PARTILHAR

Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre

Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre

Entre os répteis usados como animais de estimação, as tartarugas são, sem dúvida, umas das mais populares.

Se você decidiu ter uma tartaruga de estimação, o primeiro que deve saber é se ela é terrestre ou aquática, pois a alimentação e os cuidados que precisa são diferentes em função de uma coisa ou outra. Para ajudar você a descobrir isso, na umComo.com.br explicamos como saber se uma tartaruga é terrestre ou aquática.

A espécie

Se tiver a possibilidade, pergunte no lugar onde adquiriu sua tartaruga pelo nome da espécie à qual pertence.

As tartarugas de terra encontradas normalmente como animais de estimação pertencem à família dos testudíneos.

Dentro desta família existem vários tipos (gêneros), sendo o mais importante o gênero Testudo, ao qual pertence a tartaruga mediterrânea (Testudo hermanni), a tartaruga grega (Testudo graeca), a tartaruga russa (Testudo horsfieldii) ou a tartaruga marginada (Testudo marginata).

Também se encontram na família das testudíneas o gênero Geochelone, que inclui a tartaruga leopardo (Geochelone pardalis) e a tartaruga de patas vermelhas (Geochelone carbonaria), entre outras.

Quanto às tartarugas aquáticas, o gênero mais conhecido é o Trachemys. A tartaruga da orelha vermelha ou galápago da Flórida (T. scripta elegans) e a tartaruga de orelhas amarelas (T. scripta scripta) pertencem a este gênero.São aquática também as tartarugas do gênero Pseudemis, cujo representante mais conhecido é a tartaruga de barriga vermelha da Flórida (P. nelsoni).

Deve-se ter cuidado porque algumas espécies de tartarugas, como a tartaruga grega (T. Graeca) estão protegidas por lei em muitos países.

As patas

A forma mais simples de saber se uma tartaruga é aquática ou terrestre é prestar atenção em suas patas.

As patas das tartarugas aquáticas estão feitas para ajudá-las a nadar, por isso elas têm uma membranas entre os dedos das patas, chamadas membranas interdigitais, fáceis de observar a olho nu.

Por outro lado, as tartarugas terrestres não apresentam estas membranas, e se você observar as patas traseiras, poderá comprovar que têm forma de cano e os dedos estão muito pouco desenvolvidos, como se fosse quase uma amputação.

Por outra lado, apesar de não ser tão simples de examinar, as unhas das tartarugas aquáticas costumam ser mais longas e pontiagudas, enquanto as unhas das tartarugas terrestres são mais arredondadas e em alguns casos não são fáceis de observar a olho nu porque estão atrofiadas.

A carapaça

A carapaça também varia em função do tipo de tartaruga, pois está adaptada ao meio onde o réptil vive.

