Que procura? ¿Como cuidar de um hamster? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Como cuidar de um hamster

Como cuidar de um hamster

Os hamsters são, em algumas ocasiões, o primeiro animal de estimação para os adolescentes. Os hamsters são um bom "primeiro" animal de estimação porque são adoráveis, pequenos, e o melhor de tudo, são fáceis e baratos de manter. Com a devida atenção e cuidado, os hamsters podem viver até cinco anos.

Instruções
1

Procure o hamster ideal para comprar. Um hamster ideal deve ter entre 4 e 7 semanas de idade. Os hamsters são mais fáceis de domesticar quando são novos. Existem dois tipos de hamster: o hamster dourado e da Sibéria ou o hamster anão. O hamster dourado existe numa imensa variedade de cores e pelos, enquanto o hamster anão, mais pequeno, apenas existe em algumas cores. No entanto, a grande diferença entre os dois é que o hamster anão não é muito fácil de domesticar enquanto o dourado pode converter-se num animal de estimação dócil e de confiança.

2

Quando trouxer o hamster para casa, coloque-o na jaula ou gaiola num lugar longe de correntes de ar e luz solar direta. Escolha um lugar da casa em que possa visitar o seu hamster com frequência.

Imagem: animais.culturamix.com

3

Cubra o chão da jaula com uma camada de serradura. A madeira de pinho tem a vantagem de ser mais absorvente e não é tóxica.

4

Mantenha uma garrafa de água potável ligada à jaula a uma altura acessível ao hamster, mas que não toque na serradura de madeira. Se molhar a serradura pode comprometer a saúde do hamster e fazer com que ele fique doente. Lave e renove todos os dias.

5

Providencie alguns brinquedos para ele roer. Os hamsters adoram os tubos de papelão que se encontram dentro dos rolos de papel higiênico e toalhas de papel.

6

Faça uma caixa para que o hamster durma lá dentro. Recorte uma porta com uns 4 ou 5 centímetros numa caixa pequena de cartão fechada. Coloque a caixa num canto da jaula. O hamster vai encher a caixa de serradura e bocados de cartão mastigados, vai utilizar a caixa como dormitório. Não vai urinar na caixa, por isso pode ser utilizada por muitos meses sem ter que a mudar.

7

Alimente o seu hamster com uma mistura de alimentos preparados comercialmente para hamsters uma a duas vezes ao dia. Administre uma pequena quantidade de frutas e verduras durante todo o ano. Ao introduzir novos alimentos, comece com pequenas quantidades para que o seu sistema digestivo se adapte a eles.

8

Proporcione exercício para o seu hamster, colocando uma roda de exercício na sua jaula. Deixe que se exercite fora da sua jaula numa bola especialmente desenhada para eles, facilmente encontrada em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o da jaula, e deixe-o correr na sua bola.

Imagem: mercadolivre.com.br

9

Lave a jaula do seu hamster pelo menos uma vez por semana. Remova o hamster para um local seguro e limpe a jaula com água e um pouco de desinfetante. Limpe todos os resíduos, seque o interior e acrescente serradura nova antes de voltar a pôr o hamster.

10

Retire a fruta da jaula que ele não comeu da à pelo menos dois dias. Os alimentos frescos desenvolvem bolor que pode fazer com que o hamster fique doente.

11

Não dê banho ao seu hamster. Os hamsters limpam-se sozinhos. Se pensa que o hamster cheira mal está enganado, o cheiro é provavelmente da serradura suja. Limpe a jaula do hamster com mais frequência.

12

Leve o hamster consigo ou encontre alguém que possa cuidar dele se for de férias por mais de três dias.

13
Se deseja ler mais artigos parecidos a como cuidar de um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais de estimação.
Necessita
  • Bola de exercício para hamster
  • Serradura de pinho ou papel reciclado
  • Alimentos para hamster
  • Roda de exercício para hamster
  • Desinfetante
  • Fruta fresca
  • Jaula/Gaiola de arame, jaula de plástico resistente ou aquário com tampa resistente
  • Garrafa de água pequena para roedores
  • Verduras
Conselhos
  • Escolha um hamster jovem não só por ser querido, mas também pela domesticação. Escolha um hamster que relaxe na sua mão, se lave e pareça gordo, olhos brilhantes, alerta e curioso. Escolha apenas um hamster.
  • Os hamsters são ativos ativos durante a noite. O melhor momento para limpar a jaula ou para o hamster fazer exercício é de manha ou à tarde, em vez do meio-dia que é quando os hamster preferem relaxar sem serem incomodados.
  • Domestique o seu hamster jovem brincando diariamente com ele e recompensando um comportamento tranquilo com verduras.
  • Se a roda do seu hamster faz com que não consiga dormir à noite, retire a roda antes de se deitar e volte a coloca-la quando acordar.
  • Crianças de apenas 3 anos podem ser bons donos de um hamster, mas devem ser supervisionados de muito perto ao manusearem o hamster e terem um adulto que ajuda com a limpeza e cuidado. Aos dez anos já poderão cuidar de um hamster sozinhos.
  • Apresente o seu hamster a pessoas e determinadas situações com cuidado, um hamster com medo pode dar uma mordida dolorosa.
  • Quando colocar o hamster na bola de exercício, mantenha a bola longe das escadas. Uma queda pode originar lesões graves.
  • Ao escolher um lugar para a jaula do seu hamster, escolha um fora do alcance de outros animais doméstico que possam ser uma ameaça para o seu hamster.
  • Mantenha as sementes do hamster quentes e secas - a umidade pode causar infeções mortais.
  • Não ceda à tentação de comprar dois hamsters para viverem juntos. Embora sejam irmãos de ninhada ou irão começar a se reproduzir imediatamente (e você terá 20 hamsters) ou lutarão, muitas vezes até à morte.

