Como cuidar de um hamster


Como cuidar de um hamster

Os hamsters são, em algumas ocasiões, o primeiro animal de estimação para os adolescentes. Os hamsters são um bom "primeiro" animal de estimação porque são adoráveis, pequenos, e o melhor de tudo, são fáceis e baratos de manter. Com a devida atenção e cuidado, os hamsters podem viver até cinco anos.

Instruções
  1. Procure o hamster ideal para comprar. Um hamster ideal deve ter entre 4 e 7 semanas de idade. Os hamsters são mais fáceis de domesticar quando são novos. Existem dois tipos de hamster: o hamster dourado e da Sibéria ou o hamster anão. O hamster dourado existe numa imensa variedade de cores e pelos, enquanto o hamster anão, mais pequeno, apenas existe em algumas cores. No entanto, a grande diferença entre os dois é que o hamster anão não é muito fácil de domesticar enquanto o dourado pode converter-se num animal de estimação dócil e de confiança.

  2. Passo 2 de 12 - <p>Quando trouxer o hamster para casa, coloque-o na jaula ou gaiola num lugar longe de correntes de ar e luz solar direta. Escolha um lugar da casa em que possa visitar o seu <strong>hamster</strong> com frequ&ecirc;ncia.</p><p>Imagem: animais.culturamix.com</p>

    Quando trouxer o hamster para casa, coloque-o na jaula ou gaiola num lugar longe de correntes de ar e luz solar direta. Escolha um lugar da casa em que possa visitar o seu hamster com frequência.

    Imagem: animais.culturamix.com

  3. Passo 3 de 12 - <p>Cubra o ch&atilde;o da jaula com uma camada de serradura. A madeira de pinho tem a vantagem de ser mais absorvente e n&atilde;o &eacute; t&oacute;xica.</p>

    Cubra o chão da jaula com uma camada de serradura. A madeira de pinho tem a vantagem de ser mais absorvente e não é tóxica.

  4. Mantenha uma garrafa de água potável ligada à jaula a uma altura acessível ao hamster, mas que não toque na serradura de madeira. Se molhar a serradura pode comprometer a saúde do hamster e fazer com que ele fique doente. Lave e renove todos os dias.

  5. Passo 5 de 12 - <p>Providencie alguns brinquedos para ele roer. <strong>Os hamsters adoram os tubos de papel&atilde;o</strong> que se encontram dentro dos rolos de papel higi&ecirc;nico e toalhas de papel.</p>

    Providencie alguns brinquedos para ele roer. Os hamsters adoram os tubos de papelão que se encontram dentro dos rolos de papel higiênico e toalhas de papel.

  6. Faça uma caixa para que o hamster durma lá dentro. Recorte uma porta com uns 4 ou 5 centímetros numa caixa pequena de cartão fechada. Coloque a caixa num canto da jaula. O hamster vai encher a caixa de serradura e bocados de cartão mastigados, vai utilizar a caixa como dormitório. Não vai urinar na caixa, por isso pode ser utilizada por muitos meses sem ter que a mudar.

  7. Alimente o seu hamster com uma mistura de alimentos preparados comercialmente para hamsters uma a duas vezes ao dia. Administre uma pequena quantidade de frutas e verduras durante todo o ano. Ao introduzir novos alimentos, comece com pequenas quantidades para que o seu sistema digestivo se adapte a eles.

  8. Passo 8 de 12 - <p><strong>Proporcione exerc&iacute;cio para o seu hamster</strong>, colocando uma roda de exerc&iacute;cio na sua jaula. Deixe que se exercite fora da sua jaula numa bola especialmente desenhada para eles, facilmente encontrada em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o da jaula, e deixe-o correr na sua bola.</p><p>Imagem: mercadolivre.com.br</p>

    Proporcione exercício para o seu hamster, colocando uma roda de exercício na sua jaula. Deixe que se exercite fora da sua jaula numa bola especialmente desenhada para eles, facilmente encontrada em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o da jaula, e deixe-o correr na sua bola.

    Imagem: mercadolivre.com.br

  9. Lave a jaula do seu hamster pelo menos uma vez por semana. Remova o hamster para um local seguro e limpe a jaula com água e um pouco de desinfetante. Limpe todos os resíduos, seque o interior e acrescente serradura nova antes de voltar a pôr o hamster.

  10. Retire a fruta da jaula que ele não comeu da à pelo menos dois dias. Os alimentos frescos desenvolvem bolor que pode fazer com que o hamster fique doente.

  11. Não dê banho ao seu hamster. Os hamsters limpam-se sozinhos. Se pensa que o hamster cheira mal está enganado, o cheiro é provavelmente da serradura suja. Limpe a jaula do hamster com mais frequência.

