Partilhar

Como secar o leite da cadela

Como secar o leite da cadela

O cão até pode ser o melhor amigo do homem, mas algo que não pode ser esquecido é que nossos bichos de estimação são, acima de tudo, animais e, consequentemente, acabarão apresentando comportamentos um pouco peculiares movidos por sua natureza. Quando falamos de cadelas, acontece por vezes de depois do períodos de amamentação dos filhotes, ou ainda por gravidez psicológica, elas produzem leite e dessa produção fora de hora pode trazer complicações para o organismo do animal como o empedramento do leite[1]. Existem alguns métodos para evitar a produção de leite fora de hora e que poderão tanto melhorar a qualidade de vida da sua cadela quanto te trazer tranquilidade por saber que ela está bem.

Para garantir a saúde de seu bichinho de estimação e evitar a produção indevida de leite, continue lendo esse artigo do umCOMO e saiba como secar o leite da cadela.

Também lhe pode interessar: Como alimentar a cadela após o parto

Em que circunstância pode ocorrer a produção de leite fora de época?

A produção de leite ocorre quando ligada a uma gravidez, seja uma real ou psicológica. A cadela que tem uma gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese canina[2], geralmente uma que não foi castrada, ainda que nunca tenha acasalado. Quando isso ocorre, a cachorrinha geralmente produz leite e escolhe algum objeto (como um ursinho de pelúcia, por exemplo) como sendo o seu “filhote”, ficando agressiva se alguém se aproxima dele.

Além da gravidez psicológica, também pode acontecer da cadela acabar engravidando, amamentando os filhotes e seguir produzindo leite quando os pequenos já desmamaram, ou seja, pode acontecer da produção de leite continuar acontecendo mesmo após a cadela ter amamentado os filhotes durante o tempo necessário. O período de amamentação usualmente dura entre 3 até 6 semanas[3] e, se a produção de leite continuar mesmo quando os filhotes não mais se alimentam com o leite produzido pela mãe, é necessária atenção.

Por último também pode-se citar a possibilidade da produção de leite ocorrer quando uma cadela perde os filhotes, já que seu corpo estava se preparando hormonalmente para a amamentação e, consequentemente, pode ter já começado a produzir leite.

Como secar o leite da cadela naturalmente

A leite é produzido pelas glândulas mamárias tanto pela produção hormonal, quanto pelo estímulo físico, sendo assim, o primeiro passo se você quer saber como secar o leite da cadela com gravidez psicológica é fazer o exato oposto, ou seja, não estimular os mecanismos que influenciam positivamente nessa produção e secreção. Para parar a produção de leite na cadela:

  • Evite manipular as glândulas mamárias: o toque pode ser interpretado pelo organismo da cadela como incentivo para continuar com a produção de leite. É importante ter a ideia em mente e deduzir com isso também que é necessário verificar se há algum animal em casa que possa estar fazendo esse estímulo e, em caso afirmativo, arranjar algum meio de isolar a cadela. Além disso, evite tratamentos como compressa para secar leite de cadela, já que também envolvem o toque e poderão ter efeito contrário do desejado.
  • Forneça a alimentação adequada para sua cadela: pesquise qual é a alimentação ideal de acordo com o tamanho, idade e raça da mesma. Durante o período de amamentação, é necessário a ingestão de alimentos com um elevado teor calórico mas, se necessita interromper a produção de leite, esses não serão mais necessários.
  • Adquira um cone: os cones para animais de estimação têm como função principal que o animal não seja capaz de colocar a boca em locais onde não deve, como feridas. No caso de outros objetivos como secar leite de cadela o cone também pode ser importante pois fará com que o animal não consiga lamber os próprios mamilos, assim, não irá os estimular mecanicamente.

As dicas acima valem tanto para cadelas com gravidez psicológica quanto se você estiver em busca de dicas de como secar o leite da cadela que perdeu os filhotes.

Remédio para secar leite de cadela

Caso os métodos naturais são estejam funcionando para secar o leite de sua cadela, existem algumas opções um pouco mais drásticas como remédios que ajudarão a controlar a produção de hormônios e, consequentemente, diminuir a lactação. Ainda que existam locais onde podemos encontrar a recomendação de hormônios estrógenos, progestágenos e o andrógenos para casos do tipo, os hormônios esteroides causam efeitos colaterais que os tornam pouco válidos.

O melhor tipo de remédio para secar leite de cadela é o antagonista de dopamina, como a cabergolina e a bromocriptina, além disso, outro remédio para secar leite de cadela com gravidez psicologica é a metergolina.[2]

Como já visto, a produção indesejada de leite pode causar problemas de saúde, sendo assim, evite soluções que não tenham comprovação científica como chá para secar o leite da cadela ou então de dar ao animal medicamentos recomendados unicamente para humanos. A má administração do problema pode ser bastante danosa e complicar uma situação bastante comum e simples de se resolver.

Um antibiótico para secar o leite da cadela será necessário caso o animal tenha sido hiperestimulado e uma infecção bacteriana tenha se desenvolvido.

Cuidados a serem tomados

Após o período de sete a oito semanas após o parto, o ato de amamentar os filhotes costuma ser muito doloroso para as mães pois os filhotes já começam a apresentar seus primeiros dentes, por isso, as cadelas tendem a se manter um pouco afastada das suas crias. Respeite esse afastamento para evitar que os filhotes estimulem as glândulas mamárias das mães e também para que não acabem por feri-las.

