Outros Gatos

Quais são os odores para espantar gatos

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os odores para espantar gatos

Quer saber quais cheiros os felinos não suportam? Pois adiantando já que são vários aromas que os gatos não toleram muito bem. O sentido do olfato no gato é catorze vezes mais potente que no ser humano, pois seu sistema olfativo é bem maior que o do ser humano, visto que se estende pela cabeça do felino. No umCOMO vamos explicar para você quais são os odores para espantar gatos e garantimos que conseguirá que não se aproximem da sua casa.

Também lhe pode interessar: Como espantar gatos do quintal

Passos a seguir:

1

Para compreender qual é a melhor forma de espantar os gatos com odores, é conveniente conhecer um pouco sobre o seu poderoso sistema olfativo. No caso destes animais, serve para cheirar os inimigos e para detectar potenciais perigos. Os gatos têm um órgão chamado vomeronasal ou órgão de Jacobson, que é um receptor muito eficaz principalmente de feromônio; é uma glândula que está perto da boca do gato e, de fato, quando estão cheirando algumas coisas, parece que fazem uma careta ou sorriem. Há outro dado importante que deve ter em conta, os gatos são caçadores muito olfativos, estando à frente da visão como ferramenta.

Neste outro artigo do umCOMO contamos para você como evitar gatos no seu jardim caso costumem invadir a sua casa.

2

Embora não devamos generalizar e cada felino seja um caso concreto, existem diversos cheiros que costumam repelir os gatos. Começamos pelos cítricos (laranjas, limas, limões) que são aromas que costumam ser muito usados para espantar gatos de rua, pois o cheiro causa uma forte rejeição neles.

Basta aproveitar a casca de alguma destas frutas e espalhar pedaços pelas zonas típicas de acesso, apesar de também poder aproveitar e esfregar as cascas em vasos, cantos, janelas e paredes. Tudo para que esse cheiro fique bem impregnado e seja repulsivo para qualquer gato que se aproxime. Este aroma não ficará ali de forma indefinida, terá que repetir o processo a cada 3 dias aproximadamente.

Quais são os odores para espantar gatos - Passo 2
3

Existem outros cheiros muito eficazes como repelentes de gatos. Por exemplo, o gerânio, lavanda, arruda, absinto, tomilho, são plantas com aromas que os gatos não suportam, portanto experimente plantar alguma planta dessas e verá como os gatos já não se aproximam.

São plantas muito bonitas visualmente, com um cheiro agradável para as pessoas mas que tiram qualquer felino do sério, literalmente. Também existe uma planta chamada de Coleus Canina, mais conhecida popularmente como "planta-medroso", que os gatos evitam de todas as formas. É uma planta muito bonita com flores azuis nas pontas e um cheiro imperceptível para os humanos, a não ser que toque nela.

Quais são os odores para espantar gatos - Passo 3
4

Outro cheiro para repelir gatos são os mais fortes e desagradáveis como, por exemplo, a pimenta. Mas lembre-se, você pode danificar e incomodar gravemente o animal, por isso prefira outros métodos menos agressivos.

Se a situação for drástica, então pode colocar um pouco de pimenta em pó em zonas estratégicas do jardim ou em outros pontos de acesso. O que conseguirá é provocar uma sensação de ardor muito incômoda nos gatos ao cheirarem a pimenta, tendo como consequência que os gatos espirrem e, com o tempo, associarão esse lugar como um lugar desconfortável e deixarão de se aproximar.

Outra alternativa repelente de gatos é o café, um aroma muito forte para suas narinas, por isso pode distribuir grãos de café por lugares de acesso e verá como os gatos não vão querer se aproximar.

Neste outro artigo pode ver como fazer repelente caseiro para gatos.

Quais são os odores para espantar gatos - Passo 4
5

Outros odores para espantar gatos são as bananas, a mostarda a cebola e o vinagre:

  • Pode aproveitar pegando cascas de banana e deixando algum pedaço em locais de acesso ou inclusive poderia esfregar, como no caso dos cítricos. É um cheiro pelo qual, principalmente os felinos, sentem antipatia.
  • A mostarda (e, no geral, os aromas picantes) costumam ser horríveis para os gatos, por isso experimente colocar um pouco de mostarda nas partes interessantes para os gatos, se eles se aproximarem uma vez, verá como não o voltam a fazer.
  • Com a cebola e o vinagre, pode fazer uma mistura para pulverizar. Triture cebola com água e um pouco de vinagre, coloque em um borrifador e espalhe pelos pontos de acesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os odores para espantar gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais são os odores para espantar gatos