PARTILHAR

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes

A chegada de novos cachorrinhos costuma emocionar muito os donos dos animais, mas é normal ter certas dúvidas e preocupações ao ver a nossa cadela fraca depois do parto e tendo que atender às vezes a vários bebês, por isso algumas pessoas ficam se perguntando como ajudar sua cadela a cuidar dos filhotes. Em umComo.com.br damos alguns bons conselhos para que você possa dar uma mão ao seu animal de estimação e facilitar todo o processo.

Também lhe pode interessar: Como ajudar minha cadela a parir
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deve saber que é normal que a sua cadela se sinta com medo e desconfiada quando tenta se aproximar dos seus cachorros. Deve compreender que o seu instinto é protegê-los, por isso o mais recomendável é que lhes dê o seu espaço e não o tente invadir.

Durante as primeiras semanas de vida os filhotes não conseguem ver bem, por isso procuram praticamente às cegas um lugar quente onde ficar e se alimentar, que no geral é na área dos seios maternos. Uma boa forma de evitar que os pequenos se afastem dessa zona e sofram acidentes é fechando o espaço para que se mantenham na área, perto da mamãe.

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes - Passo 1
2

Nos primeiros dias é muito importante que os pequenos tomem leite materno, pois como acontece nos humanos, este contém todos os nutrientes que irão mantê-los saudáveis, mas quando se trata de ninhadas muito grandes às vezes a cadela não consegue ter leite suficiente para todos. Neste caso você pode alimentá-lo com papinhas a partir de 12 dias de nascidos. Consulte seu veterinário a respeito da mistura mais adequada para fazê-lo. No nosso artigo Como alimentar um cachorro bebê explicamos-lhe os passos que pode seguir para o fazer.

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes - Passo 2
3

A lactação consome uma grande quantidade de calorias, por isso a cadela deve alimentar-se melhor do que nunca com uma ração que contenha uma grande quantidade de proteínas. Não controle as porções, pelo contrário, dê-lhe todo o alimento que ela lhe pedir, pois ela está precisando. Deste modo, terá mais energia e produzirá um leite melhor.

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes - Passo 3
4

É frequente ver que a cadela lambe os cachorros com força e energia durante as primeiras semanas de vida, especialmente na área genital e anal deles para estimular os esfíncteres. Se ela deixar de fazer isto muito cedo, será necessário que você pegue um algodão com água morna e passe nesta área para que os pequenos evacuem.

5

Você deverá realizar esta tarefa a cada três horas depois dos filhotes terem tomado o leite deles e até que consigam realizar as funções por si mesmos, o que acontecerá após algumas semanas.

6

Mantenha sempre os filhotes perto da mãe até começarem a ganhar mais independência. Se você notar sua cadela apática, desanimada e com pouco apetite, consulte um veterinário. Além disso, é normal se perguntar em que momento poderá separar os cachorros da sua mãe no caso de estar planejando procurar um novo sítio, deste modo pode consultar o nosso artigo Quando separar um filhote de sua mãe em que lhe explicamos detalhadamente.

