato agressivo, a verdade é que a fêmea mal sente a mordida e não costuma haver acidentes porque sua pele é sempre mais grossa.

Assim que a fêmea aceita o macho, começa o momento de acasalar. Para fazê-lo basta que o clásper que o tubarão macho tem nas costas de seu corpo (o clásper é uma modificação da barbatana do tubarão que permite a entrada do esperma no corpo da fêmea) se introduza dentro da fêmea. Quando conseguir, o macho irá embora e ela será a única encarregada de ter as crias, sem que o macho volte a interferir no processo.

Como os tubarões se reproduzem - Como os tubarões se atraem

A reprodução nos tubarões

Já comentamos no início deste artigo que há diferentes maneiras dos tubarões se reproduzirem, já que depende da espécie da qual estejamos falando. Em linhas gerais, deve saber que existem três métodos de reprodução nos tubarões, que fazem referência ao tipo de gestação que vivencia a fêmea:

  • Vivíparos: são os tubarões que, assim como os humanos, gestam a cria dentro do corpo da fêmea e dão à luz quando já estão prontas. Assim que a mãe dá à luz suas crias, as abandonam porque já nascem com instintos que lhes permitem sobreviver sem necessidade de nenhuma instrução por parte da mãe.
  • Ovíparos: são os tubarões que põem ovos e, quando eclodem, é quando nascem as crias. O lugar onde resguardam os ovos é sempre uma zona oculta e afastada de qualquer tipo de ataque por parte de outra espécie dominante. De qualquer forma, estes ovos têm uma camada protetora, assim, se fossem atacados, seria bastante difícil que conseguissem quebrá-la. A média de ovos que põe uma fêmea quando é fecundada são 100.
  • Ovovivíparos: é uma mistura entre os dois anteriores, isto é, a fêmea põe ovos, mas estes se desenvolvem no interior de seu corpo. A maioria das espécies de tubarão reproduz-se desta forma e consiste em que, quando os ovos eclodem, as crias saem do corpo da mãe via parto como fazem o resto de vivíparos.

Neste artigo de umComo contamos a você de maneira genérica como se reproduzem os animais para que conheça quais são os métodos que usam para perpetuar a espécie animal.

Como os tubarões se reproduzem - A reprodução nos tubarões

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os tubarões se reproduzem, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como os tubarões se reproduzem