Partilhar

Como secar o leite da cadela

Por Karol Jares. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como secar o leite da cadela
Fonte: cushingsindogs.com

Às vezes, mesmo depois do períodos de amamentação dos filhotes, ou ainda por gravidez psicológica, as cadelas produzem leite. E essa produção fora de hora pode trazer complicações para o organismo da sua pet. Para que isso não aconteça, continue lendo esse artigo do UmComo e saiba como secar o leite da cadela.

Também lhe pode interessar: Como alimentar a cadela após o parto

Em que circunstância pode ocorrer?

Ocorre, geralmente, quando a cadela tem uma gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese. É mais recorrente em cadelas não castradas, mesmo as que nunca acasalaram. Quando isso ocorre, a cachorrinha geralmente produz leite e escolhe algum objeto (como um ursinho de pelúcia, por exemplo) como sendo o seu “filhote”, ficando agressiva se alguém se aproxima dele. A produção de leite pode ser um problema também quando ela continua acontecendo mesmo após ter amamentado os filhotes durante o tempo necessário, que costuma ser de sete a oito semanas após o parto.

Como secar o leite da cadela - Em que circunstância pode ocorrer?
Fonte: clasf.com.br

O que fazer?

Para parar a produção de leite na cadela:

  • Evite manipular as glândulas mamárias na seu cadela. Isso pode ser interpretado pelo organismo dela como incentivo para continuar com a produção de leite. É importante também verificar se há algum animal em casa que possa estar fazendo esse estímulo.
  • Retorne a alimentação adequada para sua cadela, de acordo com o tamanho, idade e raça da mesma. Durante o período de amamentação, é necessário a ingestão de alimentos com um elevado teor calórico mas, se necessita interromper a produção de leite, esses não serão mais necessários.

Cuidados a serem tomados

Após o período de sete a oito semanas após o parto, o ato de amamentar os filhotes costuma ser muito doloroso para as cadelas mães (pois os filhotes já começam a apresentar seus primeiros dentes), por isso a mesma irá se manter um pouco afastada das suas crias. Respeite esse afastamento, para evitar que os filhotes estimulem as glândulas mamárias das mães.

Se, mesmo com os procedimentos indicados, a produção de leite persistir ou ainda a região das glândulas mamárias apresentar vermelhidão, inchaço e até sangramento, procure um veterinário para que este indique o tratamento adequado.

Como secar o leite da cadela - Cuidados a serem tomados
Fonte: vetherapy.gr

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar o leite da cadela, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como secar o leite da cadela

30 comentários
Luisa
A Yorkshire foi ao cao 23 e 24 de maio so cao era maia pequeno do minha cadela yorkshire pesa 4g. Sera pode esta de gravida ela andou vomitar e está sempre a dormir e come muito pouco. Mas nao veijo alteração ninguma no peitos nen barriga.
Editor umComo.com.br
Oi Luisa! É importante que você visite um médico veterinário para confirmar a gravidez. Se ela mantém o peso dela, muito provavelmente algo está passando com ela que não seja uma gravidez.
Emerson
Boa tarde, eu trouxe uma cadelinha filhote para casa, mas eu já tinha uma cadela adulta, e ela achou que o filhote era seu filho e começou a amamenta-lo, agora o filhote cresceu e não quer mais mamar e agora a cadela adulta não para de produzir leite, chega a estar pingando leite. O que devo fazer para secar o leite das tetas dela?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Emerson! Provavelmente ela precisa de tratamento farmacológico. Você deve visitar o seu médico veterinário.
Karine Maria Dias
Novamente agradeço pelo retorno e esclarecimento da minha dúvida. Estou realmente muito grata pela atenção e por me ajudarem a me acalmar e aguardar que a situação se resolva. Muito obrigada!!!!!!!!!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Karine! Que bom que conseguimos te ajudar. Continue acompanhando nossas matérias e tudo de bom para você e sua família canina!
lenice
a minha cadelinha esta cheia de ferimentos nas tetinhas por isso nao quer mais alimentar os cachorrinhos
Editor umComo.com.br
Oi Lenice! Que idade têm os cachorrinhos?
Karine Maria Dias
Agradeço pelo retorno em minha solicitação. muito obrigada.
Sim, eles já estão se alimentando e muito bem. Ingerem ração, na qual adiciono não só água, como também caldo de carne. Alterno com aqueles patês em latinha para cães. Até maçã tenho dado a eles, e devoram. No entanto, quando acabam de alimentar-se, correm mamar. Na verdade, precisaria separá-los da mãe, mas não possuo espaço. A minha expectativa é secar o leite da cadela. Há algo caseiro que seque? Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Karine! Existem algumas possibilidades para secar o leite da cadela mas apenas prescritos pelo médico veterinário. Se não existir nenhuma razão médica não é necessário fazer nada e naturalmente a cadela deixará de permitir que os filhotes mamem.
sylvia
Bom dia! Por favor não consegui resposta sobre como secar o leite da minha cadela ...ja esta sem os filhotes e não sei o que fazer???? Por favor pode me ajudar... Desde de ja Agradeço! att Sylvia
Editor umComo.com.br
Oi Sylvia! Alguns filhotes demoram um pouco mais a fazer o desmame. Você já comprou comida própria para bebês? Eles já estão começando a comer? O que você pode fazer para motivar eles a comerem é adicionar um pouco de água morna para tornar a ração mais mole. Este processo ajuda muito no desmame
Karine Maria Dias
Solicito informações sobre como fazer secar o leite da cadela, cujos filhotes já estão com dois meses e continuam a mamar. Não tenho como separá-los da mãe. Há algum procedimento caseiro para secar o leite? Moro em bairro rural, distante da cidade e não temos veterinário para orientação. Aguardo retorno. Muito obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi karine! Alguns filhotes demoram um pouco mais a fazer o desmame. Você já comprou comida própria para bebês? Eles já estão começando a comer? O que você pode fazer para motivar eles a comerem é adicionar um pouco de água morna para tornar a ração mais mole. Este processo ajuda muito no desmame.
teresinha ferreira
boa tarde minha cachorrinha esta com gravides psicologica e esta com leite oque posso fazer para secar o leite obrigado
Cristina
boa noite tenho uma cadela que deu cria mais nao sei o acontece com ela come os filhotes tentei salvar um mais quando estimolei a amentacao poucas horas ele nao resirtiu e moreu ela ela estar com muito leite como faco para secar tem 48 horas obrigado
bernardino
minha cachorra chow chow deu a luz,tiramos os cachorros depois de umas semanas e agora ela esta com o peito chieio de leite,o que eu faço para que o peito dela esv
Editor umComo.com.br
Oi Bernardino! Experimentou as dicas do texto?

Como secar o leite da cadela
Fonte: cushingsindogs.com
Fonte: clasf.com.br
Fonte: vetherapy.gr
1 de 3
Como secar o leite da cadela

Voltar ao topo da página