  12. Leve o hamster consigo ou encontre alguém que possa cuidar dele se for de férias por mais de três dias.

  13. Se deseja ler mais artigos parecidos a como cuidar de um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais de estimação.
Necessita
  • Bola de exercício para hamster
  • Serradura de pinho ou papel reciclado
  • Alimentos para hamster
  • Roda de exercício para hamster
  • Desinfetante
  • Fruta fresca
  • Jaula/Gaiola de arame, jaula de plástico resistente ou aquário com tampa resistente
  • Garrafa de água pequena para roedores
  • Verduras
Conselhos
  • Escolha um hamster jovem não só por ser querido, mas também pela domesticação. Escolha um hamster que relaxe na sua mão, se lave e pareça gordo, olhos brilhantes, alerta e curioso. Escolha apenas um hamster.
  • Os hamsters são ativos ativos durante a noite. O melhor momento para limpar a jaula ou para o hamster fazer exercício é de manha ou à tarde, em vez do meio-dia que é quando os hamster preferem relaxar sem serem incomodados.
  • Domestique o seu hamster jovem brincando diariamente com ele e recompensando um comportamento tranquilo com verduras.
  • Se a roda do seu hamster faz com que não consiga dormir à noite, retire a roda antes de se deitar e volte a coloca-la quando acordar.
  • Crianças de apenas 3 anos podem ser bons donos de um hamster, mas devem ser supervisionados de muito perto ao manusearem o hamster e terem um adulto que ajuda com a limpeza e cuidado. Aos dez anos já poderão cuidar de um hamster sozinhos.
  • Apresente o seu hamster a pessoas e determinadas situações com cuidado, um hamster com medo pode dar uma mordida dolorosa.
  • Quando colocar o hamster na bola de exercício, mantenha a bola longe das escadas. Uma queda pode originar lesões graves.
  • Ao escolher um lugar para a jaula do seu hamster, escolha um fora do alcance de outros animais doméstico que possam ser uma ameaça para o seu hamster.
  • Mantenha as sementes do hamster quentes e secas - a umidade pode causar infeções mortais.
  • Não ceda à tentação de comprar dois hamsters para viverem juntos. Embora sejam irmãos de ninhada ou irão começar a se reproduzir imediatamente (e você terá 20 hamsters) ou lutarão, muitas vezes até à morte.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como cuidar de um hamster:


                

76 comentários


25-07-2014 jamylle victoria disse:
ah uma pergunta pode deixar um hamster macho perto dos filhotas quando tiver filhotes! por favor repondam!
23-07-2014 Fátima disse:
A mordida causa infecção?
18-07-2014 Beatriz disse:
Comprei um hamster sírio hoje (fêmea), mas ela é muito agressiva. Já me mordeu 2 vezes e quando tento encostar o dedo, ela volta a atacar. É o meu 1º dia com ela, e sei que ela ainda se está a habituar a esta nova realidade... Será que ela vai ficar mais meiga? O que posso fazer? Obrigada :)
01-07-2014 Isadora disse:
Oque ele come?
01-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Isadora, obrigada pelo seu comentário :) Você pode ver nesse link como é a alimentação de um hamster: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-um-hamster-7080.html
01-07-2014 Nokas disse:
Eu vou de ferias e por 4 semanas e eu vou levar ela comigo, essa é a minha gaiola----> http://www.********.com/assets/products/144/images/334829D9.jpg , so que eu estou pensando levar so a parte laranja e o bebedouro. Gostava de saber se essa gaiola e boa para a levar comigo. Estou pensando levar assim--->http://www.*******.com/assets/images/product_images/image/hagen_habitrail_ovo_pad_angle_a.jpg gostava muto de saber a sua opinião. O site é muito bom, obrigada pelas dicas ;)
14-07-2014 maria disse:
precisa simplesmente do essencial
27-06-2014 rafaela souza disse:
eu tenho um hamster a mais de um ano e ele n quer mais comer n sei o q fazer pior e q eu não achei um vt q mecha com hamster só com gatos e cão ele ta muito fraco com o pelo feio sem vida ele antes andava por minha casa toda agora ele anda um pouquinho e volta pra casinha me ajuda gente por favor n sei o que fazer sem ele se vcs souberem de algum vt aqui por perto eu morro em teixeira de freitas
25-06-2014 raquel disse:
ola Fernanda tenho uma duvida eu posso deixar dois hamster juntos em uma gaiola?e se a resposta for sim eu tenho que botar dois brinquedos ex;duas rodinhas,duas bolinhas.duas garrafas de água,etc...
18-06-2014 Fernanda disse:
Mas se eu comprar apenas um hamster , ele não corre o risco de ficar triste por ser solitário? E por que nas lojas de animais eles sempre estão juntos na mesma gaiola e não aparentam ter problemas na convivência ? Aguardo a resposta ansiosa !
20-06-2014 Sara Viega disse:
Olá Fernanda, tudo depende da espécie de hamster que você comprar. Existem algumas raças em que é preferível que o hamster fique sozinho na gaiola, como o hamster sírio. Outras, que se adaptam bem à presença de um companheiro, como o anão russo. O mais importante é que o hamster se distrai na gaiola, para isso você deve colocar aquela rodinha para ele fazer exercício e um rolo de papel higiênico para ele roer. Espero ter ajudado!
16-06-2014 nalanda adrina de souza disse:
eu acabei de ganhar um hamster mais ela roi as coisas é normal
17-06-2014 Sara Viega disse:
Olá Nalanda, você deve colocar o seu hamster em uma gaiola e deixar-lhe por exemplo um rolo de papel higiênico para ele roer. Assim, ele não vai roer outra coisa. Obrigada pelo comentário e boa sorte com seu hamster :)
31-05-2014 Patrick disse:
Eu comprei duas fêmeas de Anão russo para minha namorada. Nunca criei roedores, mas estou gostando de cuidar desses, são muito fofinhas! Mas tem um problema... Elas não querem usar a serragem pra fazer xixi, tem como ensinar ou evitar que elas façam isso no plástico da gaiola? (O odor é forte!).
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências