Partilhar

Como saber se o meu gato tem conjuntivite

Como saber se o meu gato tem conjuntivite

A conjuntivite não só é um problema comum nos humanos, mas também pode afetar o nosso felino, gerando dificuldade na sua visão e um grande desconforto. É muito importante cuidar dos olhos de nosso gato para evitar este tipo de problema, mas se apesar de limpá-los com frequência, começou a observar que as secreções aumentaram e que seu animal toca muito nesta zona de seu corpo, é momento de ver o que se passa. Em umComo.com.br, explicamos como saber se o seu gato tem conjuntivite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a conjuntivite do meu gato
Passos a seguir:
1

A conjuntivite ocorre quando a membrana ocular inflama, originando vermelhidão e secreção. São várias as razões que podem causar conjuntivite felina em seu gato, entre elas se destacam:

  • A ação do pó, o vento ou alérgenos como o pólen.
  • Infecções ou bactérias que afetam o olho originando este problema.
2

Os principais sintomas da conjuntivite felina são:

  • Vermelhidão evidente da parte interna das pálpebras do gato. No começo, a vermelhidão pode ser leve, em um tom rosa, mas se a conjuntivite não for tratada ou ocorrer uma infecção, o tom ficará mais avermelhado.
  • O gato toca ou coça os olhos mais do que o habitual, um sinal claro de que algo o incomoda.
  • Secreções de cor branca, verde ou amarelo-clara.
  • Lacrimejamento frequente e, em algumas ocasiões, olhos muito inflamados e difíceis de abrir.
3

É importante ter em conta que a conjuntivite felina embora possa ser produzida como algo aleatório, também pode ser um sintoma de outro problema, como, por exemplo, uma infecção respiratória. Por este motivo é recomendável que se suspeitar que seu gato tem conjuntivite, deve levá-lo a um veterinário para uma revisão completa.

Também é recomendável que, caso tenha outros gatos ou mascotes, separe o animal com conjuntivite do resto, pois trata-se de um bactéria que poderia contagiar seus outros mascotes. Limpe e desinfete muito bem a área onde dorme o gato para reduzir as possibilidades de um contágio.

4

Enquanto um veterinário consulta seu felino, em umComo damos alguns conselhos para que descubra como tratar a conjuntivite de seu gato e ajudá-lo a melhorar o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem conjuntivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu gato tem conjuntivite

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
waldecy
Foi fundamental para resolver o problema do Docinho, um gato resgatado da rua depois de uma chuva torrencial. Sei como combater a infecção. De resto ele está muito bem, brincalhão, comilão e dorminhoco.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Waldecy, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
lia bonfim
tenho 20 gatos e 12 estão com conjutivite. como tratar e que colirio usar? são gatos acolhidos de rua e não tenho como leva-los ao veterinario
Lucas Diniz
Minha gata esta com o olho esquerdo inchado, achei que era conjuntivite, limpei com soro fisiológico, e pinguei colírio , em uma semana eu vi melhoras, mais a uns dias o problema voltou , esta muito inchado e a parte interna das pálpebras superiores esta inflamada .... ela e muito arisca, a peguei na rua e ela ainda não perdeu a rebeldia. como saberei qual e o problema dela e como tratala ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucas, não é recomendável usar remédios na sua gata sem saber exatamente o que ela tem. Por isso, o melhor será levá-la ao veterinário, para que ele a possa examinar.
waldecy
Pode ser infecção por bactéria e aí, só um bom antibiótico poderá resolver. Se possível leve-a ao veterinário.
Paulino Marques
Tenho um gato preto e apercebi-me que esta com os olhos diferentes. Não tem rodinha amarela em volta do olho e lacrimeja um pouco.Pode ser conjuntivite? Obrigado. Paulino Marques
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Paulino, o melhor é levar o seu gato ao veterinário para que ele possa analisar e diagnosticar convenientemente. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! :)

Como saber se o meu gato tem conjuntivite
Como saber se o meu gato tem conjuntivite

Voltar ao topo da página