Uma carapaça lisa ajuda as tartarugas aquáticas a se deslocar pela água sem oferecer tanta resistência, por este motivo a carapaça das tartarugas aquáticas é bem mais suave e lisa do que nas tartarugas terrestres, que costumam ter carapaças bem ásperas e irregulares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Lara Carvalho
eu recebi uma tartaruga de aniversario, mas não sei se ela é terrestre ou aquária, na verdade nem sei que raça ela é. ela esta sempre dentro de agua tentando se esconder e quando sai da água fica com medo e volta rapidamente. Eu acho que ela é semiaquática, mas não tenho a certeza.
giulya
Eu gostaria de saber se minha tartaruga esta embernando...pq ela nao esta reagindo a nd a cabeça dela esta dentro so casco e as patas estão pra fora....eu queria saber se ela esta imbernando
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Giulya. Este artigo sobre como saber se a tartaruga está hibernando pode te ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-minha-tartaruga-esta-hibernando-16261.html
Denise
Olá, estou cuidando de uma tartaruga de 12 anos. De acordo com as informações que recebi, ela chegou num aquário, e depois de um certo tempo foi retirada deste. Meu marido quer comprar um baita aquário para ela, mas minha dúvida é se ela vai se adaptar após muitos anos andando pela casa e indo para a água só para se alimentar.
A sua avaliação:
Samuel
Estou muito em duvida se minha tartaruga é marítima ou terrestre.
Thalia
Resgatei uma tartaruga que uns cachorros tava querendo come-la não sei nada dela,se é machoou fêmea...oque dar pra ela comer E a ela é terrestre ou aquática ...me ajudem quero ficar com ela maos não sei oque fazer
Editor umComo.com.br
Oi Thalia! Necessitamos uma foto da tartaruguinha para te ajudar. Por favor envie uma fotografia para a nossa página de facebook: https://www.facebook.com/umComo/
A sua avaliação:
Nuno
Ola. Estou a pensar em comprar uma tartaruguinha. Tenho um canario e já faz algum tempo que tem despertado em mim o interesse de ter também uma tartaruguinha. Teria de ser uma para ter num pequeno / médio aquário. Tenho andado a ler sobre este réptil mas confesso que ainda sei muito pouco sobre este animal. Estou mais inclinado para uma tartaruga aquática mas ainda não sei a diferença entre tartaruga aquática e semi-aquática. Uma preocupação que tenho é, quando comprar, como devo transportá-la e que cuidados devo ter pois quero ter tudo pronto para quando chegar com a tartaruguinha, ela possa sentir-se em casa.
Editor umComo.com.br
Olá! Ter uma tartaruga requer vários cuidados específicos. Respondendo às suas perguntas, a diferença entre uma aquática e semi-aquática, de uma forma muito básica, é que a aquática vive sempre dentro de água e a semi-aquática vive dentro e fora de água. Vulgarmente são chamadas aquáticas às que tipicamente vemos nas pet shops as chamadas "orelhas vermelhas" mas elas são semi-aquáticas. Necessitam ter um aquário com espaço para nadas e um espaço seco. Os pontos chaves para ter uma tartaruga são. 1- Aquário: grande com espaço para nadar e espaço seco (as tartarugas crescem muito, o que origina muitos abandonos porque as pessoas deixam de ter espaço para elas). 2- Luz (precisam de luz direta ou uma lâmpada específica para substituir a luz UV), sem os raios UV elas têm graves problemas de desenvolvimento, a carapaça amolece, etc. 3- Alimentação: Elas não podem comer apenas aqueles "camarõezinhos" típicos que se vendem. Precisam de ração apropriada, vegetais e carne ou presas vivas (isto vai depender da espécie que adquirir, algumas são omnívoras, outras não). Leia estes nossos artigos com mais informação: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-uma-tartaruga-de-agua-1122.html. https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-alimentar-as-tartarugas-de-agua-3125.html. Relativamente ao transporte, o ideal é uma caixa pequena, pouco maior do que o tamanho dela, com um pano umedecido no fundo.
A sua avaliação:
Cara....
Eu não acredito, a minha tartaruga, de dia fica la na água dela, porém, ela tentava fugir de noite, eu colocava ela aqui dentro de casa, andando pela casa, ela andava fácil no chão, porém, agora vi que ela é aquática, será que eu estou ressecando a minha tartaruga :/?
Gean
Eu na seu se a minha tartaruga é aquática ou terrestre guando eu boto ela na água ela ficar com a cabeça de fora quando eu boto ela na terra ela é rapida
Marcia
Ganhei uma tartaruguinha e gostaria de saber qual o tipo dela e se ela gosta de água ou não, pois coloquei ela no aquário e ela não nada só fica na parte seca .
Nathan
séria bem mais útil se vocês colocassem imagem das espécies filhotes e já adultas o que eu achei um erro grotesco
Marta moreira
Olá! Sou apaixonada por tartarugas e ganhei uma aquática. Mais ela não quer comer o que a ofereço estou preocupada. Tem 4 dias que tá comigo oferecia alfaçe abobrinha salça batata e até ração de cachorro filhote mais ela não come . O que faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marta, nesse link você pode consultar como deve alimentar uma tartaruga de água: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-as-tartarugas-de-agua-3125.html Se você já está seguindo todas estas indicações e mesmo assim ela não está comendo, o melhor seria mesmo levá-la ao veterinário.
Liliane
A minha turtle é terrestre :)
eloah
E um exercicio escolar e nessa pesquisa nao me deu solucao nenhuma...
Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre
Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre

Voltar ao topo da página ↑