Partilhar

Como saber se minha cadela tem piometra

Como saber se minha cadela tem piometra

Uma das doenças mais graves e comuns nas cadelas de idade avançada é a piometra canina. É importantíssimo tratar a tempo esta doença já que atua com grande rapidez e costuma ser mortal se não for tratada. Para detectá-la a tempo, é fundamental saber em que consiste esta doença e conhecer os sintomas que a piometra pode produzir em uma cadela. Se você notar que ultimamente sua cadela está mais decaída do que o normal ou urina mais da conta, pode ser que esteja doente e você deverá levá-la imediatamente ao veterinário. Para descobrir como saber se sua cadela tem piometra, neste artigo de umComo damos a você a base para identificá-la rapidamente.

O que é a piometra canina?

A piometra canina é uma doença bacteriana que afeta o aparelho reprodutor feminino, é por isso que só acontece nas cadelas. Esta doença consiste em uma infecção severa do útero, provocada pela intrusão e colonização de bactérias. Esta infecção termina com a produção de uma grande quantidade de pus. A infecção do útero pode derivar em uma piometra de colo aberto ou de colo fechado. No primeiro caso, o pus será expulso através da vagina, no segundo, ao estar fechado, a secreção de pus que está sendo formado dentro do útero não poderá sair.

A piometra também pode ocorrer em gatas, mas é menos frequente. Costuma aparecer em cadelas que superam os 6 anos de vida, ainda que também existe uma porcentagem mínima de fêmeas jovens doentes de piometra canina. É importantíssimo conhecer as possíveis doenças das cadelas para detectá-las o antes possível.

Como ocorre a piometra nas cadelas?

A piometra canina costuma aparecer na fase do diestro do cio das cadelas. O que é o diestro? O diestro é o ciclo que ocorre logo após o cio. Esclarecido este ponto, como ocorre a piometra? Quando as cadelas estão no período do cio, o colo do útero se abre e as bactérias podem entrar com facilidade através da vagina. Uma vez terminado o cio, inicia-se a fase do diestro e é aqui quando o colo do útero volta a fechar-se, deixando as bactérias dentro. Lembremos que o cio produz uma grande descarga de progesterona nas cadelas e, que uma vez terminado, pode provocar algumas mudanças em sua estrutura anatômica, como desequilíbrios hormonais. Estas mudanças tornam o útero da cadela um habitat perfeito para o desenvolvimento das bactérias. Já que sua colonização requer tempo, a piometra canina costuma mostrar os primeiros sintomas após os dois meses de seu início (após o último cio).

As mudanças hormonais costumam ocorrer em cadelas que tomaram algum tipo de anticonceptivo, seja via oral ou intravenosa, de idade avançada, com cios irregulares ou em fêmeas que sofrem gravidez psicológica frequentemente. Este tipo de cadelas são as que têm mais probabilidades de contrair esta doença.

Sintomas da piometra canina

Uma vez que sua cadela tiver contraído a doença da piometra canina, começará a apresentar uma série de sintomas que você deve detectar para levá-la rapidamente ao veterinário. Os sintomas desta doença costumam ser:

  • Febre
  • Supuração vaginal de pus e, nos casos mais graves, acompanhada de sangue
  • Perda do apetite
  • Decaimento do ânimo
  • Lambem a zona da vagina continuamente
  • Beber muita quantidade de água
  • Urinar excessivamente
  • Vômitos e diarreia

Se sua cadelinha apresentar algum destes sintomas, não hesite em levá-la ao veterinário para que façam uma revisão completa, já que, se a piometra canina não for trata a tempo, é uma doença fatal. Em piometras de colo aberto a cadela não deixa de lamber a zona da vagina devido à secreção de pus. Nas de colo fechado, são mais comuns o resto dos sintomas, já que a não expulsão do pus aumenta consideravelmente o mal-estar da cadela.