Comenta, opina, pergunta sobre como cuidar de um hamster

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: Outros animais de estimação e na Newsletter

47 comentários

Sara Viega Disse: 22-04-2014 Olá Regiane, obrigada pelo seu comentário. O melhor é ir ao veterinário com a sua hamster para ver se está tudo bem com o olho e se não causou nenhuma lesão interior.
Regiane Disse: 19-04-2014 Olá, minha hamster, se machucou e o olho esquerdo está meio esbugalhado e vermelho, limpei c algodão e água, ficou bom, mas o olho está vermelho cor de sangue. Quero saber q tipo de cuidados deverei ter c esse olhinho e se ela vai ficar cega, ou se vai continuar esbugalhado. Por favor me oriente, eu amo a minha Bolha ela é a alegria da casa e agora está meio tristinha.
Raquel Machado  Disse: 04-04-2014 e nome para meu hamster alguém tem um ???? Eu quero uma hamster do sexo feminino que nome dou???
Julianinha Disse: 12-03-2014 mas e se ele fisse suas nessecidades, o que eu fasso??? sou uma criança e quero compra um hamster, pf eu preciso da sua ajuda
Gustavo Disse: 26-02-2014 Veja uma galeria com lindas fotos de Hamster Sírio! http://******.com/hamster/galeria/
Fabio Disse: 18-02-2014 legal mas na foto é um gerbil
Rafaela Disse: 15-02-2014 meus hamsters nunca tiverão filhotes mais eu acho que o twister é femea
Rafaela Disse: 15-02-2014 eu beem q podia ter visto isso antes de comprar a thuca e o twister pq os dois quase se mataram agora vivem cada um em uma gaiola ,mais eu sempre tive o maior cuidado com eles.
Sara Disse: 11-02-2014 Valéria muito obrigada pelo seu comentário. É normal que o seu hamster se sinta um pouco triste nos primeiros dias e que por isso não coma. Deixe ele se habituar à nova casa, que com certeza essa situação passará. Caso continue vendo que o seu hamster não come nem bebe água, então aí deve consultar o veterinário para saber se há algo de errado com ele.
Valéria Disse: 10-02-2014 Boa tarde! Meu nome é Valéria, e comprei um hamster para meu de presente, mas ele tem 4 semanas, fazem 3 dias q estou com ele, e agora q ele começou a comer,pois ficamos insistindo, colocando o alimento peto dele, em um cantinho q ele escolheu para ficar na gaiola, gostaria de saber se é normal ele ficar sem comer assim, e parece q está triste,pois passa o dia td dormindo e no msm cantinho, como se lá fosse um lugar em q ele se sente seguro, protegido. E outra coisa q reparei foi q ele estava comendo as próprias fezes, acho q hj ele parou, e tbm tds as vezes q pegávamos ele fazia as fezes em nossas mãos, isso é normal? e água ele toma? pois ele não esta tomando. Na gaiola tem um tubo grande e no 1° dia ele subiu e não conseguia descer, resolvi tampar a entrada, e abrir dq alguns dias quando ele ficar mais esperto, o q vc acha?Bem desculpe por tantas duvidas, tem mais, só q depois perguntarei, e prq as pessoas q me venderam não sabiam me responder quase nada, ha...mais 1 pergunta importante, eles disseram q não da para saber o sexo do animal agora prq eleé muito pequeno, só quando crescer bastante é verdade? Bem fico por aq com tantas perguntas se puder me responder pelo menos algumas já ficarei agradecida.
Sara Disse: 04-02-2014 Lili muito obrigada pelo seu comentário :) Fique atenta às últimas novidades!
Lili Disse: 04-02-2014 Obrigado pela ajuda e seu blog e bom gosto das suas dicas
Sara Disse: 28-01-2014 Rebeca desde já agradeço o seu comentário. Pode dar ao seu hamster morango, uva, maçã, pêra, banana, melão, ameixa, abacate, alface, couve, milho e cenoura, aipim, entre muitas outras frutas e legumes.
Rebeca Disse: 24-01-2014 Olá, Sara, vi a sua publicação, e gostaria de saber que tipo de frutas e verduras que os hamster comem... Obrigada
Sara Disse: 24-01-2014 Rhiam obrigada pelo comentário :) Valeu!
rhiam coutinho martins Disse: 23-01-2014 meu este cite é muito bom,bom de mais
Jack Disse: 17-01-2014 Minha filha fez 5 anos e ganhou um hamster de presente,e como ela ainda não pode cuidar essa tarefa ficou para mim. Ele veio com uma gaiola linda com um tubo colorido q passa de um lado ao outro da gaiola.Mas ele não sai de dentro desse tubo, exceto p/comer e beber agua. Como faço pra ter contato com ele????
Andryelle Disse: 15-01-2014 o pelo do meu hamster ta caindo oque eu faço ?
Patricia Disse: 11-01-2014 Qero um casal de hamsteter mais n encontrei ninguem q doe ou venda .. ajuda??
JULIANA Disse: 23-12-2013 meus hamsters não param de reproduzir, não sei mais oque fazer já os separei e quando os coloquei juntos novamente ele quase se mataram, estou com muitos filhotes não sei oque fazer com eles...
Sara Disse: 17-12-2013 Camila obrigada pelo comentário! Boa sorte com o seu hamster :)
camila Disse: 17-12-2013 eu pedi um hamster au papai noel e adotaram minha carta e estou muito feliz não sabia dessas coisas e agora eu sei ;-)
camila Disse: 17-12-2013 quais as doenças causadas pelos hamster!
Sara Disse: 13-12-2013 Nicolas obrigada pelo comentário e por partilhar conosco :)
nicolas 8 anos Disse: 12-12-2013 Eu comprei uma ramster e dei o nome dela de purplex ela eda raça sirio e edourada mas do pescoço aos Pes da partae de baixo e branco a gaiola e azul e ela vive muito bem limpando e trocando a cerradura so 1 vez Por semana mais as dicas do site são otimas e ela tem pedigre e foi comprada na terrazoo Eu amo aquela fofinha
Margarete Disse: 17-11-2013 Alguém sabe onde posso encontrar para comprar??
Sara Disse: 15-11-2013 Fabiola muito obrigada pelo comentário :)
Fabíola Disse: 07-11-2013 comprei hoje 2 hamster 1 para meu filho e outro para o meu irmãozinho(eles adoraram),gostei muito das instruçoes do site.
larissa Disse: 24-10-2013 muito bom o post, há anos quero comprar um hamster mas tenho tido alguns obstáculos... me ajudou muito e vou pensar sobre o assunto! continue com o blog, parabéns!
Sara Disse: 21-10-2013 Vanessa muito obrigada pelo seu comentário! Cuide bem do seu hamster!
Gabs Disse: 19-10-2013 Eu tive um,e não viveu nem 1 ano; porém o vendedor da loja disse que seria bem melhor se tivessem um casal,e dai eu comprei.mais morreu com nem 6 meses de vida...
Vanessa Disse: 16-10-2013 Agora seii como eu posso cuidar bem do meu Liindo e fofinho Hamster muitoo obg..
isabella Disse: 09-10-2013 Eu amo Hamster ele é muito fofo como o dia da crianças ta chegando e meu pai e minha mãe vai comprar um para min
beatriz  Disse: 23-09-2013 Agora posso cuidar do meu novo hamster o Fenoninho tenho certeza q ele vai gostar de mim
Kaue Disse: 12-09-2013 Eu ia ganhar um hamster mais ele era muito grande ! ai eu dei devolta
Gabi Disse: 02-09-2013 Eu queria saber eu quero saber que uma garota que já tem 2 cadelas e 1 cachorro pode ter um hamster????
andresa Disse: 31-08-2013 é verdade que o hamster passa doença?....tenho criança em casa e sou louca por hamster tenho um dorado ...mais ele ta doentinho ,muito fraco anda tontoe nao quer comer...o que faço?
Thais Araújo Disse: 26-08-2013 Ameeei as dicas!! Fiquei mais aliviada, já sei como cuidar bem do meu hamster (:
Usuário anônimo Disse: 14-08-2013 Aqui nesse nâo indica a alimentação
Ana  Disse: 05-08-2013 Ganhamos um Hamster e consegui tirar algumas dúvidas, Obrigada pelas dicas !
gabriel Disse: 31-07-2013 nao sei se voçes sabem mas nao deixem hamster machos junto eles se brigao na época de acasalamento
gabriel Disse: 31-07-2013 eu não sabia quase nada foi muito útil vlw
fernanda salles Disse: 15-07-2013 muito bom vou cuidar bem melhor do meu primeiro animalzinho agora
Anónimo  Disse: 15-07-2013 Foi muito útil , mi ajudou bastante com a Criação do meu primeiro Hamster vllw aii >
Usuário anônimo Disse: 03-07-2013 porq eu tava esperando uma outra resposta!!! as resposta nao foi util
Brenda Disse: 02-07-2013 Adoreei as dicas..! Agora vo cuida bem melhor dos meus hamster ..! ;))
emilly alves Disse: 26-06-2013 gostei muitoo destem site,ele me ajudou muito com meu hamster..agora sei cuidar muito bem dele..adoreii.