PARTILHAR

Como saber se o coelho está com frio

Como saber se o coelho está com frio

Oba o inverno chegou! Ok, para nós o inverno é aquele período de frio em que não passa um dia sem usar uma sweater e o nariz pingando. Mas para um coelho é um período de bastante atividade. No entanto essa atividade pode ser comprometida se não tomar alguns cuidados. No umComo dizemos-lhe como saber se o coelho está com frio, porque pode acontecer, mesmo sendo um animal que temperaturas mais baixas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um coelho de estimação

O coelho no inverno

Quando chega o inverno os coelhos parecem ganhar mais energia. Isso se deve ao fato deles terem duas camadas de pelo diferentes, o que faz com que no verão se sintam meio molengas e sem vontade de fazer nada, afinal de contas estão combatendo a elevada temperatura. Pelo contrário no inverno se mexem mais porque têm sua temperatura corporal normal, por conta da pelagem.

Mas como saber se o coelho tem frio? Como evitar?

  • Sintam a temperatura corporal mas não nas orelhas, na barriga dele. Principalmente se ele estiver muito tempo parado e meio que tremendo.
  • Se a gaiola do coelho estiver na rua, proteja ela do vento e da chuva. O coelho tem duas camadas de pelo, mas se a pele fica molhada ele gela.
  • Pode colocar um isolamento a volta da gaiola para evitar o vento, e aumente a quantidade de feno, além de servir de alimento ajuda a aquecer o animal.

Seja em casa ou na rua procure que a gaiola do seu coelho seja espaçosa para que ele possa se esticar, e caso faça as necessidades dentro dela, num local oposto à comida e água.

Como saber se o coelho está com frio - O coelho no inverno

Outras questões e dúvidas

Se o coelho estiver com o nariz frio ou os olhos molhados pode não ser do frio, algumas vezes pode ser indicativo de uma infeção respiratória ou um problema nos dentes. Verifique com o veterinário a fim de tratar o pobre coitado.

Normalmente o coelho que vive em casa terá uma vida mais facilitada no inverno, afinal está protegido das correntes de ar, e as casas estão programadas para satisfazer as nossas necessidades térmicas. E sendo ele capaz de se adaptar à temperatura ambiente não terá problemas durante o inverno. Se ele vive na rua evite colocar folhas de jornal e outros do gênero para isolar a gaiola, estes contêm tintas tóxicas, e o coelho vai roer tudo.

Os coelhos mudam de pelo conforme a sua necessidade térmica, por exemplo no verão é normal haver uma queda maior de pelo porque ele quer esfriar um pouco a temperatura corporal, enquanto que no inverno muito raramente o seu pelo irá cair.

Em todo o caso, deve sempre consultar o veterinário para esclarecer qualquer dúvida sobre o seu coelho.

Se tem um coelho como animal de estimação não perca também os seguintes artigos que lhe podem ser muito úteis:

Como saber se o coelho está com frio - Outras questões e dúvidas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o coelho está com frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
rafaela
Só tem uma coisa: coelhos NÃO devem ficar em gaiolas! De forma ALGUMA!
Na verdade, nenhum animal deve.
Basta imaginar vc dentro de uma gaiola o tempo todo. E sim, eles sentem, eles são inteligentes, podem desenvolver depressão, entre muitos outros problemas decorrentes disso.
A sua avaliação:
Quênia
Porque meu coelho fica mastigando sempre?
Como saber se o coelho está com frio
1 de 3
Como saber se o coelho está com frio

Voltar ao topo da página ↑