Se, mesmo com os procedimentos indicados, a produção de leite persistir ou ainda a região das glândulas mamárias apresentar vermelhidão, inchaço e até sangramento, procure um veterinário para que este indique o tratamento adequado.

Como secar o leite da cadela - Cuidados a serem tomados
Imagem: Reprodução/vetherapy.gr

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar o leite da cadela, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. de SOUSA, L.; HADDAD, M. L.; NAKANO, A. M.; GOMES, F. A. Terapêutica não-farmacológica para alívio do ingurgitamento mamário durante a lactação: revisão integrativa da literatura. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Vol. 46, nº 2, pp. 472-479, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n2/a28v46n2.pdf. Acesso em: 26/05/2020.
  2. MARTINS, L. R.; LOPES, M. D. Pseudociese canina. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Vol. 29, nº 3/4, pp. 137-141, 2005, Belo Horizonte. Disponível em: http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/download/pag%20137%20v29n3-4.pdf. Acesso em: 26/05/2020.
  3. VANNUCHI, C. I.; ABREU, R. A. Cuidados básicos e intensivos com o neonato canino. Revista Brasileira de Reprodução Animinal, Vol. 41, nº1, pp. 151-156, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://cbra.org.br/portal/downloads/publicacoes/rbra/v41/n1/p151-156%20(RB663).pdf. Acesso em: 26/05/2020.

Escrever comentário sobre Como secar o leite da cadela

33 comentários
A sua avaliação:
Nanda mello
Minha cadela parou de amamentar os filhotes, eles até já foram doados, mas ela está com muito leite nas tetinhas, levei no veterinário e o remédio recomendado é mto caro, n tenho como. Queria saber se tem algo em casa para fazer.
Raquel
Pra acabar com gravidez psicólogica so castrando. O leite pode ser cortado com medicacao
luis
Minha cadela esta com gravides psicológica e muito leite,o que fazer para interromper este ciclo,pois acaba encomodando a mesma e irritando demais.
Luisa
A Yorkshire foi ao cao 23 e 24 de maio so cao era maia pequeno do minha cadela yorkshire pesa 4g. Sera pode esta de gravida ela andou vomitar e está sempre a dormir e come muito pouco. Mas nao veijo alteração ninguma no peitos nen barriga.
Editor umComo.com.br
Oi Luisa! É importante que você visite um médico veterinário para confirmar a gravidez. Se ela mantém o peso dela, muito provavelmente algo está passando com ela que não seja uma gravidez.
Emerson
Boa tarde, eu trouxe uma cadelinha filhote para casa, mas eu já tinha uma cadela adulta, e ela achou que o filhote era seu filho e começou a amamenta-lo, agora o filhote cresceu e não quer mais mamar e agora a cadela adulta não para de produzir leite, chega a estar pingando leite. O que devo fazer para secar o leite das tetas dela?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Emerson! Provavelmente ela precisa de tratamento farmacológico. Você deve visitar o seu médico veterinário.
Karine Maria Dias
Novamente agradeço pelo retorno e esclarecimento da minha dúvida. Estou realmente muito grata pela atenção e por me ajudarem a me acalmar e aguardar que a situação se resolva. Muito obrigada!!!!!!!!!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Karine! Que bom que conseguimos te ajudar. Continue acompanhando nossas matérias e tudo de bom para você e sua família canina!
lenice
a minha cadelinha esta cheia de ferimentos nas tetinhas por isso nao quer mais alimentar os cachorrinhos
Editor umComo.com.br
Oi Lenice! Que idade têm os cachorrinhos?
Karine Maria Dias
Agradeço pelo retorno em minha solicitação. muito obrigada.
Sim, eles já estão se alimentando e muito bem. Ingerem ração, na qual adiciono não só água, como também caldo de carne. Alterno com aqueles patês em latinha para cães. Até maçã tenho dado a eles, e devoram. No entanto, quando acabam de alimentar-se, correm mamar. Na verdade, precisaria separá-los da mãe, mas não possuo espaço. A minha expectativa é secar o leite da cadela. Há algo caseiro que seque? Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Karine! Existem algumas possibilidades para secar o leite da cadela mas apenas prescritos pelo médico veterinário. Se não existir nenhuma razão médica não é necessário fazer nada e naturalmente a cadela deixará de permitir que os filhotes mamem.
sylvia
Bom dia! Por favor não consegui resposta sobre como secar o leite da minha cadela ...ja esta sem os filhotes e não sei o que fazer???? Por favor pode me ajudar... Desde de ja Agradeço! att Sylvia
Editor umComo.com.br
Oi Sylvia! Alguns filhotes demoram um pouco mais a fazer o desmame. Você já comprou comida própria para bebês? Eles já estão começando a comer? O que você pode fazer para motivar eles a comerem é adicionar um pouco de água morna para tornar a ração mais mole. Este processo ajuda muito no desmame
Karine Maria Dias
Solicito informações sobre como fazer secar o leite da cadela, cujos filhotes já estão com dois meses e continuam a mamar. Não tenho como separá-los da mãe. Há algum procedimento caseiro para secar o leite? Moro em bairro rural, distante da cidade e não temos veterinário para orientação. Aguardo retorno. Muito obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi karine! Alguns filhotes demoram um pouco mais a fazer o desmame. Você já comprou comida própria para bebês? Eles já estão começando a comer? O que você pode fazer para motivar eles a comerem é adicionar um pouco de água morna para tornar a ração mais mole. Este processo ajuda muito no desmame.

Como secar o leite da cadela
Imagem: Reprodução/vetherapy.gr
1 de 2
Como secar o leite da cadela

Voltar ao topo da página