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Iolanda da Silva Pereira
Minha butterrier pariu, e com 5 dias do parto está levando os filhotes para cama da minha filha, isso é normal???
A sua avaliação:
jOSE HENRIQUE DE SOUZA
EU POSSO DAR ALGUMA VITAMINA,PARA AJUDAR A CADELA DURANTE A MAMENTAÇAO.
Editor umComo.com.br
Oi José! Você não deve suplementar a cadela com nenhuma vitamina. O ideal é mudar a ração dela para cachorros filhotes porque essas rações são mais calóricas. Depois, essa mesma ração servirá para os filhotes!
A sua avaliação:
Bruna Correa
Olá, tudo bem? espero que sim. Minha cadela teve cria à uma semana, e nessa semana ela colocou os filhote atras de casa (lugar onde tem terra) e os deixa lá, amamentando-os, cuidando deles e etc. Toda vez que tiro os filhotes e coloco em uma caixa ou em um outro lugar ela os tira, devolvendo-os para o mesmo lugar. Fico preocupada , porque os filhotes ficam com terra, no nariz e na boca, de poder causar algo ruim a eles. O que faço? essa atitude dela é ruim, colocando-os na terra? Ajude-me, por favor!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna! Apesar de parecer que não é uma boa atitude por parte da cadela, ela apenas está fazendo isso para os proteger. Tem que experimentar colocar a caixa no sítio onde ela os está deixando, assim já não ficam com terra. Obrigada pelo comentário e boa sorte com os filhotes!
Bruna
Olá, Sara! Obrigada por responder. Eu tentei os colocar na caixa e deixa-la no lugar onde ela coloca-os. Mas, ela tira-os e agora colocou em um lugar mais para trás, do tipo, onde tem mais terra e insetos. Eu estou preocupada, quero tira-los de lá! Eles ainda nem abriram os olhinhos. obs: Eles estão gordinhos, ela nao esta mais dando conta de carrega-los, quando faz isso, machuca. Dei-me uma luz, por favor.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna! Talvez a única forma de evitar essa situação é mesmo impedir que a cadela tenha acesso a esse sítio, coloque-a dentro de casa juntamente com os filhotes e não a deixe sair. Espero que consiga resolver a situação!
viviana
Boa Tarde ! tem uma cachorra na minha rua que não tem dono e recentemente ele teve filhotes ,comecei a cuidar da comida pra ela e cuidar dos filhotes só que no decorrer do tempo ela ia trocando eles de lugar conforme achava onde ela havia colocado ela trocava novamente por que isso ocorre é comum acontecer ? .obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Viviana, isso é normal acontecer, ela está protegendo os seus filhotes. Não se preocupe que esse comportamento é normal, você só tem que demonstrar que não lhes vai fazer mal ou tirá-los dela.
jocelia
Minha cachorra entrou no cio mes passado e ficou com o cachorro de minha vizinha, sera que ela pode ter pego cria, pois ela nao demonstra nenhum sinal de gravidez, o que eu faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jocelia, tudo depende da fase do cio em que a sua cadela se encontrava. Pois durante o cio existe uma fase em que a cadela ainda não aceita o macho. Nesse link poderá conferir quais os sinais de gravidez nas cadelas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-a-minha-cadela-esta-prenha-91.html
Alice
Com quanto tempo devo dar as primeira vasinas.,
Clarinha Cabrita
Minha cadela teve os bebes mas não quis saber deles não vai para perto nem os lambe não lhe liga tivemos que ajudar eles desde inicio, já comprei leite e biberão e estou a amamenta-los será que pode haver uma maneira de incentiva-la a tomar conta das suas crias.
Claudia
Minha cachorrinha teve cria e só quer ficar num buraco de terra feito por ela mesma se nagando a ficar no conforto da caixa, é normal? Estou com medo da friagem p/filhotes. Pode me orientar?
rejane
gostaria de saber que tipo de alimentação posso dar a minha cadela que está grávida. obgada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rejane, ração é o melhor tipo de alimentação que pode dar à sua cadela. Nesse link poderá encontrar mais informação a respeito da alimentação de cadelas grávidas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-a-minha-cadela-gravida-3747.html
De Jesus
Posso da verduras ou legumes para minha cadela prenha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi :) Você pode ver como deve alimentar a sua cadela prenha aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-a-minha-cadela-gravida-3747.html
Rayan
Minha cadela e vacinada para n pegar cria mas entrou um cachorro no meu quintal e trelou com minha cadela sera que ha possibilidade da minha cadela pari
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rayan, você esterilizou a sua cadela?
manu_queiros
EU estou loca pra poder dar banho nos filhotes. Pode ou não...
Eva
Tenho quase certeza que não se deve dar banhos em filhotes. Pesquise. Aguarde o tempo de cada fase. 🥰🐕🌠
Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes
1 de 5
Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes

Voltar ao topo da página ↑