Partilhar

Como alimentar a cadela após o parto

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alimentar a cadela após o parto

A alimentação da sua cadela é sempre um tema de grande importância. Durante a gravidez da sua cadela e depois do parto temos que prestar especial atenção à sua nutrição. É fundamental porque determinará a quantidade de leite que vai produzir para poder alimentar e manter fortes e saudáveis os seus filhotes. A melhor forma de criar filhotes é dar a melhor alimentação à sua mãe; por isso, em umComo.com.br contamos para você como alimentar a sua cadela após o parto.

Também lhe pode interessar: Como alimentar a minha cadela grávida
Passos a seguir:
1

Geralmente quando uma cadela acaba de ter os filhotes não costuma querer comer. É muito comum que nas primeiras 12 horas depois do parto não ingiram nenhum tipo de alimento. É um comportamento muito habitual que as mães não se separem dos seus filhotes para comer nessas primeiras horas depois do nascimento. O que deve ter em conta, assim que desejar comer, é que coma comida muito rica em proteínas.

2

O que não deve faltar à sua cadela em nenhum momento depois do parto é água. Deve ter água fresca e abundante ao seu alcance porque a sua cadela está amamentando os seus filhotes e isso é um esforço e um gasto de energia enorme. As necessidades de hidratação da sua cadela são muito grandes, por isso deve ter um fornecimento abundante de água limpa e fresca. Tente pôr um recipiente bem perto dela para que não tenha que se deslocar muito.

Também se recomenda o consumo mais frequente de comida enlatada, que costuma ter um alto conteúdo de água e neste momento é muito importante para a sua cadela, já que isso lhe ajudará a continuar produzindo leite suficiente para os filhotes. Passados os primeiros dias, a sua cadela recuperará o apetite de forma exponencial. Enquanto a sua cadela estiver alimentando os seus filhotes, precisará de mais comida do que nunca.

Como alimentar a cadela após o parto - Passo 2
3

Deverá alimentar a sua cadela com comida de alta qualidade. Ainda que seja adulta, é muito recomendável alimentá-la com ração de alta qualidade para filhotes durante várias semanas depois do parto, porque contribuirá com suficientes gorduras, proteínas e calorias para os seus filhotes. Este tipo de alimentação irá proporcionar-lhe os nutrientes necessários e deve prestar atenção nas quantidades, já que não se deve exceder na nutrição, deve alimentar a sua cadela em pequenas quantidades, mas com muita frequência. Em umComo contamos para você, também, como ajudar a minha cadela a cuidar dos seus filhotes.

Durante a primeira semana depois do parto deve comer duas vezes mais ao dia do que o normal. Na semana seguinte deverá comer o dobro do habitual e na terceira semana, até 3 vezes mais do que o habitual, pense que os filhotes continuarão crescendo a um ritmo muito acelerado e agitado. Além da sua comida habitual, pode dar para a sua cadela comer uma gema de ovo, requeijão e fígado para contribuir com as proteínas necessárias durante a amamentação. Se, além disso, é mãe de uma grande ninhada, é muito recomendável dar-lhe um extra com carbonato de cálcio.

Como alimentar a cadela após o parto - Passo 3
4

A realidade é que durante as três semanas posteriores ao parto as necessidades alimentares da mãe aumentam até quatro vezes mais que antes de estar grávida. Para cada filhote que estiver amamentando, aumentará as suas necessidades nutricionais em 25%. Deve prestar atenção ao seu estado, se apesar de comer o que deseja perder peso, é que a sua alimentação não é de qualidade ou não contém calorias suficientes.

Tem que escolher o alimento com o maior teor energético e de proteínas durante o final da gravidez e a amamentação. Um bom conselho para alimentar o seu cão e que não perca peso é adicionar algum suplemento de alto conteúdo gorduroso em sua comida. Uma boa alternativa de complemento pode ser óleo vegetal ou banha de porco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar a cadela após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar a cadela após o parto

O que lhe pareceu o artigo?

Como alimentar a cadela após o parto
1 de 3
Como alimentar a cadela após o parto

Voltar ao topo da página