Partilhar

Como saber se meu cão tem conjuntivite

Como saber se meu cão tem conjuntivite
Imagem: pixabay.com

A conjuntivite canina é uma doença ocular que se produz pela inflamação, e infecção nos piores casos, da membrana interna que recobre as pálpebras. Em função do estado da patologia, identificá-la pode ser mais ou menos simples. Em qualquer caso, sempre é importante levar o nosso cão ao veterinário para que o examine e inicie o tratamento adequado o quanto antes. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se seu cachorro tem conjuntivite.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem artrose
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns da conjuntivite canina é a intrusão de corpos estranhos no olho do cão, como pó, areia, etc. No entanto, não é a única. Outros dos motivos que provocam o aparecimento de conjuntivite podem ser:

  • A penetração nos olhos de xampu ou outro agente irritante, como colônia.
  • Uma reação alérgica
  • Úlceras ocasionadas por traumatismos
  • Deficiência na produção de lágrimas
  • Uma malformação na pálpebra
  • Infecções tanto de caráter viral como bacteriano
  • A cinomose ou a hepatite canina, ambas apresentam conjuntivite como primeiros sintomas.

Lembramos ainda que raças como o Shar Pei, com uma quantidade elevada de rugas na pele, podem provocar o aparecimento de conjuntivite quando as ditas rugas não são cuidadas como é devido ou, na zona dos olhos, são mais abundantes do que deveriam.

2

Um dos primeiros sintomas da conjuntivite canina é a dificuldade para abrir os olhos. Tenha em conta que este tipo de patologia não tem por que acontecer a princípio em ambos os olhos. Isto quer dizer que é possível que só mantenha fechado um dos dois. Mas lembre-se, a conjuntivite se contagia com muita rapidez e, se não põe remédio, provavelmente acabará afetando o outro olho.

Como saber se meu cão tem conjuntivite - Passo 2
Imagem: pixabay.com
3

Outro dos sintomas é o rejeição à luz. A conjuntivite faz com que o cão afetado não tolere a luz solar, e procurará as zonas mais escuras do lar ou, no mínimo, menos iluminadas.

4

Nos casos mais leves de conjuntivite canina, produz-se uma secreção aquosa e incolor. Em outras palavras, o cão afetado apresenta olhos excessivamente lacrimejantes. Em muitos casos, a conjuntivite produz uma considerável coceira nos olhos do cão e, portanto, se coçará constantemente. É importante que não deixe que se coce, já que pode acabar por ferir os olhos e fazer feridas tanto internas como externas.

5

Nos casos mais graves, o cão com conjuntivite apresentará uma secreção purulenta em tom esverdeado ou amarelado. O cuidado com os olhos de nosso cão é fundamental para prevenir o aparecimento deste tipo de doenças. Se você considera que seu cão pode padecer de conjuntivite, não duvide em ir ao veterinário para iniciar o tratamento. Não obstante, para ampliar sua informação, neste artigo contamos a você como tratar a conjuntivite de seu cão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão tem conjuntivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cão tem conjuntivite

2 comentários
A sua avaliação:
RAYSSA
MEU CACHORRO ESTA COM UM NEGOSO DO OLHO DELE MEU VERMELHO E ELE NAO QUER COMER EO QUE ?
Adriana
O meu cachorros estar com cocheira nos olhos oque eu Fasso eu queria um remédio caseiro pois eu não tenho dinheiro para levar ele no veterinário me ajudam

Como saber se meu cão tem conjuntivite
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 2
Como saber se meu cão tem conjuntivite

Voltar ao topo da página