Como saber se meu cachorro está brincando ou brigando
Mesmo que você passe muito tempo com seu cachorro, em algumas ocasiões é difícil interpretar sua linguagem ou entender tudo o que ele faz. Isto se torna evidente quando nosso mascote se encontra com outro cachorro e ambos começam a interagir: latidos, perseguições e pequenas mordidas que às vezes nos fazem duvidar de se é brincadeira ou se os animais estão se enfrentando. Já aconteceu com você? Em umComo.com.br explicamos como saber se seu cachorro está brincando ou brigando.
Passos a seguir:
A brincadeira entre cachorros é muito parecida com uma caça real, o que às vezes nos faz duvidar de se nosso animal realmente se diverte com o outro ou se está atacando-o. Mas ainda que as mordidas, latidos, perseguições, aproximações violentas e rosnados possam ser interpretados como uma briga, alguns sinais corporais nos animais ajudarão você a saber se seu cachorro está brincando ou brigando.
Quando nosso animal brinca, costuma colocar os cotovelos de suas patas dianteiras no solo, levantando sua parte traseira. Isto indica que ele está disposto a jogar, e que não se trata de um ataque. Nesse caso, o cachorro estaria com as quatro patas no solo e uma atenção de alerta.
O movimento do rabo também é um sinal de que é momento de se divertir. O mesmo se encontrará muito elevado e balançará de um lado para o outro amplamente, um claro convite para brincar.
A atitude dos cachorros quando estão dispostos a brincar é sempre muito atenta, a boca se encontrará aberta e a língua normalmente pra fora. O gesto é amigável e os latidos são agudos.
Outro sinal claro de que os cachorros estão brincando, e não brigando, é a forma como se aproximam. Em vez de se lançar de forma violenta, o cachorro aproxima-se e afasta-se do outro cachorro de forma rápida, ou pula sem sair do lugar. Estes comportamentos são um convite para brincar. Se o outro animal aceitar, começa a diversão.
Lembre-se de que a brincadeira entre cachorros inclui perseguições, mordidas e rosnados, portanto não devemos nos preocupar a não ser que detectemos a presença de sinais que indicam violência, como feridas, ou uma atitude agressiva de um ou de ambos os animais. Se algum dos cachorros começar a latir de forma mais grave, ou a rosnar insistentemente com atitude ameaçadora, é hora de parar a brincadeira.
Também é importante separar os cachorros se algum dos dois animais deixar de estar disposto a jogar, pois isto indica que em qualquer momento ele poderia usar a violência para terminar com a interação.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está brincando ou brigando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.