PARTILHAR

O que são os Límulos?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que são os Límulos?

Você sabe o que são os Límulos? Esses animais, da mesma família dos caranguejos e, por isso, também chamados de caranguejos-ferraduras, são classificados como artrópode quelicerado, o que os aproxima mais de espécies como os escorpiões e as aranhas. Embora pouco conhecidos, eles são muito importantes para a medicina. Para descobrir mais sobre esses animais e quais os seus benefícios, se ligue nas informações reunidas pelo umComo.com.br a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: O que são animais onívoros
Passos a seguir:
1

Curiosamente, os límulos representam o mais antigo grupo de animais que já habitou a superfície terrestre, os merostomatas, os quais apareceram há mais de 400 milhões de anos. Ou seja, trata-se de um animal pré-histórico e, por isso, também está menos propenso à extinção, ainda mais porque evoluiu pouco em todo esse tempo. Grande parte dessa espécie é encontrada no Golfo do México, bem como Baía de Delaware, no Atlântico Norte, onde vivem em águas rasas, em fundos lodosos e arenosos.

O que são os Límulos? - Passo 1
2

Todos os anos, na primavera, os caranguejos-ferraduras migram para o norte a fim de desovar na praia, sempre em grandes grupos. Além disso, uma fêmea pode desovar em torno de 20.000 ovos por cova. A sua alimentação é basicamente moluscos e vermes. Podem viver até os 40 anos. Embora algumas espécies sejam criadas em cativeiro para serem vendidas como comida, os límulos são mais famosos porque são usados pela comunidade científica em pesquisas médicas.

3

A sua importância se deve ao fato de que, a partir do seu sangue, que é azul, é possível produzir uma substância, a denominada LAL (Limulus Amebocyte Lysates), que é usada no combate a algumas doenças causadas por bactérias. Isso é possível porque no sangue do animal existe um componente que coagula os microrganismos nocivos, assim, para saber se algo está contaminado ou não, basta expô-lo ao LAL. Desse modo, se a substância não coagular, ela não está contaminada por bactérias nocivas.

O que são os Límulos? - Passo 3
4

Mais especificamente, o sangue do caranguejo-ferradura é usado pela indústria farmacêutica para testes que buscam detectar endotoxinas bacterianas. Não é preciso matar o límulo para coletar o seu sangue, o que é feito por meio de uma perfuração em seu coração, de onde são retirados 100 mililitros. Após a extração de uma determinada quantia, ele pode voltar ao seu habitat natural. Porém, no procedimento que se assemelha a uma ordenha mecânica e na qual são usadas em torno de 500.000 límulos, 15% deles morrem. Desde os anos 1960, o sangue azul do límulos é estudado, sendo que a sua coloração se deve ao fato dele não conter hemoglobina ferrosa, mas sim, hemocianina cuprosa. Isso significa que ao invés de usar ferro para transportar o oxigênio ele usa cobre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são os Límulos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que são os Límulos?
1 de 3
O que são os Límulos?

Voltar ao topo da página ↑