Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de um hamster

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,9 (3731 votos)
117 comentários
487 vezes partilhado
 
Como cuidar de um hamster

Os hamsters são, muitas vezes, o primeiro animal de estimação para os adolescentes e crianças Estes roedores são uma boa opção para os mais pequenos de casa pois são animais amáveis, pequenos e, são bastante fáceis de cuidar e baratos de manter. Com a devida atenção e cuidados, os hamsters podem chegar a viver até cinco anos mas, para conseguir que a sua vida seja saudáveis, deve ter em conta alguns fatores sobre o cuidado deste pequeno roedor. Por isso, em umComo damos-lhe alguns conselhos sobre como cuidar de um hamster.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um hamster russo
Necessitará:
Instruções:
1

O primeiro passo que deve seguir para saber como cuidar de um hamster consiste em colocar a gaiola num sítio que esteja longe de correntes de ar e luz solar direta. Por isso, é recomendável que escolha um lugar em casa no qual o animal esteja em perfeitas condições para viver em demasiado frio nem calor.

2

Para conseguir que o hamster viva em um ambiente confortável, é recomendável que cubra o solo da gaiola com uma camada de serradura de madeira ou serragem não muito fina. A serradura de madeira de pinho é a melhor porque é absorvente e não tóxica, para além disso conseguirá que o seu hamster esteja em um espaço acolchoado e higiênico.

3

Para cuidar do seu hamster de uma forma adequada, deverá manter um bebedouro de água potável conetado à gaiola a uma altura acessível para o hamster. Deve ter em conta que a água não deve tocar na serragem, pois uma vez molhada poderia se decompor e fazer com que o hamster fique doente.

No que diz respeito à água, é importante que mude diariamente a água do hamster para evitar que se acumulem resíduos e proliferem bactérias que possam causar algum problema na saúde do seu pet. A higiene é imprescindível para que o hamster viva em boas condições.

4

Outra das formas que tem de cuidar do seu hamster é proporcionando-lhe diferentes brinquedos que estejam pensados para que o animal os possa roer. Por exemplo, os hamsters adoram os tubos de papelão que se encontram dentro dos rolos de papel higiênico, mas também poderá encontrar uma grande quantidade de utensílios pensados para este fim em lojas de animais ou veterinárias.

5

Também é importante que lhe proporcione um espaço confortável para dormir, diferente do resto da gaiola. Por isso, recomendamos que faça uma caixa para que o seu hamster durma lá dentro cortando uma porta de cerca de 2 polegadas em uma pequena caixa de papelão fechada. Coloque a caixa em um canto da gaiola e já terá criado a "cama" do seu pet.

O hamster irá encher a caixa com serragem e peças mastigadas pelos tubos de papelão do papel higiênico e utilizará a caixa como um quarto. Não vai urinar na caixa, pelo que se pode utilizar durante vários meses antes de a substituir.

6

Alimente o seu hamster com uma mistura de alimentos preparada comercialmente para hamsters uma ou duas vezes por dia. Administre uma pequena quantidade de frutas e verduras durante todo o ano. Ao introduzir alimentos novos, no início deve dar-lhe porções pequenas para que o seu sistema se habitue a eles.

Em umComo damos-lhe alguns conselhos para que saiba como alimentar um hamster assim como outros artigos onde lhe ajudamos a que saiba que frutas um hamster pode comer e que verduras pode comer.

7

Incentive-o a fazer exercício colocando uma roda de exercício na sua gaiola. Deixe que se exercite fora da sua gaiola numa bola feita especialmente para eles, facilmente encontrada em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o da gaiola, e deixe-o correr na sua bola.

8

Também é importante que lave a gaiola do seu hamster pelo menos uma vez por semana. Retire o hamster para um local seguro e limpe a gaiola com água e um pouco de desinfetante. Limpe todos os resíduos, seque o interior e coloque serradura nova antes de voltar a colocar o hamster na gaiola.

É igualmente importante que retire a fruta da gaiola que o seu pet não tenha comido quando tiverem passado dois dias. Os alimentos frescos desenvolvem bolor que pode fazer com que o hamster fique doente.

9

Outro dos fatores que deve ter em conta se quer saber como cuidar de um hamster é que nunca lhe deve dar banho. Estes animais limpam-se sozinhos, pelo que não é preciso (nem aconselhável) dar-lhes banho. Se sentir que o seu hamster cheira mal, é provável que o cheiro seja da serragem suja. Limpe a jaula do hamster com mais frequência.

10

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como cuidar de um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Quando quiser apresentar o seu hamster a pessoas, pois um hamster com medo pode dar uma dentada.
  • Quando colocar o hamster na bola de exercício, mantenha a bola longe das escadas. Uma queda pode originar lesões graves.
  • Domestique o seu hamster jovem brincando diariamente com ele e recompensando um comportamento tranquilo com verduras.
  • Ao escolher um lugar para a jaula do seu hamster, escolha um fora do alcance de outros animais doméstico que possam ser uma ameaça para o seu hamster.
  • Mantenha as sementes do hamster quentes e secas - a umidade pode causar infeções mortais.
  • Não ceda à tentação de comprar dois hamsters para viverem juntos. Embora sejam irmãos de ninhada ou irão começar a se reproduzir imediatamente (e você terá 20 hamsters) ou lutarão, muitas vezes até à morte.
Relacionados
Comentários (117)

Escrever comentário sobre Como cuidar de um hamster

Muito útil
117 comentários
ellen
Sua avaliação:
isso vai me ajudar muito amei
Isabel
Sua avaliação:
Oi amei esse site tenho um canal no qual falo de tudo e como guanhei 1 hamster vou falar para meu seguidores dar um passadinha aqui . Obrigada me ajudou bastante.
Allice
Sua avaliação:
Como eu faço para ele tomar banho???
Aline
Sua avaliação:
mas eu tenho um e é um casal e eles nunca brigaram então que faço?
Luiz
Tenho um casal e tiveram 4 filhotes já estão com 3 dias
Tatiane
Vc vai vender os filhotes?
karol lima
meu hamster anda muito agitado, preciso me preocupar ?
Enzo Gabriel
bom sara mais se nao poder levar me hamster para o viterinario oque eu posso fazer
Rogger
Comprei um hamster hoje. No pet shop ele tomava água em uma cambuquinha, quando o comprei ele veio com jaula é um bebedouro, coloquei água nele. Comprei Lilo, meu hamster, pela manhã e já são quase seis da tarde e ainda não o vi beber água, o que faço?
Carol
Ganhei um ramster hoje... tinha comprado uma gaiola mas ela e pequena e ele fica muita agitado, deixei ele do lado de fora, dentro do quarto e so pretendo por na gaiola qndo for dormir.. tem problema? Tb observei q ele esta cm um negocio... perto das bolinhas dele... pensei q fosse o mamilo, mas e maior e parece q estava ferido, o que pode ser??
camila
Carol deve ser q os outros ramsters q convivia com ele pd ter machucado ele
Bianca Vint
Amei todas as informações foram maravilhosas! ! Sinceramente ALIVIOU A BARRA

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Como cuidar de um hamster
1 de 10
Como cuidar de um hamster