Nos casos mais graves, a piometra pode desenvolver outras doenças na cadela, como a insuficiência renal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela tem piometra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Mychelle Motta Oliveira de Brito
Boa tarde. Tenho uma cadela de quase 2 anos que de uns 3 dias para cá comecei a perceber que sai um liquido da vagina, parece uma gosminha, transparente e sem cheiro. Ela está normal, atentada do mesmo jeito rs, comendo normal, sem diarreia, sem vomito. O que pode ser? Li que isso acontece perto de entrar no cio. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Mychelle! Apenas o veterinário pode fazer um exame físico na sua cachorra e determinar o que está acontecendo com ela. Rápidas melhoras!
Rairana
Ola, minha cadela só tem 5 meses, e ainda nao entrou no cio, esta com uns dias com um corrimento na vulva igual pus, pode ser piometra?
Jani
Tenha uma cadela com 15 anos, e uma SRD, e que de uns 5 dias para cá, começou a expelir pus pela vulva. Observei que ela tem a região abdominal mais inchada e a região do quadril bastante magra. Será Biometra? Ela está comigo ah 10 anos e nunca deixei cruzar, já ganhei ela adulta, não é castrada. Ainda se alimenta mas pouco, não quer racao secas, então faço comida especial com legumes e arroz e carne, aí ela come bem, mas observei que toma muita água, ela já está surda. Mas pede carinho a todo instante. Não sei o que fazer, pois no momento estou sem dinheiro para consulta e se precisar de cirurgia, não sei o que fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Jani! Sim, pelo que você descreve pode ser piometra ou mesmo outra infeção. Se é necessário cirurgia ou não tudo depende do diagnóstico que precisa ser feito por um médico veterinário. Caso seja uma piometra, a situação é grave e se não existir atuação médica rapidamente, a vida da cadela está em risco. O nosso conselho é conversar diretamente com o seu médico veterinário de confiança sobre a sua situação econômica atual, de forma a concordarem nalguma forma de pagamento a prestações por exemplo. Muitos veterinários têm esta possibilidade para casos como o seu. O importante é que a sua cadela seja vista o quanto antes. Outra possibilidade é tentar falar com alguma associação de animais da sua zona ou até mesmo utilizar as redes sociais para pedir ajuda para o pagamento.
Jani
Obrigada pela resposta a minha pergunta.Hoje ela parece estar melhor, mas vou conversar com o vet dela e ver como poderei pagar.
A sua avaliação:
Janaina
Oi percebi desde ontem que minha cadela estava lambendo muito a área genital. Hj ela veio 3 vzs dentro da minha casa (ela não costuma entrar) percebi q parecia q ela queria me mostrar algo. Ela deitou e observei que as tetas Dela estão todas inchadas e saindo um pus meio amarelo escuro da vagina Dela e a vagina aparenta estar com a pele no vivo sabe. Ela parecia estar com dor. Ond: ela nunca cruzou e já teve várias gravidez pscicologica eu venho notado. O que será q pode ser ?? Me ajude
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Pelo que você descreve e se ela nunca cruzou, muito provavelmente está com uma gravidez psicológica. Você precisa de consultar o quanto antes o seu médico veterinário para iniciarem um tratamento.
Antonio Alves
Bom Dia minha cadela foi operada do ultero á três anos ela tem 10 anos, e ultimamente esta soltando um liquido parecido com urina mas pegajoso, logo pela manhã sua urina está meio avermelhada ( Rosada) Quando ela deita e se levanta deixa no chão este liquido. já teve infecção urinário e ficou curada mas antes ela já apresentava este liquido o qual eu falei. já fez ultrason e não acusou nada deste assunto. Grato Antonio
Editor umComo.com.br
Oi Antonio! Pelos sinais clínicos que você descreve, a sua cadela pode estar com um problema renal, urinário ou reprodutivo. É essencial que o diagnóstico seja feito por um veterinário o quanto antes para que iniciem um tratamento, pois essas situações são geralmente muito dolorosas para o animal.
Antonio
Minha cadela está soltando um liquido parecido com urina meio pegajosa, todas as vezes que se deita. Alem disso pela manha nas primeira uriada é normal. depois as urinas sai com pingos de sangue, o que pode ser ( Ela é castrada ) Fez uma cirurgia para retirar o ultero já faz uma 3 anos. Grato Antonio
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Aparentemente a sua cadela está com alguma infeção. Pode ser do trato urinário ou reprodutivo. É imprescindível que ela seja consultada pelo médico veterinário que diagnostique o problema e inicie um tratamento o quanto antes.
A sua avaliação:
Emerson Costa
Bom dia, Muito bom seu artigo. Obrigado.Minha cadelinha esta com 4 meses e esta saindo um pouquinho de pus na vagina e ela fica lambendo, é normal para uma cadelinha que nuca entrou no cio?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Emerson! Não, se ela tem pus na vagina significa que está com uma infeção. Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança para que ele diagnostique o problema e inicie um tratamento adequado o quanto antes.
edneia
ela esta com todos o sintoma de piometra posso da antibiótico pra ela e uma boxer com 30 kl
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Edneia! Se a sua cadela está com sintomas de piometra, se trata de uma situação de urgência e ela deve ser vista de imediato por um médico veterinário. O mais provável é ser necessário intervenção cirúrgica para além de um antibiótico que só poderá ser prescrito pelo médico veterinário. O principal risco da piometra é a infecção se generalizar e ela pode acabar por falecer!
Marcia
Boa noite, gostaria de saber que remédio dar pra minha cadela tem 14 anos , porte médio e já fez cirurgia de castração mas
sempre tem infecção uterina
rosimar teixeira
existe alguma vacina q trata essa doença piometra canina
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosimar! É sempre recomendável a ovariohisterectomia (castração cirúrgica), que seria a remoção cirúrgica dos ovários e do útero, além do tratamento com antibiótico. É um tratamento eficaz, sempre e quando a infecção não se tenha generalizado e o estado do animal seja adequado. No caso de infecção generalizada, o prognóstico costuma piorar.
No caso de cadelas com um elevado valor reprodutor, pode-se tentar o tratamento com antibióticos, assim como a drenagem e lavagem do útero. Os resultados neste tratamentos costumam ser pouco satisfatórios.

Como saber se minha cadela tem piometra
Como saber se minha cadela tem piometra

Voltar ao topo da página