Hamsters

Como saber se meu hamster tem ácaros

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu hamster tem ácaros

Quer saber se seu hamster tem ácaros? Assim como outros animais de estimação, seu roedor pode ser vítima de ácaros. Um problema que pode provocar muitos incômodos em seu bichinho. Eles podem tê-los contraído de outros animais ou terem contagiado uns aos outros, ou podem inclusive contraí-los em uma toca infectada. Ainda que seu pequeno amigo tenha se contagiado, não se preocupe, porque isso tem solução. Em umComo.com.br vamos explicar como saber se seu hamster tem ácaros.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu hamster tem frio
Passos a seguir:
1

Seu hamster pode ser vítima dos ácaros, já que são parasitas que podem ser encontrados facilmente na pele do seu animal e podem acabar em qualquer parte da sua casa. Muitas vezes, é possível que os ácaros invadam seu hamster se ele estiver com a resistência baixa, com alguma doença que o debilite ou com falta de vitamina A e E, entre outros motivos.

Talvez no início seja uma simples alergia aos ácaros, mas você deve se prevenir o quanto antes e tratar seu animal, porque esta praga poderia invadir seu pequeno amigo, invadindo seu corpo, cobrindo-o de escamas e feridas como consequência da coceira.

Como saber se meu hamster tem ácaros - Passo 1
2

Para saber se seu hamster tem ácaros você precisa ficar atento aos diversos sintomas. No geral, pode ser que ele apresente perda de pelo, caspa, crostas brancas em sua gaiola e uma coceira constante no pelo, especialmente no lombo. De tanto se coçar seu hamster pode se ferir compulsivamente.

Você também notará que ele tem o pelo um pouco mais oleoso devido às lambidas frequentes. Estes sintomas podem ser seguidos de perda de apetite, caráter apático, dormir mais horas do que as habituais, pouco interesse em brincar e, no geral, um comportamento anormal pode ser resultado da presença de parasitas.

Como saber se meu hamster tem ácaros - Passo 2
3

Se os ácaros forem detectados a tempo, é possível que com um tratamento à base de cortisona seja mais que suficiente, ou se seu hamster for muito pequeno pode ser que o veterinário opte por aplicar umas gotas de ivermectina na nuca.

Mas, se não perceber os sintomas e os ácaros aumentarem, pode virar sarna. Neste caso, o tratamento será mais demorado e dependerá muito do animal. Se não conseguir aumentar as defesas do seu hamster será muito difícil que seu animal de estimação combata os ácaros. Se seu animal doméstico estiver com sarna você deverá ser paciente, porque o tratamento é mais difícil e implica injeções de ivermectina em pequenas doses, às quais ele pode não responder bem por serem animais muito pequenos.

4

Também existem umas pipetas muito modernas que são uma boa alternativa à ivermectina injetável e que são colocadas na nuca do seu animal; a principal vantagem é que são muito eficazes e muito menos agressivas. Dependendo do sistema imunológico do seu hamster pode ser que ele sofra alguma recaída, portanto, é recomendável que você fique atento ao seu estado de saúde. Se perceber qualquer sinal, coloque-o em tratamento de novo o quanto antes.

Em qualquer caso, será o veterinário que irá avaliar o estado de saúde do seu bichinho. O profissional indicará o tratamento mais apropriado para seu hamster e a quantidade de visitas necessárias para controlar os ácaros.

Como saber se meu hamster tem ácaros - Passo 4
5

E, como sempre, não se esqueça de que a prevenção é a melhor solução para que seu animal não acabe invadido pelos ácaros. Você deve deixar a gaiola de seu hamster sempre limpa, seus acessórios e a área onde ele dorme. Se ele tiver seu meio higienizado e desinfetado, estará protegido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu hamster tem ácaros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se meu hamster tem ácaros